Didática Da Alfabetização E Letramento Projeto Jogo
Monografias: Didática Da Alfabetização E Letramento Projeto Jogo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: liliformes • 24/3/2015 • 363 Palavras (2 Páginas) • 544 Visualizações
Sopa das Sílabas
[01] Objetivos do jogo:
Estimular a leitura e a escrita através da junção das sílabas na formação de palavras, ampliando o vocabulário infantil. Sendo assim, as crianças que ainda estão na hipótese silábica com valor sonoro, poderão avançar para a hipótese silábico-alfabética. Além disso, aqueles que se encontram na hipótese silábico-alfabética poderão passar para a hipótese alfabética.
[02] Descrição do jogo:
O jogo é composto por uma panelinha e uma concha, ambas revestidas em EVA. Nesta panelinha são colocadas 50 fichas em EVA, onde estão presentes as sílabas. Além disso, há 8 cartelas (cardápios), cada qual contendo 4 figuras. Em frente de cada figura, foram colocadas a divisão silábica de algumas palavras, faltando apenas a primeira ou a última sílaba para a criança completar.
[03] Produtos/materiais utilizados para a confecção do jogo:
1 tigela de plástico com tampa, 1 concha, 7 EVAs coloridos: laranja, roxo, rosa, amarelo e azul, 2 papéis cartões preto, 6 tubos de cola quente, tesoura e régua.
[04] Público alvo:
Crianças do 1° ano do Ensino Fundamental I ( 6 e 7 anos de idade)
[05] Tipo de trabalho a ser realizado com os alunos:
individual [ ]; em duplas [ ]; em grupo [ X ] Especificar número de integrantes por grupo: 2 a 4 participantes.
[06] Tempo estimado para aplicação do jogo:
2 horas-aulas de 50 minutos.
[07] Escola em que o jogo foi utilizado: “E.M.E.F “ Professora Enir da Silva Pilan”
[08] O passo a passo para a aplicação do jogo:
1° passo: A professora organizará a classe em grupos de 4 alunos.
2° passo: Em seguida, distribuirá 8 fichas para cada grupo.
3° passo: Cada aluno do grupo ficará com 2 fichas.
4° passo: Com a concha, a criança pegará uma sílaba que está dentro da panela para tentar formar uma palavra.
5° passo: Caso não forme a palavra, a sílaba é devolvida à panela e o próximo jogador continuará a partida.
6° passo: O vencedor será aquele que completar primeiro sua cartela (cardápio).
[09] Considerações finais:
Espera-se que com aplicação deste jogo, as crianças consigam compreender que as palavras são formadas por unidades sonoras (as sílabas) que, unidas, expressam unidades de sentido (os nomes).
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