Comunicação Empresarial
Artigos Científicos: Comunicação Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tha.ta.silva • 21/2/2014 • 308 Palavras (2 Páginas) • 293 Visualizações
8.) Considere o seguinte parágrafo, que inicia o conto “A noite em que prenderam Papai Noel”, de José Eduardo Agualusa:
“O velho Pascoal tinha uma barba comprida, branca, esplendorosa, que lhe caía em tumulto pelo peito. Estilo? Não: era apenas miséria. Mas foi por causa daquela barba que ele conseguiu trabalho. Por isso e por ter nascido albino, pele de osga e piscos olhinhos cor-de-rosa, sempre escondidos por detrás de uns enormes óculos escuros. Naquela época já nem pensava mais em procurar emprego, certo de que morreria em breve numa rua qualquer da cidade, mais de tristeza que de fome, pois para se alimentar bastava-lhe a sopa que todas as noites lhe dava o General, e uma ou outra côdea de pão descoberta nos contentores. À noite dormia na cervejaria, na mesa de bilhar, enrolado num cobertor, outro favor do General, e sonhava com a piscina.”
A primeira frase do texto fala da barba do velho Pascoal e diz que ela “lhe caía em tumulto pelo peito”. Para introduzir essa informação, o autor empregou o pronome relativo QUE. Se o trecho fosse alterado com a intenção de se empregar, dentro das normas da língua padrão, um outro pronome relativo, o resultado poderia ser o seguinte: (Okkk)
a) Esta é a história de um velho chamado Pascoal, no qual a sua barba caía em tumulto pelo peito.
b) Vou falar de um velho chamado Pascoal, de quem a barba lhe caía em tumulto pelo peito.
c) Estou falando do velho chamado Pascoal, aquele da barba caindo em tumulto pelo peito.
d) Ouvi contar que um velho chamado Pascoal tinha uma barba em que tumultuava pelo peito.
e) Conheci um velho chamado Pascoal, cuja barba lhe caía em tumulto pelo peito. X
...