Descarte De Medicamentos
Artigo: Descarte De Medicamentos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: redrieni • 21/11/2014 • 470 Palavras (2 Páginas) • 607 Visualizações
O Projeto Descarte de Medicamentos, iniciativa pioneira do Grupo Pão de Açúcar e da Eurofarma Laboratórios, foi lançado em novembro de 2010 e já arrecadou cerca de 350 quilos de resíduos que são considerados perigosos. O projeto visa conscientizar o consumidor sobre a importância do destino adequado para as embalagens primárias de medicamentos (aquelas que têm contato direto com o fármaco), blisters, frascos, bisnagas entre outros, além de perfuro cortantes como agulhas e ampolas e também medicamentos vencidos ou fora de uso. No caso dos medicamentos, as embalagens primárias são consideradas um resíduo perigoso e constituem risco ambiental. Sem prévio conhecimento, a maioria das pessoas descarta esses produtos no lixo doméstico ou no vaso sanitário, podendo ocasionar contaminação do solo e da água.
“No inicio do projeto, focamos a disseminação de informações à população, pois não existe a cultura de descarte de medicamentos e muitas pessoas não sabem dos perigos que envolvem a destinação inadequada. O consumidor no Brasil é receptivo e quer exercer sua responsabilidade, por isso a adesão tem sido grande”, afirma a diretora de Sustentabilidade & Novos Negócios da Eurofarma, Maria Del Pilar Muñoz. “Queremos proporcionar aos consumidores meios para o descarte correto dos medicamentos. A parceria com o Grupo Pão de Açúcar cumpre com este objetivo e reflete nosso compromisso ambiental, dando o destino final adequado aos resíduos farmacêuticos”, completa Muñoz.
Atualmente o projeto está implantado em duas lojas do *Pão de Açúcar (Real Parque e Jabaquara) e três lojas do Hipermercado **Extra (Itaim, Penha e João Dias). A expectativa das empresas é estender o projeto neste ano para todas as drogarias do Grupo na capital paulista. A mecânica do programa envolve todas as etapas de descarte. O consumidor deposita os diferentes tipos de embalagens primárias, medicamentos e cortantes nas urnas coletoras dispostas nas drogarias das lojas Extra e Pão de Açúcar participantes. Para garantir a segurança dos clientes e dos funcionários, as urnas são confeccionadas em recipiente específico, revestido internamente por uma película plástica, que elimina o risco de acidentes, além do sistema de lacre que impossibilita a coleta dos resíduos por pessoas não-autorizadas.
Para o Grupo Pão de Açúcar, o projeto faz parte do compromisso de ampliar a conscientização e engajamento dos clientes para o consumo consciente e descarte correto de produtos, incluindo fármacos. Segundo vice-presidente do Grupo, Hugo Bethlem, os números refletem a relevância do varejo em relação à informação e formação dos consumidores. “Milhões de pessoas passam todos os anos pelas nossas lojas e buscam alternativas para viabilizarem suas práticas de consumo consciente. Colocamos nossas unidades à esse serviço com várias iniciativas. O Grupo trabalha em muitos projetos com o conceito de responsabilidade compartilhada. São com parcerias como essa que atingimos a cadeia completa, o que faz com que todos (indústria, varejo e consumidor) ajudem na construção de um mundo melhor”, afirma Hugo.
...