Diagnóstico Operatório I e II (Pensamento Pré-operatório, Operatório e Formal)
Por: karineacacio • 10/12/2022 • Trabalho acadêmico • 397 Palavras (2 Páginas) • 506 Visualizações
[pic 1]
Nome do acadêmico: Karine Geane dos Santos Acacio |
RA: 84132-2022 POLO (NOME DA CIDADE): CENTRO UNIVERSITARIO CIDADE VERDE – UniCV |
Disciplina: Diagnóstico Operatório I e II (Pensamento Pré-operatório, Operatório e Formal). |
TEMPLATE | ATIVIDADE II – ESTUDO DE CASO |
Acadêmico (a), leia o texto, atente-se as observações de discurso apresentadas no decorrer do texto e complete as lacunas, fazendo referência corretamente ao estágio do Diagnóstico Operatório.
CASO ANA
Trata-se de uma criança que, na época da avaliação psicopedagógica, contava 9 anos de idade e cursava o 4º ano de ensino fundamental em uma escola pública. A avaliação foi realizada no ano de 2014, em 14 sessões.
Foram aplicadas 11 provas operatórias, a saber: provas de conservação (número, matéria, área, líquido e de comprimento); prova de seriação complexa; provas de classificação (dicotomia, inclusão de classes e interseção de classes) e provas de espaço (unidimensional e bidimensional).
De acordo com os resultados encontrados, Ana apresentou dificuldade nas habilidades do raciocínio. Dentre as 11 provas, somente em duas ela demonstrou estar no estágio operatório concreto. Em quatro delas, apresentou respostas condizentes com o pré-operatório, e em cinco provas, ou seja, na maioria, respostas referentes à transição do pré-operatório para o operatório concreto.
Nas provas de conservação, somente na de conservação de número Ana demonstrou que já havia atingido o estágio operacional concreto.
As provas de espaço investigam condutas de medida em relação a dimensões. Na prova unidimensional, investigamos as condutas do sujeito em relação a uma dimensão (altura); na bidimensional, a capacidade de localizar um ponto, relacionando duas dimensões (altura e largura). As respostas de Ana foram todas embasadas em apreciações exclusivamente visuais, não utilizando os materiais disponíveis para medição.
Para a aprendizagem dos conteúdos curriculares do 4º ano do Ensino Fundamental, é necessário que a aluna tenha alcançado um nível de desenvolvimento cognitivo condizente com o estágio operatório concreto. O fato de Ana estar em processo de transição do nível
Pré-operatório |
para o nível
Operatório Concreto |
pode nos ajudar a entender suas dificuldades de aprendizagem em leitura, escrita e cálculo. Um exemplo é o fato de que ela ainda não é capaz de realizar operações de interseção de classe devido à falta de recursos cognitivos, ou seja, ainda não trabalha o multiplicativo; consequentemente, não consegue solucionar problemas de multiplicação.
“Os fenômenos humanos são biológicos em suas raízes, sociais em seus fins e mentais em seus meios.”
Jean Piaget
...