Educação é Solução
Por: cristieliangelit • 4/6/2019 • Dissertação • 258 Palavras (2 Páginas) • 175 Visualizações
Segundo o fórum brasileiro de segurança pública, o índice de menores infratores apreendidos pela prática de crimes, aumentou quase seis vezes entre 1996 e 2014. Sendo assim, em 2015, começou a ser discutido a péssima ideia da redução da maioridade penal de 18 para 16 anos.
Os jovens precisam de educação de qualidade e oferta de condições socioeconômicas favoráveis, pois muitas vezes o meio em que ele está inserido é o responsável pela sua criminalidade. Quando o jovem convive no meio do crime, a probabilidade de ele seguir esse caminho é muito grande.
Com a redução da maioridade penal, os jovens de 16 anos que cometerem delitos já terão uma ficha criminal, e através disso terá uma grande dificuldade de ser inserido novamente na sociedade. Com a ficha suja, dificilmente conseguirá um emprego, pois ex presidiários sofrem inúmeros preconceitos perante a sociedade e se passar em um concurso público, a chance de conseguir assumir será mínima.
Inúmeros jovens são usados por criminosos, para cometer homicídios, dirigir carro pro trágico, pois sabem que para eles, a pena a ser cumprida é menor, com a redução da maioridade penal para 16 anos, a criminalidade começará cada vez mais cedo, se hoje usam jovens de 15, 16 anos, vão começar a usar de 12, 13, e assim sucessivamente.
Por isso, a solução é investir na educação e instalar meios socioeducativos dentro das periferias, para que as crianças inseridas no meio do crime, tenham novas oportunidades e não reduzir a maioridade penal para inseri-los dentro de um presídio onde terão influências para serem ainda mais criminosos.
...