Curva Característica do Alongamento de Uma Mola Helicoidal
Por: KNDCSST • 10/5/2022 • Relatório de pesquisa • 1.498 Palavras (6 Páginas) • 103 Visualizações
[pic 1]
Instituto Federal de Educação, ciência e tecnologia do Amapá
Campus Macapá
Bacharelado em Engenharia Civil
Curva característica do alongamento de uma mola helicoidal
André Luiz dos Santos Costa
João Victor Batista Quintas
Anderson
Macapá
2022
André Luiz dos Santos Costa
João Victor Batista Quintas
Anderson
Curva característica do alongamento de uma mola helicoidal
[pic 2]
Macapá
2020
SUMÁRIO
- RESUMO 4
- INTRODUÇÃO 5
- OBJETIVOS 5
- MATERIAIS E MÉTODOS 6
- RESULTADO E DISCUSSÃO 8
- CONCLUSÃO 10
RESUMO
O presente trabalho teve como parâmetro, verificar o comportamento da deformidade de uma mola, à uma determinada força aplicada no corpo. Ao desenvolver do trabalho é perceptível um comportamento linear, o que pode ser comparado com uma função afim, tanto na ida(deformação), quanto da volta (contração) da mola. Sendo assim foi possível concluir, junto com estudos em sala, que o esforço feito na mola permanece na zona elástica e é capaz de retornar ao seu estado original.
Palavras chaves: Mola, Deformação e Linear.
INTRODUÇÃO
Inicialmente se pegar um elástico do tipo látex, empiricamente podemos ver que se esticamos ele até um momento máximo antes de arrebentar, vemos que ele não será capaz de retornar ao seu tamanho original, tendo em vista que ele deformou o máximo antes de romper. Agora se utilizarmos um corpo do tipo mola, é possível verificar o mesmo comportamento.
É valido afirma que para cada força aplicada em um objeto ele irá reagir, quando analisamos o comportamento de uma mola que não está mas em repouso, ou ela está sofrendo, ou já sofreu uma força. E isso nos remete ao experimento proposto, onde visa verificar o comportamento de um corpo elástico, se ele é capaz de retornar ao seu estado natural apesar do esforço sofrido nele. Em um estudo mais profundo é possível verificar o desenvolvimento da Lei de Hook, que é uma lei da física que determina a deformação sofrida por um corpo elástico através de uma força. A teoria afirma que a distensão de um objeto elástico é diretamente proporcional à força aplicada sobre ele.
OBEJTIVOS
Ter capacidade para construir um gráfico de deformação versus a força deformante de uma mola helicoidal.
MATERIAS E MÉTODOS
Materiais necessários:
01 tripé delta médio com sapas
01 hastes inox de 500mm
01 mesa multifuncional
01 mola de tração curta até 2N, 55mm
01 suporte móvel com ponteiro lateral
03 massas cilíndrica acoplável de 50,0 +/- 01 g
01 massa cilíndrica acoplável de 23,0 +/- 0,2 g
01 gancho curto de 93 mm
01 régua transparente com encaixe para manípulos M5
Inicialmente deve-se posicionar o equipamento e fazer as devidas calibrações, montando todo o sistema deve-se posicionar na mola o suporte com o ponteiro e nele um gancho com uma massa de 23,0 +/- 0,2g, sendo assim alinhando a mola desse ponto será considerado o peso igual a 0. (Figura 01. a) e b))
[pic 3](Figura 01 a)) [pic 4](Figura 01 b))
Em seguida, para dar continuidade ao experimento, encaixa-se um peso n¹ de 0,5N no gancho, (Figura 02) isso gerará uma deformação que será medida na régua. Assim sucessivamente para n², (Figura 03) e finalizando no peso n³, (Figura 04) que terá aproximadamente 1,5N. Em seguida fazer o registro de retorno para a origem de partida no ponto de calibração.
[pic 5](Figura 02)
[pic 6](Figura 03)
[pic 7](Figura 04)
RESULTADO E DISCUSSÃO
Com o decorrer do experimente foi coletados os dados e montado uma tabela, que expressa cada força e deformação sofrida pela mola, (Tabela 01). Cada peso fornece uma deformação que deve ser medida na régua, juntando os dados para fazer o gráfico da força em N pela deformação em mm, (Gráfico 1).
...