EDUCAÇÃO E DÉFICIT MENTAL: POSSÍVEIS ESTRATÉGIAS DE ENSINO E INCLUSÃO
Por: MayaCR • 15/10/2018 • Artigo • 388 Palavras (2 Páginas) • 159 Visualizações
EDUCAÇÃO E DÉFICIT MENTAL:
POSSÍVEIS ESTRATÉGIAS DE ENSINO E INCLUSÃO
TRESMAN, Soliene W. L. RU 605922.
POLO COLATINA -ES
UNINTER
Resumo
A questão da inclusão de sujeitos com Deficiência Mental é discutida sobre vários pontos de vista. Certamente, o pedagógico seja o mais comum, pois, pode garantir uma avaliação adequada para que trabalhos posteriores sejam compensadores. No entanto o que se vê são ainda escolas mantendo alunos portadores de deficiência de lado e/ou apenas matriculados na rede. A permanência isolada nas salas de atendimento especializado também é comum. Dessa forma, percebe-se que a exclusão assola a comunidade escolar. Diante disso, surgem várias estratégias de ensino visando o aprendizado significativo do aluno. Ao entorno de muitas opções, o problema pode estar perpetuando-se tendo em vista que nem todas as práticas pedagógicas e docentes são voltadas especificamente para o portador de Deficiência Mental. O trabalho traz a discussão sobre a inclusão e as práticas docentes que possuem o intuito de minimizar os problemas.
Palavras-chave: Déficit. Pedagogia. Inclusão. Ensino. Aprendizagem
INTRODUÇÃO
Diante do aumento da discussão de acessibilidade e práticas realmente eficazes que consigam incluir os alunos com necessidades especiais torna-se relevante adentrar em uma ramificação ainda muito controversa. O atendimento aos alunos com Deficiência Mental ainda traz indagações sobre as técnicas, diagnósticos, níveis de aprendizado e potencialidades de desenvolvimento.
O número de matrículas de alunos portadores de Deficiência Mental está sempre acontecendo e as escolas precisam olhar com cautela sobre a questão do atendimento. A preocupação com o avanço cognitivo desses indivíduos tem se mostrado em muitos estudos acerca do assunto. Sabe-se que pela obrigatoriedade das ações públicas quanto à inclusão escolar de alunos deficientes ainda são constatadas apenas meras matrículas e atendimento especial mínimo nas salas de recursos.
O trabalho abordará sobre alunos com Deficiência Mental e seu aprendizado nas unidades escolares regulares. As características inerentes à patologia, suas particularidades, de que forma funciona o cérebro desses indivíduos e os elementos que constituem o seu cotidiano também serão estudados e apresentados sob forma sucinta.
Partindo do pressuposto de que muitas vezes os alunos deficientes não aprendem adequadamente conforme seu ritmo e capacidade, é que surgem novas saídas para a promoção do aprendizado significativo.
A metodologia selecionada para o alcance dos objetivos será a pesquisa bibliográfica bem como as consultas em livros, leis e artigos científicos que enfocam sobre o tema e trazem contribuições significantes.
...