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Projeto Jogos Geograficos

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Por:   •  16/5/2014  •  1.204 Palavras (5 Páginas)  •  840 Visualizações

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Projeto

Jogos Geográficos

Introdução

A Geografia, ou ciência que estuda a Terra e a sua relação com os habitantes da mesma tem como principal objetivo o estudo de suas variantes sociais, políticas, econômicas, humanas e geográficas. Uma disciplina que engloba consegue uma "gama de desafios" perante a busca da compreensão pelos alunos e educadores. E o desafio maior deste projeto é fazer com que os alunos tenham vontade de aprender a disciplina de forma lúdica, focada em um aprendizado mais direto e envolvente, por meio de jogos.

A utilização de jogos na Geografia proporcionará um espaço de encontro, inclusão e de trabalho, além de cooperar com o desenvolvimento do aluno, pois trabalha sua capacidade de imaginar, de planejar, de criar situações adversas, de atuar, de encontrar soluções, de construir, de interagir, de criar regras, de aceitar normas e até de se auto avaliar. Por isso, o jogo se constitui como um bom recurso didático-pedagógico, tornando-se uma ferramenta a mais e muito útil no processo educacional.

Lendo o mapa

A viagem confirma: outros estiveram aqui

e você veio vê-los, em confiança,

e agora se move nas curvas

e no relevo suave. Você pratica

primeiramente os nomes, antes de chegar aos lugares.

Depois, diante da cidade, começa a pensar nos romanos

com sutileza acintosa: afinal, quem mandou matar

e erguer o Império, e profanar todos os dias?

Procura um aqueduto ou a estátua,

e tudo estará ali, reunido, no ponto

colorido sob os dedos. Mas a vontade

de viajar dardeja ainda mais,

e um traçado contínuo vai afastando

o tempo e o espaço. Uma lagoa à direita

ficará para depois, irremediável

e incrustada no papel como um amuleto.

Você alcança outras zonas com estratégia,

e vai construindo a sua chegada

como o peão que avança o cavalo

na casa do bispo. Há muito tempo

você vigiava esse contorno em azul metileno

e à tarde está dentro dele:

um animal solto no vilarejo? Mas nem apontam

quando você passa, e você acolhe no mapa

um outro destino, sabendo que a página seguinte

revela o mar, sem qualquer ilha ou contemplação

(Felipe Fortuna - Mestre em Literatura Brasileira (PUC/RJ), Poeta e Ensaísta), é poeta e

Coordenadores: Professores de Geografia

Elany Martins Gomes

Cláudia Cristina Machado

Colaboradores: Professores de Educação Física

Público Alvo: Alunos dos 8ºs anos do Ensino Fundamental do Turno Vespertino

Objetivos

*Aplicar uma metodologia de ensino voltada para o aprendizado lúdico e dinâmico da disciplina de Geografia,

* Proporcionar uma busca gradativa por conhecimentos que estão sendo estudados nas disciplinas

* Atribuir tarefas, em práticas de grupos, ao cotidiano dos alunos.

*Dividir a disciplina em blocos de assuntos, cuja divisão de conteúdo possa ocasionar outros subgrupos de divisão, resultando num aprendizado dinâmico e completo da disciplina.

* Permitir aos alunos uma forma de contato com a realidade lúdica, permitindo uma possibilidade a mais para construir e ampliar os conhecimentos em Geografia.

Metodologia

A metodologia deste trabalho consiste na utilização de jogos como recurso didático pedagógico no ensino de Geografia procurando fazer uma abordagem na qual esse recurso sobressaia como um meio do ensino-aprendizagem e não como um fim ou algo a ser utilizado apenas para entretenimento dos alunos.

Os jogos serão criados pelos alunos, que serão divididos em grupos.

Roteiro do trabalho

1. Escolha do jogo e da premiação

Individual

a. Sugestão/ jogo e suas devidas regras

b. O material necessário para confecção.

Em grupo

a. Escolher o melhor jogo e o material necessário

b. Fazer o levantamento dos preços ( separar entre os componentes os lugares que serão pesquisados e marcar a data para entrega das cotações)

c. Depois de saber os melhores preços, dividir o valor entre os componentes do grupo.

2. Elaborar as perguntas a serem utilizadas no jogo.

Individual

a. Pesquisar sobre o tema do trabalho

b. Elaborar 10 perguntas com respostas

Em grupo

a. Escolher as melhores perguntas (verificando o grau de dificuldade e coerência) – Lembrem-se quanto mais perguntas melhor.

3. Revisão das perguntas pelo professor.

a. Apresentar ao professor a lista com as perguntas e respostas, a serem utilizadas nos jogos. (no máximo uma semana antes da apresentação)

b. Devem

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