Concepções de desenvolvimento
Por: adrianipreta • 14/4/2015 • Trabalho acadêmico • 679 Palavras (3 Páginas) • 181 Visualizações
Concepções de desenvolvimento
O desenvolvimento humano acontece como um todo. Estudar como acontece este desenvolvimento é muito importante para nós educadores, uma vez que trabalhamos diretamente com sujeitos em pleno desenvolvimento. Muito são os fatores que podem influenciar o desenvolvimento humano como a hereditariedade, crescimento orgânico, maturação neurofisiológica e o meio. Fatores estes, que podem influenciar diretamente a aprendizagem em sala de aula e devem ser levados em conta e estudados pelos professores.
Para melhor compreender o desenvolvimento humano surgiram diversas concepções. Dentre elas, o inatismo, o construtivismo e o interacionismo.
Para o inatismo as capacidades básicas do ser humano são inatas, ou seja, nascem com o sujeito determinando sua personalidade, forma de pensar e outros aspectos. Segundo esta concepção o homem já nasce pronto e a educação não é relevante para seu processo de aprendizagem. O educando terá condições inatas, capacidade para aprender ou não, o meio, a interação da sala de aula não influenciam e sua aprendizagem.
Na concepção construtivista temos a importante figura de Jean Piaget. Para ele o conhecimento resulta de uma construção na qual o sujeito é ator através de sua interação com o mundo de sua aprendizagem. Piaget, a partir de seus estudos, dividiu o desenvolvimento humano em períodos: sensório - motor, pré – operatório, operações concretas e operações formais. O desenvolvimento mental evolui através de estágios que ocorrem numa ordem sequencial definida. Essas passagens dependem do nível de maturação e do grau de experiências vivenciadas.
Para Piaget, o pensamento aparece antes da linguagem, que é uma das suas formas de expressão. A formação do pensamento depende da coordenação dos esquemas sensório – motores e não da linguagem. Algumas operações cognitivas são sofrem a influencia da linguagem; a linguagem é necessária ao desenvolvimento dos processos mentais, mas não é suficiente.
Piaget não desenvolveu pesquisas específicas para a educação, porém sua teoria é de fundamental importância para estimula e favorecer o processo de autoconstrução do conhecimento. Os estudos de Piaget permitem ao professor identificar o estágio em que uma criança está atuando.
Vygotsky desenvolveu uma nova teoria denominada interacionista, relacionando a importância da cultura e do meio físico para a formação da criança. Para o interacionismo o desenvolvimento infantil é visto a partir de três aspectos: instrumental, cultural e histórico. As crianças deste o seu nascimento estão em interação com os adultos. É através desta mediação com os adultos que os processos psicológicos mais complexos se formam. A fala inicial da criança tem um papel fundamental no desenvolvimento de suas funções psicológicas.
Vygotsky deu ênfase ao processo de internalização como mecanismo que intervém no desenvolvimento das funções psicológicas complexas. Para ele, pensamento e linguagem são processos interdependentes desde o início da vida. As interações sociais originam o desenvolvimento do pensamento. A linguagem sistematiza a experiência direta da criança, orienta seu comportamento e organiza os processos cognitivos.
Se compararmos os dois maiores teóricos de desenvolvimento, pode-se dizer que Piaget apresenta em sua teoria construtivista, mais ênfase no papel estruturante do sujeito. Já Vygotsky, considera que é na troca com as pessoas que tem origem as funções mentais superiores do sujeito.
...