BRINQUEDOTECA
Tese: BRINQUEDOTECA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Zildeth • 10/10/2013 • Tese • 1.137 Palavras (5 Páginas) • 549 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
. No contexto da ludicidade, pode-se dizer que a Brinquedoteca além de oferecer atividades lúdicas, também influência definitivamente na formação e desenvolvimento do educando, sendo um local que representa não só um "depósito ou cantinho" de brinquedos, mas sim, espaço para estimulação e desenvolvimento integral do ser humano. Veremos também em entrevista com uma criança o que ela acha da brinquedoteca.
"Brinquedoteca é um espaço criado para favorecer o brincar. Como um local de descobertas, estimulação e criatividade, independente do tipo, objetiva a resgatar o lúdico e a ludicidade infantil. É um espaço criado para proporcionar estímulos para que a criança brinque livremente”. (MORAIS 1999, p. 31)
O presente trabalho tem como objetivo sintetizar conceitos como brinquedoteca e brincar, que são coisas importantes para o desenvolvimento das crianças. Diante deste propósito, torna-se primordial refletir sobre a importância da Brinquedoteca no ambiente escolar como espaço mediador de aprendizagens, considerando-a no âmbito educacional, como local voltado para brincadeiras lúdicas, sob a função não diretiva e desprovida das intervenções do professor.
2. O QUE É BRINQUEDOTECA?
Conforme Ramalho (2000, p. 76), na Escola Indianápolis, em São Paulo,
"foi instituída a primeira brinquedoteca brasileira, com propósitos voltados ao ato de brincar, com empréstimos de brinquedos e orientação direcionada à criança, com assistência direta".
O mundo da brinquedoteca proporciona à criança compreensão de muitas coisas através do brincar, entre elas a compreensão de si, dos outros, dos adultos e do mundo. Estimular o desenvolvimento de uma vida interior rica e a capacidade de concentrar a atenção; Favorecer o equilíbrio emocional; Desenvolver a inteligência, a criatividade e a sociabilidade; Proporcionar acesso a um número maior de brinquedos, de experiências e descobertas; Incentivar a valorização do brinquedo e da brincadeira como recursos para o desenvolvimento intelectual, social e emocional; Dar oportunidade para que a criança aprenda a jogar e a participar; Enriquecer o relacionamento entre as crianças e suas famílias.
Para responder essa pergunta buscamos nos fundamentar em Santos (1997, p. 13) que assim afirma: A Brinquedoteca é uma nova instituição que nasceu neste século para garantir à criança um espaço destinado a facilitar o ato de brincar. É um espaço que caracteriza por possuir um conjunto de brinquedos, jogos e brincadeiras, sendo um ambiente agradável, alegre e colorido, onde mais importante que os brinquedos é a ludicidade que estes proporcionam.
Para Cunha (2001) "A brinquedoteca pode existir até sem brinquedos, desde que outros estímulos às atividades lúdicas sejam proporcionados".
Todo espaço lúdico é decorado para estimular magia, sensações e emoções nas pessoas que a visitam. Seu ambiente pode ser dividido em pequenos núcleos. E seus professores são preparados para utilizar os espaço da escola para melhorias na educação. Desse modo, este espaço de aprendizagem permite à construção da identidade, autonomia e das diferentes linguagens do educando.
“As atividades lúdicas fazem parte da vida do ser humano, principalmente na fase da infância, desde os mais remotos tempos até os dias atuais, em suas mais variadas formas de expressões.” (SANTOS, 2000)
Nesse contexto, as atividades lúdicas que ocorrem na brinquedoteca são fundamentais para subsidiar o processo de construção de conhecimento da criança, pois, brincando ela adquire experiência, exercita sua criatividade e fantasia, organiza o mundo e se prepara para o futuro. As atividades desenvolvidas na brinquedoteca são bastante variadas. As crianças podem brincar em grupo, adquirindo o processo de sociabilidade, ou individualmente, estimulando o autoconhecimento. O importante é que haja várias situações para que as crianças estejam sempre motivadas a desmistificar o mundo dos brinquedos com prazer e alegria.
Para Friedman (2003, p. 36): Na brinquedoteca a criança tem um espaço privilegiado, [...] apesar de ter obrigações e deveres, ela aprende de forma prazerosa e cooperativa. Pela própria idealização da brinquedoteca, espaço livre da interação e no qual os brinquedos são propriedade coletiva, [...] a criança tem oportunidade de descobrir e trazer a tona suas capacidades e habilidades específicas, ao mesmo tempo, ela percebe o outro, partilha, da cooperação e também da competição, atitudes que surgem e são negociadas naturalmente durante a atividade lúdica.
Sendo isso observamos crianças de nossas escolas brincando, podemos conhecê-las melhor, ultrapassando os muros da escola, pois uma parte de seus mundos e experiências revela-se nas ações e significados que constroem nas suas brincadeiras. Isso porque o processo
...