Classicismo X Barroco
Por: Leonardo Petta do Nascimento • 18/5/2018 • Resenha • 456 Palavras (2 Páginas) • 334 Visualizações
Classicismo
X
Barroco
Leonardo Petta do Nascimento N: 22
Fernando Cilumbriello N: 08
Erick Bryan Yoshii N: 40 Série: 1° C
Wayne Cardoso N: 36
Rafaela Toniatto N: 30
Classicismo Introdução:
O classicismo foi o nome dado a um período literário, surgido na era renascentista com grandes ápices na cultura, politica e economia.
Sua formação derivou de vários acontecimentos como a reforma protestante, o início das grandes navegações (globalização) e a criação da imprensa, que transmitiu as obras clássicas gregas e latinas, proporcionando informação para as pessoas da época.
Nesta época também era possível se ver uma evolução humana no sentido religioso, onde agora o homem da mais valorização ao seu próprio ser e não mais tanto para Deus. Em épocas medievais Deus estava acima de todos e o homem só o cultuava. Foi com o classicismo na era renascentista que o antropocentrismo cresceu.
Em suas características podemos listar o racionalismo, que é quando a razão se sobressai contra os sentimentos; O universalismo que é a crença em verdades universais; A perfeição formal, onde a rima, correção gramatical, métrica se tornaram algo mais apreciado pelo público; O surgimento da mitologia Greco-latina, a criação do humanismo, onde o ser humano começou a se valorizar mais, mas ainda cultuando a um ser supremo. E por fim o equilíbrio e a harmonia .
Barroco e Classicismo (Comparação)
Classicismo (1527 - 1580)
No classicismo temos como características:
- Individualidade
- Racionalismo
- Nacionalismo
- Neoplatonismo
- Idealização amorosa
- Clareza
- Antropocentrismo
Barroco (1601 – 1768)
As características do barroco são basicamente o oposto do classicismo. Nele são encontradas:
- Pessimismo
- Cultismo
- Dualismo
- Conflito Existencial
Podemos dizer que cada um possui suas características, cada um tem a sua tradição; enquanto o Classicismo defende a ideia da razão à cultura grega, à harmonia, equilíbrio, imagens românticas, e calmas; o barroco defende o conflito e o contraste, dando moral para a religião e para as artes detalhadas (pinturas, igrejas), juntando ideias renascentistas o barroco ignorava alguns princípios utilizados pela tradição clássica, como o uso da razão e o equilíbrio, porém buscando um estilo que olhava para a realidade das pessoas naquela época.
Bibliografia
Utilizado para fazer a comparação:
http://euterpe.blog.br/historia-da-musica/diferenciando-o-barroco-do-classico-na-pratica
https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080301072328AArGhjE (Tirado da resposta principal e um pouco das outras juntas)
Utilizado para falar sobre o classicismo:
http://www.infoescola.com/literatura/classicismo/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Classicismo
http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/classicismo.htm
...