Educando Com Prazer E Afetividade
Dissertações: Educando Com Prazer E Afetividade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: AAFM • 30/9/2013 • 455 Palavras (2 Páginas) • 543 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho abordaremos as formas de ensino na educação infantil, onde os professores entrevistados irão apresentar seus métodos para melhor aprendizagem, conhecimento e desenvolvimento por parte dos alunos, para que cada criança adquira sua autonomia e seu conhecimento de mundo e do meio em que vivem.
2 DESENVOLVIMENTO
A criança aprende através de situações concretas relacionadas ao cotidiano. Manipular objetos, vivenciar o dia a dia através do brincar favorecem a aquisição do conhecimento. Nas interações com o outro (adulto ou criança) a criança aprende, pois é estimulada pela situação que está vivenciando. Esse aprendizado é prazeroso através do desenvolvimento cognitivo, afetivo e social na qual adquirem por meio do contato com as interações definidas com o meio e o mediador.
O objetivo da educação infantil é desenvolver competências e habilidades que possibilitam a criança a se desenvolver de forma integral, através dos eixos integradores da educação infantil, que são: linguagem oral e escrita, movimento, matemática, artes, natureza e sociedade. A educação infantil através do brincar e educar deve favorecer o desenvolvimento da identidade e autonomia da criança, para que ela seja capaz de conviver socialmente, adquirindo conhecimento de mundo de maneira lúdica.
O papel do professor da educação infantil é proporcionar meios de aprendizagens de forma lúdica, onde as mesmas vivenciam momentos de prazer e afetividade, desenvolvendo a autonomia. Criar situações em sala que visem o desenvolvimento integral da criança e que tenha como foco o “deixar a criança fazer sozinha”, pois assim sua autonomia será adquirida.
Trabalhar a linguagem oral e escrita através da rodinha de histórias e conversas, sendo elas informais ou dirigidas, contato com a escrita, músicas, dramatizações, leitura de imagens, livrinhos de histórias.
Na educação infantil as crianças não são alfabetizadas, mas elas são incentivadas ao estimulo e contato com as letras e textos diversos, pois quando elas forem para o fundamental 1, já tenham noção das letras e números, na creche trabalhamos com a escrita espontânea do nome.
Através do lúdico as crianças desenvolvem o hábito de aprender, pois mostram que essa vivência estimula os vários aspectos cognitivos. O lúdico está presente em todas as atividades desenvolvidas em sala de aula, tudo que é feito deve ser contextualizado e prazeroso para a criança, as formas de trabalhar são várias, através de brincadeiras, jogos, música, pinturas. É brincando que elas aprendem.
3 CONCLUSÃO
Ao concluirmos este trabalho verificamos que os professores entrevistados utilizam bastante o lúdico no desenvolvimento das atividades em sala, preocupando-se em apresentar de maneira clara, para que seus alunos consigam absorver aquilo que lhes serão oferecidos, dessa forma eles irão construir seus conhecimentos de maneira prazerosa e assim, formarão sua autonomia.
REFERÊNCIAS
FONTANA, Ângela Maria. Depoimento profissional.
SOARES,
...