Conferência Interdisciplinaridade: desafio, movimento e transformação em diferentes espaços
Seminário: Conferência Interdisciplinaridade: desafio, movimento e transformação em diferentes espaços. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tigraos • 12/11/2014 • Seminário • 290 Palavras (2 Páginas) • 304 Visualizações
Universidade Paulista
Interativa
Atividades Complementares
Polo
Unip Interativa –
2014
Resumo: Palestra Interdisciplinaridade: desafio, movimento e transformação
em diferentes espaços
Professora: Ana Maria Varella Ramos Seixas
Interdisciplinaridade trata de uma visão educacional envolvendo as diversas áreas de estudo, no intuito de promover uma integração entre disciplinas e conteúdos fazendo com que o processo de ensino aprendizagem seja centrado, em uma visão na qual o ser humano aprende ao longo da vida.
O homem passa a ser criador de ligações entre as áreas de conhecimento e é essa ligação que ao interagir com outra viabiliza a criação de uma rede de saberes.
A Interdisciplinaridade:
- Ela envolve mais de uma disciplina adota perspectivas teóricas metodológicas comuns para as disciplinas envolvidas.
- Promove a integração dos resultados obtidos.
- Busca solução dos problemas através da articulação de disciplinas pelos representantes.
Para se fazer interdisciplinaridade, não basta tomar um assunto (um tema) e convocar em torno duas ou três ciências. A interdisciplinaridade consiste em criar um objetivo novo que não pertença a ninguém.
Na educação profissional em saúde ela tem traduzido em tentativas, por vezes bem sucedidas de projetos e concepções diversas, mas que partilham a necessidades de perseguir de acordo com que pensam ser isto, o saber unitário.
Indo além, disso nesse caminho coloca-se necessidade da interação entre escola e serviço saúde da população.
Por ultimo a escola estar atenta aos limites e possibilidades do conhecimento escolar, no processo de mudança de paradigma das ciências e da transformação do mundo do trabalho, percebe neste processo para qual projeto sociedade irá contribuir, e abrir espaço a toda ação visando a interdisciplinaridade que não confunda integração e articulação com justaposição e que não caia em um relativismo que nada institui – valorizando os pequenos avanços do trabalho neste processo que requer para sua validação ser sempre considerado inabalado.
...