Comunication
Artigo: Comunication. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: anemico • 24/3/2015 • 1.543 Palavras (7 Páginas) • 192 Visualizações
ATIVIDADE 3
1. "Ali, por entre a folhagem, distinguiam-se as ondulações felinas de um dorso negro, brilhante, marchetado de pardo; às vezes viam-se brilhar na sombra dois raios vítreos e pálidos, que semelhavam os reflexos de alguma cristalização de rocha, ferida pela luz do sol. Era uma onça enorme; de garras apoiadas sobre um grosso ramo de árvore, e pós suspensos no galho superior, encolhia o corpo, preparando o salto gigantesco."
No trecho anterior, extraído do romance O guarani, de José de Alencar, destaca-se um o estilo descritivo da literatura nacionalista do século XIX. José de Alencar desenvolveu uma literatura nacionalista, valendo-se de um vocabulário e sintaxe típicos do Brasil.
Fonte: http://educacao.uol.com.br/biografias/jose-de-alencar.jhtm
No trecho reproduzido, no que se refere à variedade linguística, é correto afirmar que:
Resposta
A. Embora o texto retrate elementos presentes num cenário típico do interior do Brasil, a principal norma que o constitui é a variedade padrão, pois tanto a terminologia, como a construção valem-se do cumprimento das regras previstas na gramática normativa.
B. O texto retrata uma paisagem do interior do Brasil e, portanto, a principal norma que o constitui é a variedade de espaço físico, pois a terminologia e a construção apresentam elementos típicos do falar regional.
C. Embora o texto retrate uma paisagem, a principal ação, ou seja, a caçada, é mostrada de forma metafórica, com o consequente predomínio da norma de grupos profissionais, sem, no entanto, deixar de lado a norma padrão.
D. Visto que o texto descreve uma paisagem do interior do Brasil, a principal norma que o constitui é a variedade situacional, considerando que os termos utilizados são conhecidos e compartilhados apenas por grupos que conhecem a realidade e a terminologia empregada.
E. O texto resgata elementos naturais constitutivos de uma cenário do interior do Brasil, sendo que a principal norma que o constitui é a
variedade coloquial, pois, ao falar da onça, o narrador passa a descrever o comportamento do animal de modo poético, afastando-se desse modo da rigidez das regras previstas na gramática normativa.
0,2 pontos
2.Há variações no emprego da língua pelas pessoas que têm acesso à escolaridade e pelas pessoas privadas a esse acesso, criando dessa maneira, duas modalidades de língua: a modalidade culta (formal) e a modalidade coloquial (informal). Observe:
Pronominais
Oswald de Andrade
Dê-me um cigarro
Diz a gramática
Do professor e do aluno
E do mulato sabido
Mas o bom negro e o bom branco
Da Nação Brasileira
Dizem todos os dias
Deixa disso camarada
Me dá um cigarro
Assim, é correto dizer que:
Resposta
a. em rigor, todo mundo comete erro em língua, pois o que normalmente se
comete são transgressões da Norma Culta. De fato, aquele que, num momento íntimo do discurso, diz: Ninguém deixou ele falar , não comete propriamente erro; na verdade, transgride a Norma Culta.
b. em rigor, ninguém comete erro em língua, exceto nos casos de ortografia.
O que normalmente se comete são transgressões da Norma Culta. De fato, aquele que, num momento íntimo do discurso, diz: Ninguém deixou ele falar , não comete propriamente erro; na verdade, transgride a Norma Culta.
c. em rigor, todo mundo comete erro em língua, pois aquele que, num
momento íntimo do discurso, diz: Ninguém deixou ele falar , na verdade, não transgride a Norma Culta.
d. em rigor, o falante erra quando transgride a Norma Culta, pois a
linguagem formal deve ser sempre privilegiada na comunicação.
e. o falante pode usar a língua e suas leis combinatórias como bem entender,
não se importando com o contexto.
3.Estar em contato com a Norma Culta da Língua não é apenas um aspecto cultural. Trata-se, principalmente, de uma questão de prestígio social. Num país em que, historicamente, as desigualdades sociais se perpetuam, dominar o padrão culto da língua é ser detentor de um poderoso instrumento, senão de ascensão, pelo menos de imposição de respeito frente a uma interlocução dominadora.
Em vista disso, coerência e coesão são características textuais indispensáveis, uma vez que elas garantem a unidade de sentido do texto, deixando-o em conformidade com a Norma Culta.
Partindo deste pressuposto, o trecho abaixo foi redigido de cinco formas diferentes, buscando tais características. Assinale a alternativa correspondente à forma que apresenta a melhor redação, considerando coerência e coesão.
a. Venho informar que estou tomando as providências necessárias para a realização da reunião prevista inicialmente para o dia 12/09, a fim de esclarecermos questões referentes à nossa empresa.
b. Comunico que está sendo providenciada a referida reunião, programada
para o dia 12/09, a qual serão apresentados esclarecimentos de questões referentes à nossa empresa.
c. Venho comunicar a tomada de providências para a referida reunião, que seria realizada no dia 12/09, para esclarecimentos e dúvidas referentes à
nossa empresa.
d. A reunião programada para o dia 12/09, visando o esclarecimento de
questões relativas à nossa empresa estão sendo providenciadas.
...