Elementos Que Permeia A Educaçao Brasileira
Pesquisas Acadêmicas: Elementos Que Permeia A Educaçao Brasileira. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 5555 • 9/9/2013 • 2.681 Palavras (11 Páginas) • 340 Visualizações
Centro de educação a distancia - pólo mirante
Do Paranapanema – SP
Curso: letras
Acadêmicos
Ester samai santos silva Ra: 414071
Estersamai040195@hotmal.com
LETICIA PEREIRA DAS NEVES
RA 414098
leticia.julia@live.com
PATRICIA PEREIRA DOS SANTOS
RA 414121
Patriciapereira santos_ @ hotmail.com
DIANA CLAUDIADOS SANTOS BARBOSA
RA 419533
Dianaclaudia63@hotmail.com
MARIA LUCIAUNGULINO DA SILVA
RA:414111
Marialucia.letrasmail@hotmail.com
Disciplina: leitura e produção de texto
Relatório: os conceitos da leitura em diferentes teorias
Professor da disciplina: Dr. Luiz Roberto Wagner
MIRANTE DO PARANAPANEMA - SP
16/06/13
Resumo
Objetivo deste trabalho será aprofundar a leitura com compreensão, perceber como podemos desenvolver a produção de texto, as estratégias de leitura, os diversos gêneros textuais, como elementos coesivos para interagir junto ao leitor. Garantir a escrita formal com o uso da reforma ortográfica.
Introdução
Esta atividade foi elaborada de acordo com as pesquisas artigos sites e livros conforme a ATPS. O grupo fez a leitura da atividade prática supervisionada socializando as informações procurando entender as questões o que se pede e percebemos também dentro do contexto os planos de aprendizagens dirigidos pela a leitura. Para manter toda esta discussão realizou-se um debate, as etapas foram realizadas passo a passo, após colocarmos em pratica nossa opinião tivemos como resultado a construção do relatório.
De acordo com as informações coletada com as aulas presenciais estudamos sobre a concepção de leitura, assim nos ficou claro com as pesquisas o que é concepção de leitura concordamos com Adam starr (apud COLOMER, 2002, p.29) que entende por leitura a capacidade de entender um texto escrito. Nesse sentido, ler e compreender o significado de um texto e não somente o significado de palavra que o compõem
De acordo com koch (2010)’’durante a leitura de uma mensagem escrita o leitor deve raciocinar e inferir de forma continua, captando os significados que não aparecem diretamente no texto podemos inferir que a leitura é mais que a decodificação de signos lingüísticos, é algo complexo que envolve a participação ativa do leitor, diante deste contexto há uma interação entre o leitor, porem o leitor deve captar as intenções explicita e implicitamente deixada pelo o leitor o autor do texto, pois como sabemos aquele que produz um texto sempre deixa algumas lacunas para que o leitor do texto as preenchas. Dessa maneira não é possível compreender um texto com foco ou simplista, ou seja, um aglomerado de frases é necessário que o autor interaja com o texto para assim compreende lo.
Outro assunto que merece destaque são as estratégias de leitura, conforme koch (2010) as estratégias de leitura vem sendo o alvo de muitos estudos. Aqui neste trabalho cabe uma reflexão acerca de estratégias de leitura, para a realização de uma leitura podemos utilizar a leitura em voz alta, na qual o professor faz a leitura e este torna o modelo ainda pode se fazer a leitura colaborativa ,a leitura compartilhada,todos esse critérios são utilizado para despertar o aluno leitor .
Ainda dentro deste contexto a matéria chave que destaca com a concepção de leitura, é a leitura e produção de texto processo que se faz considerar a materialidade lingüística do texto e a partir deste elemento que ajuda ativar os conhecimento do leitor, por exemplo, a conhecer um sentido de um texto como as pluralidade de leitura e sentido por isso que o sentido não esta no leitor e nem no texto mas na interação com do autor com texto .
A seguir abordaremos um artigo de Silva L.L M da leitura na escola :livro, biblioteca,de classes 2009,ao analisar o artigo pode –se perceber que o autor aponta que o professor é perseverante pois e desafiador desenvolver hábitos de leitura assim o mais importante é tornar a leitura mais interessante,nesse sentido não há receita pronta o que se propõem são a utilização de estratégias de leitura e o professor devera se adequar da melhor maneira possível com a sala de aula.Nessa maneira pode se considerar que este artigo contribui para a formação dos professores, o ensino da leitura segundo Lilian Souza Martins (2009)ressalta que de inicio que embora a leitura seja uma universalmente tão reconhecida e compartilhada a ponto de a consideramos um bem já natural e um valor absoluto e ela não pode ser tomada como uma pratica sempre igual para e todos lugares ,nessa perspectiva e´que deveremos em sala de aula estimular os estudantes para ler e não somente para decodificar mas para que estes possam desenvolver as competências e habilidades necessárias para atuar na sociedade do conhecimento,cabe a escola ensinar o sujeito a ler e aprender formar leitores.
Assim podemos notar que atualmente em umas salas de aula , há os diferentes saberes, engana-se o professor uma questão com o intuito que os todos estudantes tenha as mesma resposta, já não é possível ,pois o conhecimento é amplo as fontes de pesquisa são diversas. E nesse sentido que deve ser estimulado a utilizar suas capacidades e habilidades
Refletimos o artigo da revista presença pedagógica chamado a leitura na escola primaria brasileira, este artigo aponta uma visão panorâmica para o ler nessa instituição . E em suas pesquisas perseguem, realidades antigas, através das pistas que encontram em materiais didáticos, programas de disciplina, regimento escolares, a literatura, ou mesmo em depoimento de velhos professores. Tais indícios ,quando recolhidos ,organizados, lido e interpretado permitem uma visão, das formas antigas de se ensinar a ler na escola brasileira: antigo entendimento pratica ou maneira de fazer.
O papel da escola e sem duvida despertar a competência leitora e escritora assim destacaremos os diferentes gênero textual toda escrita exerce uma função social, uma carta um email, uma apresentação
...