TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conhecimentos

Por:   •  12/4/2015  •  Dissertação  •  715 Palavras (3 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 3

CONHECIMENTOS EMPÍRICOS

Esses são conhecimentos que passam de geração para geração, de pais para filhos. Como exemplo, podemos citar algumas expressões: “Mulher ao volante há risco de perigo constante” / “Quem dá aos pobres empresta a Deus” / “O que não tem remédio remediado está”, entre muitas outras.

Esse tipo de conhecimento são aqueles que aprendemos com nossos avós, como por exemplo: só irá chover se estiver escurecendo pro lado do Rio Grande, assim também como as simpatias para acalmar temporal, e tantas outras coisas que aprendemos de pessoas mais antigas.

É o tipo de conhecimento que aprendemos no decorrer do dia a dia, pois estamos aprendendo a todo o momento, com nossos erros e acertos. Assim, não precisa ter comprovação científica, por que não tem muita importância, é o que é e pronto.

Nesse tipo de conhecimento, podemos encaixar todos os mitos e lendas, pois são histórias que passam de geração para geração, e não há comprovação de ser verdade ou não. Nós apenas acreditamos.

Os conhecimentos religiosos, podemos dizer que são empíricos, pois não existe comprovação alguma, nós acreditamos que existe um Deus e tantas outras coisas, apenas acreditamos e não questionamos em nada.

CONHECIMENTOS RACIONAIS

Esse tipo de conhecimento está ligado á ciência, pois precisa de uma comprovação científica, para que se torne real, ou para que possamos acreditar. Assim, são conhecimentos que, geralmente não passam de pais para filhos, pois eles surgem a partir de leis e comprovações.

Aqui, podemos encaixar tudo que tem comprovação, como por exemplo: as previsões meteorológicas, os diagnósticos de doenças e também a cura para elas, todas as vacinas e medicamentos. Assim, percebemos que tudo tem um estudo e é comprovado, não é como no conhecimento empírico em que poderá ocorrer ou poderá acontecer, tem que ser tudo certo, se não uma pessoa pode morrer com o diagnóstico errado ou com o medicamento errado, ou pode destruir com uma plantação se houver uma previsão para o tempo errada.

Mas é claro que não é 100% de certeza, mas tem que ser o mais provável.

O racionalismo procura a valorização da razão enquanto instrumento de conhecimento que dispensa o critério da autoridade e da relação, se desligando das justificativas feitas pela religião, apenas aceitando a verdade através dos resultados feitos pela investigação e demonstração. Assim, os conhecimentos obtidos através da religião, não se encaixam no racionalismo, pois não temos a comprovação, nós apenas acreditamos através de nossa fé.

ANÁLISE SOBRE OS DOIS CONHECIMENTOS

Para mim, tanto o conhecimento racional quanto o empírico são importantes, pois um completa o outro. Precisamos tanto de uma comprovação científica, mas também precisamos das histórias contadas pelas pessoas mais velhas, para tornar nossos dias mais interessantes.

Quando nos contam uma história, uma lenda, ou um mito, acreditamos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (42.9 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com