PLANO DE AULA ED INFANTIL
Monografias: PLANO DE AULA ED INFANTIL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carla1606 • 20/10/2013 • 353 Palavras (2 Páginas) • 3.681 Visualizações
Plano de Aula
Instituição: Centro de educação infantil PMSP
Disciplina: Atividades físicas
Período: 7:00 às 17:00 h
Turma: Mini Grupo I, composto por 19 alunos, com 3 anos completos, grupo composto por 13 meninas e 6 meninos
Tempo: 30 minutos, um de manhã e outro pela tarde
Tema: Desafios Corporais
Objetivo geral:
- Estimular os alunos a desenvolver novos movimentos e a aprender mais sobre o próprio corpo
- Inserir atividades físicas regulares na rotina das crianças.
Material necessário
Bolas, cordas, escorregador, colchonetes e imagens de animais.
Tempo: 30 minutos, um de manhã e outro pela tarde
Desenvolvimento
Ajudar a criança através das atividades físicas a perceber a importância dos momentos de forma organizada.
Com a presença do educador evitar acidentes e dar mais confiança às crianças pequenas.
Atividade 1
Enfileirar bolas e auxiliar as crianças a passar os pés por cima delas - primeiro o direito, depois do esquerdo e assim por diante. Em seguida, as cordas podem servir como outro obstáculo a ser ultrapassado, por cima ou por baixo, de acordo com a regulagem de altura.
Atividade 2
No pátio, no escorregador estimular a subida por onde se escorrega. O educador segura na mão esquerda de cada criança e ajude-as, uma a uma, a subir. Depois, repete a proposta segurando na mão direita de cada criança.
Atividade 3
Ficar em fila, passar uma bola embaixo das pernas e entregá-la nas mãos do próximo colega.
Atividade 4
Mostrar imagens de bichos cujos movimentos elas possam copiar. Por exemplo, minhocas e cobras rastejam, sapos e cangurus pulam, cavalos e guepardos correm. Até o caminhar dos gorilas e chimpanzés pode ser interessante reproduzir: o corpo desses animais acompanha o andar, o que ajuda as crianças a desenvolver noções de lateralidade.
Avaliação
Fazer anotações sobre o desempenho dos alunos para aumentar gradativamente a dificuldade das atividades em que eles se saem melhor. Se alguma criança não conseguir realizar determinada proposta, procurar auxiliá-la, dentro das possibilidades dela, até que consiga superar seus limites. .Observar o desempenho nas atividades que envolvem não apenas estímulos corporais como também noções de respeito e trabalho em equipe, perceber com qual das mãos os pequenos têm mais habilidade e força e, a partir daí, trabalhar novos estímulos à outra mão.
...