Ciências Exercícios
Por: fabisflorsch • 13/8/2018 • Trabalho acadêmico • 935 Palavras (4 Páginas) • 115 Visualizações
- Escreva, com as suas palavras e baseando-se no que estudamos, porque a ciência surgiu? O que impulsionou os seres humanos a desenvolverem a ciência?
Da curiosidade humana de compreender o mundo ao nosso redor. A necessidade de conhecer os fenômenos da natureza e poder prevê-los ou mesmo ter algum controle sobre eles.
- Defina, de acordo com o que você tem aprendido, o que é ciência.
É uma maneira bem definida de pensar, de conhecer compreender e explicar o Universo.
- Porque dizemos que a ciência é resultado de um processo histórico e coletivo?
Histórico porque a ciência desenvolveu-se junto à própria história humana, desde que os primeiros seres humanos começaram a buscar explicações para os fenômenos que os cercavam. E coletivo porque o conhecimento científico vem sendo construído por incontáveis pessoas ou cientistas, cada um dando sua pequena ou grande contribuição.
- O conhecimento científico que temos hoje pode mudar? Ou seja, daqui algum tempo pode ser modificado ou o conhecimento científico não pode jamais ser modificado ou complementado?
Sim, pode mudar. O conhecimento científico nunca é estático, ele é testado constantemente e novas descobertas e pesquisas surgem todos os dias.
- Um conhecimento científico pode ser considerado como uma verdade absoluta? Porquê?
Não. Um conhecimento só é considerado científico quando ele pode ser testado ou questionado. Ele precisa de provas concretas e, caso novas provas demonstrem que ele está incorreto, aquele conhecimento será descartado e novas hipóteses serão desenvolvidas.
- Cite algumas características da ciência que você considera importantes.
Construção de conhecimentos; testável; coletiva; constante; organizada; têm um método bem definido; imparcial.
- Quem é o cientista? O que faz um cientista?
Uma pessoa que utilize o método científico seja para produção de conhecimento científico ou mesmo no dia a dia. Ou seja, qualquer um de nós pode ser cientista! O cientista aplica o método científico em qualquer área que atue, seja na física, na química, medicina ou mesmo em seu cotidiano comum.
- Qual é o ambiente de trabalho de um cientista?
Qualquer um! O que pensamos primeiro é num laboratório, mas pode ser em qualquer lugar: ao ar livre, uma biblioteca, na escola, em casa, na rua, etc.
- Um conhecimento científico é construído através de algumas etapas bem definidas. Cite-as. O que são essas etapas?
Observação; pergunta; hipótese; experimento e análise. O método científico.
- Descreva cada uma das etapas fundamentais do método científico:
- Observação: a observação de um fenômeno.
- Pergunta: formular uma pergunta sobre o fenômeno observado, com a intenção de compreendê-lo.
- Hipótese: é desenvolvido um palpite, sugere-se uma resposta à pergunta formulada.
- Teste ou experimento: é feito um experimento capaz de testar a hipótese formulada.
- Análise: na análise é verificado se o experimento confirmou a hipótese anterior. Caso não confirme (não dê o resultado esperado), uma nova hipótese será formulada, voltando ao início do processo.
- Descreva o que é uma teoria científica.
Uma teoria explica um fenômeno, é uma explicação coerente e sistemática, fundamentada por evidências. Diz POR QUE algo ocorre.
- Descreva o que é uma lei científica.
Uma lei é a descrição de um fenômeno, normalmente através de uma equação matemática. Diz COMO algo ocorre.
- Explique a relação entre uma teoria e uma lei científica. Ou elas são coisas completamente diferentes?
As teorias normalmente sustentam uma lei, pois fornecem a explicação do fenômeno descrito pela lei.
- Situações problema – leia com atenção cada situação abaixo e responda as questões relacionadas.
Numa fazenda, um menino cuidava de um pomar e percebeu que as goiabas estavam estragadas ainda na árvore, devido a bichinhos comuns nessa fruta. Ao notar isso, ele se perguntou de onde vinham esses bichinhos e como poderia impedir que eles estragassem as suas goiabas. Ele viu algumas mariposas sobrevoando o pé de goiabas e supôs que elas poderiam estar depositando os bichinhos nas frutas. Então ele decidiu testar essa suposição: ele pegou alguns sacos plásticos e cobriu as goiabas ainda pequenas, impedindo que qualquer inseto as tocasse. Após alguns dias, o menino voltou ao pomar para colher as goiabas. Ao tirá-las do saco plástico e abri-las, notou que as goiabas estavam em perfeito estado, sem nenhum bichinho as estragando. Concluiu, então, que sua suposição estava correta e agora poderia contar às demais pessoas que aquele procedimento funcionava bem e resolvia o problema.
...