Eletrização por atrito, condução e indução.
Por: Marcio Lopes • 29/4/2016 • Artigo • 431 Palavras (2 Páginas) • 3.686 Visualizações
Eletrização por Atrito, Contato e Indução.
O processo de eletrização se da quando um corpo adquire carga elétrica, quando um corpo ganha elétrons significa que ele foi eletrizado negativamente logo que o número de elétrons, negativos, são maiores que o número de prótons, e quando um corpo perde elétrons o número de prótons obviamente fica maior que o número de elétrons, então, dizemos que o corpo foi positivamente eletrizado.
Eletrização por atrito
Se atritarmos dois corpos neutros, eles apresentarão propriedades elétricas, então esses corpos foram eletrizados por atrito. Na eletrização por atrito os corpos ficam com cargas elétricas diferentes, um corpo fica positivo e o outro negativo.
Um exemplo de eletrização por atrito seria quando você penteia seu cabelo quando ele está bem seco e o pente também está seco, os fios do cabelo acabar eletrizando-se com cargas de mesmo sinal e começam a se repelir, nos deixando assim de “cabelo em pé”.
Eletrização por contato
Na eletrização por contato os corpos ficam com a mesma distribuição de cargas elétricas, sendo assim se os corpos forem exatamente Iguais, eles irão ter a mesma carga elétrica. Considerando dois corpos, X e Y, sendo que o corpo X está positivamente eletrizado e Y seria um corpo neutro, quando estes dois corpos entrarem em contato as cargas positivas de X irão atrair as de Y. Logo se separarmos os corpos podemos perceber que o corpo Y perdeu elétrons e acabou tornando-se positivamente eletrizado, isto seria chamado de eletrização por atrito.
Um exemplo de eletrização por contato seria, grudar um imã em uma chave de fenda por um certo tempo, depois de retirado, ocorrerá uma eletrização na haste da chave de fenda.
Eletrização por indução
Na eletrização por indução ocorre de certa forma, dois corpos, A e B, sendo A positivamente eletrizado e B um corpo eletricamente neutro, e eles são colocas próximos um do outro sem haver contato, as cargas positivas de A atraem as cargas negativas de B, se por um acaso aterrarmos o corpo B, as cargas elétricas negativas da terra vão para o corpo B e ao retirarmos a terra e afastarmos o corpo A, podemos observar que o corpo B ficou negativamente eletrizado, ou seja, ele foi induzido a ficar negativamente eletrizado.
...