Construindo A Compreensão.....
Monografias: Construindo A Compreensão...... Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jucomar • 18/6/2014 • 649 Palavras (3 Páginas) • 401 Visualizações
Construindo a Compreensão.....
Durante a leitura
Vimos até agora algumas estratégias que fomentam a compreensão dos textos, porque permitem situar o leitor devidamente aparelhado diante da leitura e levam-no a assumir um papel ativo perante ela. No entanto, á maior parte da atividade compreensiva- e a maior parte do esforço do leitor- ocorrem durante a própria leitura, o que com certeza você já pôde comprovar.
O que acontece quando lemos? O processo de leitura
A compreensão de um texto envolve a capacidade de elaborar um resumo, que reproduz seu significado global de forma sucinta ( Van Dijk, 1983). Para isso, deve- se poder diferenciar o que constitui o essencial do texto e o que pode ser considerado em um determinado momento.
Assim, para que o leitor seja efetivamente um leitor ativo que compreende o que lê, deve poder fazer algumas previsões com relação ao texto. Estas previsões, antecipações, ou seja, lá o que for, devem ser compatíveis com o texto, ou ser substituídas por outras. Embora em nível inconsciente, à medida que lemos, prevemos, formulamos perguntas, recapitulamos a informação e a resumimos e ficamos alerta perante possíveis incoerências ou desajustes.
O processo de leitura deve garantir que o leitor compreenda os diversos textos que se propõe a ler. È um processo interno, porem deve ser ensinado.
Estratégias durante a leitura:
tarefas de leitura compartilhada
Ler é um procedimento, e se consegue ter acesso ao domínio dos procedimentos através da sua exercitação compreensiva. Por este motivo, não é suficiente.
Existe um acordo bastante generalizado em considerar que as estratégias responsáveis pela compreensão durante a leitura que podem ser incentivadas em atividades de leitura compartilhada são as seguintes ( Palincsar e Brown, 1984):
• Formular previsões sobre o texto a ser lido.
• Formular perguntas sobre o que foi lido.
• Esclarecer possíveis dúvidas sobre o texto.
• Resumir as ideias do texto.
Como pode-se ver, trata-se de que o leitor possa estabelecer previsões coerentes sobre o que está lendo, que as verifique e se envolva em um processo ativo de controle da compreensão.
De qualquer forma, não é recomendável seguir um sequência fixa e estática, mas adaptá-la às diferentes situações de leitura. O importante é entender que, para dominar as estratégias responsáveis pela compreensão, antecipação, verificação, autoquestionamento.... - não é suficiente explicá-las; é preciso colocá-las em prática, compreendendo sua utilidade.
Utilizando o que se aprendeu: a leitura independente
Quando os alunos leem sozinhos, em classe, na biblioteca ou em suas casas, tanto com o objetivo de ler por prazer, como para realizar alguma tarefa para a qual é preciso ler, devem poder utilizar as estratégias que estão aprendendo.
Além de propiciar a leitura independente pelo prazer de ler, a escola pode se propor o objetivo de promover o
...