Controle de TPs
Por: bjeunon • 13/10/2015 • Trabalho acadêmico • 848 Palavras (4 Páginas) • 211 Visualizações
Exercício Diagrama de Classes
A Associação Corpo Cidadão, criada pelo Grupo Corpo, trabalha com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade pessoal e/ou social. Tem como objetivo promover oportunidades educativas e de desenvolvimento humano através da arte-educação, respeitando os diferentes códigos culturais, ampliando o universo de conhecimento dos jovens, estimulando a sua autonomia e resgatando valores como a ética, afeto, solidariedade, auto-estima e sensibilidade.
O Corpo Cidadão tem parceria com instituições que desenvolvem trabalhos sociais em comunidades de baixa renda em Belo Horizonte e região metropolitana. As Instituições Parceiras são: Casarão, atendendo a comunidades de Ibirité, a Vila Fazendinha na unidade Nossa Casa em parceria com a Paróquia do Divino Espírito Santo e a Escola Vila Fazendinha em parceria com a prefeitura de Belo Horizonte dentro do programa Escola Integrada.
Você deverá participar do desenvolvimento de um sistema cujo propósito geral é gerenciar os dados dos educandos atendidos pelo Corpo Cidadão, bem como os atendimentos realizados durante o ano.
São requisitos gerais do sistema:
- O sistema deve prover um cadastro de usuários do sistema, contemplando nome, login, senha e cargo (perfil).
- O sistema deverá prover um cadastro de unidades atendidas. Para cada unidade atendida, devem ser registrados o nome da unidade, localização (endereço completo), nome do coordenador responsável. O coordenador responsável deve ser um usuário do sistema.
- O sistema deverá prover um cadastro dos educandos atendidos em cada unidade em cada ano. Para cada educando, é necessário registrar as informações da sua ficha de matrícula. O educando só pode ser atendido por uma unidade no mesmo ano. São dados dos educandos: nome, identidade, endereço completo, nome do pai, nome da mãe, escola em que estuda, raça, sexo, data de nascimento.
- O sistema deverá permitir a associação de um educando a grupo experimental. Os grupos experimentais não serão cadastrados no sistema, mas sim inseridos diretamente na base de dados.
- O sistema deverá prover um cadastro de escolas nas quais os educandos estão matriculados. O sistema deverá permitir o vínculo de tais escolas aos educandos. Cada educando pode ser associado a apenas uma escola. Se ele trocar de escola basta o usuário atualizar seu registro. Não é necessário manter histórico. Pode existir um educando não associado à escola. Para cada escola, devem ser informados o nome da escola e endereço completo.
- O sistema deverá prover um cadastro dos responsáveis por cada educando. Deve ser possível cadastrar os nomes e idades dos irmãos de cada educando. Se os irmãos já forem educandos que possuem cadastro no sistema deve-se apenas associar o novo educando aos seus irmãos no sistema.
- O sistema deverá permitir a associação de um educando a um conjunto de benefícios ou programas governamentais. Os benefícios ou programas governamentais serão importados para o sistema através de comunicação com o SIBE (sistema de benefícios da prefeitura de BH). Serão importados também os valores das categorias de cada benefício. O sistema não deve impor nenhuma restrição à associação de benefícios e programas aos educandos, ou seja, um educando pode estar associado a nenhum ou vários benefícios.
- O sistema deverá prover o registro de atendimentos psicológicos realizados com cada educando. Cada atendimento psicológico deve conter: Data do atendimento, tipo (pode ser com a família ou com o educando). No caso de atendimento à família, deve constar o nome do responsável pelas informações, e ainda as observações do psicólogo em qualquer caso. O registro das informações de atendimento deve ser realizado somente por um psicólogo.
- O sistema deverá prover formas de avaliação do desempenho de cada aluno. O aluno será avaliado em função de critérios fixos e receberá uma nota para cada critério ao final do projeto (todo final de ano).
- O sistema deverá prover um cadastro de informações sobre o desligamento do educando quando esse deixar o projeto. Nesse caso, o educando passa de um estado Ativo para um Inativo. Quando o educando se desligar do projeto, devem ser registradas a data de desligamento, e o motivo (informado ou pelo educando ou pelos seus responsáveis).
- O sistema deverá permitir que dados dos educandos cadastrados em uma base de dados Access relativos a anos anteriores sejam importados.
- O sistema deverá permitir exportação de dados para arquivos TXT de acordo com um formato pré-estabelecido bem como a importação desses dados posteriormente.
- O sistema deverá prover um conjunto de consultas (o aluno deve verificar se é necessário um filtro de pesquisa em cada caso) em formato de relatório. Os relatórios devem ser acessíveis somente pela Diretoria.
- O acesso a cada uma das funcionalidades, caso não explicitamente claro, deve ser feito pelo Administrador do sistema.
- Caso você julgue que algum dado a mais deve ser registrado e isso não está claramente especificado, você deve registrar com base em uma justificativa para tal.
Destacamos que os cadastros contemplam inclusão, alteração, pesquisa e exclusão de cada dado. A exclusão não necessariamente é física (o registro é excluído da base). Ela pode ser apenas lógica (através da mudança de um status, por exemplo).
...