Conceitue Biomecânica e disserte sobre seu objeto e métodos de medição e instrumentação
Por: Nicolas Gonçalves • 30/5/2017 • Relatório de pesquisa • 900 Palavras (4 Páginas) • 410 Visualizações
1: Conceitue Biomecânica e disserte sobre seu objeto e métodos de medição e instrumentação.
R: Biomecânica diz respeito ao estudo das forças mecânicas que estão envolvidas nos movimentos do corpo humano, incluindo a interação entre os indivíduos e seu meio ambiente físico. Os métodos de medição são cinemetria: Posição e orientação dos segmentos corporais, dinamometria: Forças e distribuição de pressão, antropometria: Parâmetros para modelos corporais, eletromiografia: estudo ou método para o registro gráfico ou sonoro das correntes elétricas geradas num músculo ativo.
2: O movimento humano ocorre pela interação de forças internas e externas. Descreva essas forças e como elas contribuem para o movimento mecânico dos sistemas vivos.
R: Força interna: É uma força exercida por um dos corpos que faz parte desse sistema.
Força externa: É uma força exercida por um corpo que não faz parte do sistema,as forças podem atuar sobre os corpos aumentando ou diminuindo a sua velocidade. No caso do movimento retilíneo uniforme, a velocidade de um móvel é mantida sem a ação de forças externas.
Fonte: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/forca-movimento.htm
3: Descreva os biomateriais e suas funções mecânicas no movimento humano.
R: Biomaterial é uma substância ou uma mistura de substâncias, natural ou artificial, que atua nos sistemas biológicos parcial ou totalmente, com o objetivo de substituir, aumentar ou tratar. Alguns exemplos de biomateriais são próteses, implantes, lentes de contato e marcapassos, no auxílio do movimento temos as próteses que podem trazer o movimento parcial de pessoas que sofreram amputação de membros, nos movimentos de flexão e extensão.
Fonte: http://quimicanova.sbq.org.br/detalhe_artigo.asp?id=6262
4: O que é propriedade viscoelástica, deformação elástica e plástica de um biomaterial.
R: Material viscoelástico é uma classe de materiais que apresenta reologia viscoelástica, ou seja, são materiais que, ao deformar-se, sofrem simultaneamente deformações elásticas e viscosas, deformação elástica é o regime de deformação onde não ocorre mudança dimensional permanente, isto é, com o fim do carregamento, o material volta ao estado inicial, deformação plástica é a deformação permanente decorrente do deslocamento de átomos ou moléculas para novas posições no reticulado
Fonte: http://www.cimm.com.br/portal/verbetes/exibir
5: Quais os benefícios do osso esponjoso estar nas pontas dos ossos longos?
R: Absorver impactos, e auxiliar para que a cartilagem não se desgaste rapidamente.
Fonte: http://www.auladeanatomia.com/novosite/sistemas/sistema-esqueletico/
6: Qual a função da patela na articulação do joelho?
R: Além de proteger a região anterior da articulação do joelho, a patela tem a função de facilitar a extensão do joelho. A patela aumenta o braço de alavanca do quadríceps, resultando em maior força para o movimento de extensão. A perda da patela resulta em perda de força para a realização do movimento.
Fonte: http://www.auladeanatomia.com/novosite/sistemas/sistema-esqueletico/
7: Descreva as funções fisiológicas dos ossos e mecânicas dos ossos
R:- Sustentação do corpo, proteção contra impactos, atuação fundamental na locomoção, armazenamento de energia: triglicerídeos são armazenados nas células de gordura da medula óssea amarela, produção de células sanguíneas: a medula óssea vermelha, presente na parte interna de alguns ossos, fabrica leucócitos, eritrócitos e plaquetas, armazenamento de minerais: o tecido ósseo é responsável por armazenar alguns minerais de fundamental importância para o corpo humano como, por exemplo, fósforo e cálcio.
Fonte: http://www.auladeanatomia.com/novosite/sistemas/sistema-esqueletico/
8: Qual a unidade estrutural básica do osso?.
R: Epífises (extremidades do osso), diáfise, cartilagem, periósteo.
Fonte: http://www.auladeanatomia.com/novosite/sistemas/sistema-esqueletico/
9: Por que os ossos de um astronauta enfraquecem após um vôo espacial?
R: No espaço, o corpo não precisa sustentar o seu peso, então ele reage desmontando o tecido ósseo muito mas depressa do que na terra
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2014/02/1409592-nasa-descobre-novos-riscos-a-saude-de-seus-astronautas65279.shtml
...