CURSO DE PEDAGOGIA ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO
Por: Helcilene Mesquita • 28/6/2015 • Projeto de pesquisa • 5.858 Palavras (24 Páginas) • 319 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
CURSO DE PEDAGOGIA
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO
VERA LUCIA MARTINS TEIXEIRA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO
ARARI
2012
VERA LUCIA MARTINA TEIXERA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO
Relatório de atividades apresentado como requisito parcial para conclusão do Estágio Supervisionado, do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Maranhão. (UEMANET) polo de Arari.
Profª Lilian Regina da Cunha Rodrigues
ARARI
2012
SUMÁRIO
1 IDENTIFICAÇÃO 4
2 INTRODUÇÃO 5
3 DESENVOLVIMENTO 7
3.1 Campo de estágio 7
3.2 Atividades desenvolvidas 10
3.3 Avaliação das atividades desenvolvidas 14
4 CONCLUSÃO 15
Referências 16
Apêndices
Anexos
- IDENTIFICAÇÃO 4
- Estagiária
Nome: Vera Lucia Martins Teixeira
Curso: Pedagogia
Período: 6º
Código: 09 PEAR 225
Endereço: Rua Coronel Catão
b) Professor (da escola)
Nome: Antônio Carlos Corrêa
Endereço: Miranda do Norte
c) Supervisor técnico (da Universidade)
Nome: Professora Lilian Regina da Cunha Rodrigues
Cargo que ocupa na Instituição: Supervisora
d) Campo de Estágio:
Nome da Instituição: Casa de Recuperação Esperança e Vida
Endereço: Miranda do norte
Atividade Principal: Educação e recuperação nutricional
Nome do dirigente: Eloisa Eduarda Carvalho Rocha
e) Período de Realização
a) Data: 30/10/2012 a 06/12/2012
b) Horário: Vespertino
c) Carga horária total: 135h
2 INTRODUÇÃO 5
Sabe-se que o estágio supervisionado se faz importante na vida de todo licenciado, pois é com ele que o futuro professor começa a descobrir os inúmeros obstáculos que há neste mundo chamado educação. É o momento mais impar da vida de qualquer acadêmico e quando se trata de escola pública essa tarefa torna-se mais desafiadora.
Os pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a viver junto, são indiscutivelmente e literalmente colunas que sustentarão o acadêmico que se encontra pela primeira vez em sala de aula; para que nos momentos angustiantes de desilusão educacional ele não seja desestimulado pelas mazelas que pairam sobre esta área. São eles que fortalecerão o estagiário na caminhada da profissão pedagógica. Destarte o objetivo principal de um estágio é fazer com que o acadêmico aprenda na prática tudo o que adquiriu em aulas teóricas, além de desenvolver um trabalho impar que ofusque o tradicionalismo, bem como conhecer a realidade vivida pelos professores.
O estágio é simplesmente o momento da aplicabilidade de conceitos contemporâneos sobre diversos assuntos, de uma visão nova sobre educação e renovação de postura ao lado de profissionais que já possuem uma longa experiência na área. Sendo assim o objetivo final deste relatório é levar ao conhecimento de todos a vivencia em sala de aula, todos os assuntos, todas as dificuldades as observações no campo de estágio e as conclusões ao findar desse momento.
Este estágio supervisionado foi realizado na Casa de Recuperação Esperança e Vida, escola/creche de Miranda do Norte, no período de 30 de outubro a 06 de dezembro de 2012. E tudo o que foi vivenciado durante esses meses será descrito em laudas onde servirão não apenas de conhecimento sobre esta escola, mas também de relato de um dos momentos mais sublimes da vida de um pedagogo. Para isso este relatório abordará três itens além desta introdução onde:
No primeiro momento conhece-se o campo de estágio, sua estrutura física, administrativa e pedagógica.
No segundo tópico faz-se a descrição das atividades que foram desenvolvidas durante o estágio supervisionado.
No terceiro aborda-se sobre a avaliação das atividades desenvolvidas.
6
E por fim, a conclusão, onde se apresenta uma reflexão sobre o estágio na escola, reinterando o grau de importância deste ato para o licenciado em pedagogia.
7
3 DESENVOLVIMENTO
3.1 Campo de estágio
Histórico da Casa de Recuperação Esperança e Vida.
Nos anos de 1990, a freira canadense Irmã Pierret, lotada na Casa das Irmãs de São José, em Miranda do Norte - MA, juntamente com algumas pessoas da comunidade percebendo significativo número de crianças desnutridas e subnutridas, na área próxima à pequena igreja em que faziam trabalhos de catequização, procuraram fazer um levantamento da situação familiar dessas crianças e perceberam que era grande o número de famílias em situação de risco, com mães e pais envolvidos com uso de drogas, além da extrema pobreza nas imediações da Vila Nazaré e parte do Bairro Novo, em Miranda do Norte.
...