Brinquedoteca
Trabalho Escolar: Brinquedoteca. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: danieledepaulo • 8/5/2013 • 3.195 Palavras (13 Páginas) • 847 Visualizações
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é demonstrar o quanto a Brinquedoteca é importante para o desenvolvimento do ser humano. Inicialmente o trabalho mostrará como a humanidade demorou para ser dada à infância o seu real valor, como também ao espaço lúdico, onde as crianças poderiam desenvolver-se elas mesmas. Assim, este trabalho pretende demonstrar o quanto se mudou, em relação à criança. Os educadores passaram a valorizar o lúdico dentro de um espaço próprio que, no caso em estudo, é a Brinquedoteca.
A brincadeira tem sido comumente apontada como espaço privilegiado do desenvolvimento da criança. Deste modo, considera-se que ela deve ocupar lugar de destaque na educação infantil. Porém, na realidade, o que muitas vezes acontece é que ela acaba cedendo espaço para outras atividades, julgadas pelo educador como sendo mais importantes do ponto de vista pedagógico.
Estudos recentes tem comprovado que a atividade lúdica fornece às crianças um maior e melhor desenvolvimento, cognitivo, motor, social ou afetivo, e brincando a criança interage com outras pessoas, estimulando a criatividade, a autoconfiança, a autonomia e a curiosidade. Pois com a utilização de certos jogos e brincadeiras, garante uma maturação na aquisição de novos conhecimentos, tornando assim a aprendizagem mais prazerosa.
Brinquedoteca vem da palavra “brinquedo”, e entende-se, por um espaço voltado para brinquedos e brincadeiras, um lugar de fantasia, onde as crianças dispõem de um amplo acervo de brinquedos, dentro de um ambiente especialmente lúdico. É um lugar onde tudo convida a explorar, a sentir, a experimentar. Mas nem sempre foi assim. Ela surgiu em 1934, em Los Angeles, Estados Unidos da América, com o objetivo de solucionar o seguinte problema: o proprietário de uma loja observou que crianças de uma escola próxima estavam roubando brinquedos de seu estabelecimento, então comunicou ao diretor da escola que ao investigar a causa, descobriu que isso acontecia devido à escassez de brinquedos na vida de suas crianças. Então o diretor teve a idéia de criar um espaço dispondo vários brinquedos, onde as crianças podiam brincar e levar emprestado para casa, e assim resolveu o problema de seus alunos.
Sua expansão aconteceu com mais intensidade em 1960, em vários países da Europa e com várias denominações, como: Inglaterra, França, Suécia. Com o reconhecimento da importância do brincar e do brinquedo para o desenvolvimento da criança, em 1979, realizou-se em Londres o primeiro congresso sobre o trabalho iniciado com empréstimo de brinquedos.
A Brinquedoteca é uma instituição que nasceu no século XX, e no Brasil, surgiu por volta dos anos 80, com o nome de brinquedoteca ou ludoteca e seu objetivo não era emprestar brinquedos e sim de utilizar esse espaço para que as crianças pudessem brincar livremente. Surgiu, através da Associação Brasileira da Brinquedoteca, que tinha Cunha como sua presidente, e fundadora desse espaço. Porém como toda nova idéia, teve suas dificuldades não só economicamente, mas também para ter sua instituição valorizada e reconhecida no meio educacional. Para Cunha (2007), é um espaço criado para favorecer a brincadeira, onde a criança possa brincar sossegada, sem cobranças e sem sentir que está atrapalhando ou perdendo tempo, possibilitando o acesso a uma grande variedade de brinquedos, dentro de um ambiente especialmente lúdico. Este espaço deve ser um ambiente agradável, alegre, colorido, ter muitos brinquedos e jogos, enfim, ser um convite ao brincar para todos que nela adentram.
Os usuários são crianças na faixa etária entre dois e dose anos de idade, selecionadas pela coordenação pedagógica da escola que analisará a necessidade de cada aluno pai de trazer o filho para a Brinquedoteca. E todas as atividades realizadas pelas crianças para observar o seu desenvolvimento além de leituras para promover um embasamento teórico a respeito deste trabalho, serão registradas em diários de atividades.
A decoração do ambiente precisa ter criatividade e afeto, com móbiles, altos ou baixos para que a criança possa movimentá-los, muitas cores e formas diversas para trazer alegria ao ambiente, enfim materiais que possam desafiar uma criança a vontade de experimentar o que existe de bom nesse espaço. Quanto aos brinquedos, podem ser industriais, brinquedos de materiais recicláveis, e podemos encontrar dentro da brinquedoteca, espaços reservados para diferentes tipos de brinquedos, os chamados cantinhos, que são estabelecidos de acordo com a criatividade e bom gosto do brinquedista.
As atividades lúdicas fazem parte da vida do ser humano e, em especial, da vida da criança, desde o início da humanidade. Entretanto, essas atividades, por muitos séculos, foram vistas como sendo sem importância e tendo conotação pejorativa." (SANTOS, 2000).
Explorar, descobrir, manipular ou até mesmo ficar quieta, todas são formas de brincar e muitas vezes ignoramos isso e frustramos nossas crianças. Na visão de Cunha (2007):
As primeiras atividades lúdicas do ser humano são ações exploratórias, as crianças são inquietas por natureza por que querem descobrir, o mundo ao
seu redor, então elas manipulam objetos mexem em tudo, jogam coisas no chão, deixam tudo fora do lugar pois querem satisfazer sua curiosidade, por isso precisamos fornecer bastante objetos que possam ser manipulados por elas sem oferecer-lhes perigo, e ensinar as mesmas, que assim como foi divertido tirar as coisas lugar, também pode ser divertido recolocar no mesmo lugar de onde tiraram, assim poderão aprender organização,a função dos objetos e passarão a utilizarem de forma adequada.
O brincar é fundamental para o desenvolvimento da criança, pois brincando a
criança desenvolve sua imaginação, expressa seus sentimentos, dramas, medos, angústias, e constrói uma consciência da realidade em que vive. Ao imitar o adulto na brincadeira do faz-de-conta ela está demonstrando sua vontade de crescer e expressando como gostaria que fosse seu futuro ou como ela vê esse futuro. Cunha (2007), fala que brincar é importante, por que é bom, é gostoso e traz felicidade e sendo felizes as pessoas estão mais predispostas a ser bondosas, a amar o próximo, brincando ela exercita suas potencialidades, sociabilidade, faz amigos e aprende a conviver respeitando o direito dos outros e as normas estabelecidas pelo grupo,além de preparar-se para o futuro experimentando o mundo ao seu redor.
A
...