Empreendedorismo Social
Tese: Empreendedorismo Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: SS2803 • 28/3/2014 • Tese • 485 Palavras (2 Páginas) • 453 Visualizações
Empreendedorismo social
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Empreender significa mudar uma realidade em que se esta inserido, ser feliz trabalhando com seu próprio empreendimento e buscar sucesso com ele, mas nem sempre a palavra “Empreender” vem acompanhada da palavra “Lucro” ou “ganhos Financeiros”, os objetivos podem ser outros, ajudar um certo grupo de pessoas, uma comunidade, uma classe social, sem visar o lucro monetário, mas sim algo de valor muito maior, um conhecimento adquirido, uma ajuda, um auxilio e com isso conseguir tornar as pessoas e a comunidade melhor.
De maneira mais ampla, o termo pode se referir a qualquer iniciativa empreendedora feita com o intuito de avançar causas sociais e ambientais. Essa iniciativa pode ser com ou sem fins lucrativos, englobando tanto a criação de um centro de saúde com fins lucrativos em uma aldeia onde não exista nenhuma assistência à saúde, como a distribuição de remedios gratuitos para a população pobre.
Índice
[esconder] 1 Descrição
2 Empreendedorismo Social em Portugal
3 Referências
4 Bibliografia
5 Ver também
6 Ligações externas
Descrição[editar código-fonte]
O empreendedor social visa a maximização do capital social (relações de confiança e respeito) existente para realizar mais iniciativas, programas e ações que permitam para uma comunidade, cidade ou região se desenvolverem de maneira sustentável. Ele faz esses avanços disseminando tecnologias produtivas, aumentando a articulação de grupos produtivos e estimulando a participação da população na esfera política, ampliando o "espaço público" dos cidadãos em situação de exclusão e risco.
Para tanto utiliza técnicas de gestão, inovações produtivas, técnicas de manejo sustentável de recursos naturais e criatividade para fornecer produtos e serviços que possibilitem a melhoria da condição de vida das pessoas envolvidas e beneficiadas, através da ação dos empreendedores sociais externos e internos a comunidade.
Empreendedorismo Social em Portugal[editar código-fonte]
O empreendedorismo social é um tema cada vez mais em voga em Portugal. Com efeito, tem sido bastante visado nos últimos tempos tanto pela comunicação social, como pela população em geral.
Referências
Bibliografia[editar código-fonte]
Bornstein, David. Como mudar o mundo: empreendedorismo social e o poder de novas ideias. [S.l.]: Record, 2005.
Wood, John. Saí da Microsoft para mudar o mundo. [S.l.]: GMT, 2007.
Yunus, Muhammad. Um mundo sem pobreza: A empresa social e o futuro de capitalismo. [S.l.]: Ática, 2006.
OLIVEIRA, Edson Marques. Empreendedorismo social: da teoria à prática, do sonho à realidade. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2008
Ver também[editar código-fonte]
Kiva[1]
MicroEmpowering[2]
Ligações externas[editar código-fonte]
O empreendedor social, reportagem da Revista Época
A nova face da filantropia, reportagem da Revista Época
Rede Brasileira de Entidades Assistenciais Filantrópicas
Fundação AVINA
Instituto de Empreendedorismo Social
Associação Fazer Avançar
Artemísia Empreendedores de Negócios Sociais
Aliança Empreendedora
Categorias: Empreendedorismo
Questões sociais
Menu de navegação
Crie uma conta
Autenticação
Artigo
Discussão
...