Automóvel: Prazer Ou Tragédia?
Pesquisas Acadêmicas: Automóvel: Prazer Ou Tragédia?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: EMAS • 22/4/2014 • 325 Palavras (2 Páginas) • 315 Visualizações
DISSERTAÇÃO
Automóvel: Prazer ou Tragédia?
Muito se tem discutido, atualmente, tanto nos meios de comunicação como pelos representantes governamentais e não-governamentais sobre o uso de veículos automotores nas rodovias e estradas, o uso inadequado e deficiente deste meio de transporte; manchetes em noticiários são constantes, pois denunciam a todo o momento a irresponsabilidade de alguns cidadãos que não respeitam o Código de Trânsito Brasileiro.
Na verdade, esse fenômeno está cada dia maior nas rodovias e estradas, principalmente quando ocorrem feriadões e alguns festejos. O cidadão ao comprar o seu automóvel reserva uma boa parte de seu pensamento voltado ao lazer e outra ao trabalho, visando dessa maneira facilitar a sua vida. Porém é fato comprovado que o cidadão esquece algumas regras importantes referentes ao ato de dirigir, especialmente quanto a sua responsabilidade no trânsito.
Cumpre lembrar que, no Brasil, é difícil estabelecer o principal motivo que leva a tantos acidentes de trânsito, pois vai desde o mais simples por desatenção do condutor como por aquele que é provocado pelo uso de álcool, e, constata-se que a a maioria dos acidentes é provocado pelo uso abusivo de bebidas alcoólicas. Mas não é por falta de legislação e nem por normas elaboradas e discutidas pelos mais diversos setores da sociedade. Campanhas e campanhas estão sendo divulgadas para verificar se a pessoa adquire consciência de sua responsabilidade, tanto na visão de individualidade como do coletivo, mas não é fácil fazer o cidadão amadurecer e compreender a sua responsabilidade ao volante. É importante que o cidadão se auto critique e verifique que é necessário manter responsabilidade civil e criminal, pois tudo depende de sua postura ao entrar no veículo e ligar o motor.
De tudo isso se pode concluir que o cidadão a comprar o seu veículo tenha consciência de que volante é uma responsabilidade e, além de tudo, há uma estrutura a ser respeitada no Código de Trânsito, pois ainda pode-se indagar que: automóvel e direção, é um lazer ou uma tragédia?
...