Empreendedorismo Social
Casos: Empreendedorismo Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ninels1 • 19/1/2014 • 2.554 Palavras (11 Páginas) • 645 Visualizações
Carine Lopes Salvador
Professor-Tutor Externo: Julia G. Durante.
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso Bacharelado em Serviço Social Turma SES0154 – Empreendedorismo Social
26/08/2013
RESUMO
Neste trabalho poderá ser observados conceitos e definições do Empreendedorismo Social, bem como abordar de que forma são definidos os empreendedores sociais. O objetivo é explorar os conceitos de empreendedorismo social corporativo e responsabilidade social com suas características, funções e percepções no meio da sociedade que esses estão inseridos. Podendo-se então identificar através de pesquisas que o conceito de responsabilidade social é o envolvimento das empresas corporativas com parcerias de interesse que objetivam o resultado de uma sociedade melhor e mais humanitária e onde todos tenham vez. A parceria de empresas corporativas com instituições filantrópicas é de é de grande valia, pois possibilita uma vida melhor e digna a muitas pessoas que são consideradas excluídas da nossa sociedade e que se não forem acolhidas em projetos como esses nunca terão uma chance de poder viver com dignidade e respeito.
1. INTRODUÇÃO
A preocupação com as empresas privadas sempre foi algo muito estudado, mas e com as empresas filantrópicas? Como ficam as comunidades que não tem um dirigente ou gestor para administra-las? Com essa preocupação há pouco tempo, não mais que vinte anos surgiu o empreendedorismo social que tem a finalidade segundo Vieira (2001) criar valores sociais por meio da inovação e da força de recursos financeiros, independente da sua origem, visando o desenvolvimento social, econômico e comunitário. Assim, o empreendedorismo social é conduzido por duas fortes correntes: primeiramente, o desejo social natural muda frequentemente os benefícios de uma inovação, de uma organização empreendedora e de uma organização baseada na solução. Em segundo lugar, a sustentabilidade da organização e a diversificação dos seus serviços requerem capital, frequentemente incluindo a criação de lucro ou uma sociedade com organizações lucrativas.
A pesquisa em relação ao tema tem por objetivo explorar os conceitos de empreendedorismo social, corporativo e responsabilidade social com suas características, funções e percepções no meio da sociedade que esses estão inseridos e quem são seus gestores e suas visões para o desenvolvimento das empresas seja social ou corporativa e da sociedade como um todo.
Com o objetivo de aprofundar os conhecimentos acerca do tema e fazer emergir variados pontos de vistas advindos dos diferentes autores analisados, foi realizada uma revisão da literatura sobre empreendedorismo social, corporativo e responsabilidade social, na qual foram consultados livros, artigos e periódicos on-line.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Na parte que diz respeito à fundamentação teórica serão abordados os conceitos e entendimentos que se tem em relação ao que vêm ser o empreendedorismo social, como são definidos os empreendedores sociais, as comparações entre sociedades tradicionais e empresas sociais empreendedoras, comparações entre empreendedores de negócios e empreendedores sociais e as principais diferenças entre o empreendedorismo empresarial e o empreendedorismo social.
Os conceitos de responsabilidade social também serão abordados, pois muitas pessoas ainda confundem esse termo com empreendedorismo social, sendo que são termologias com conceitos distintos. Sobre o empreendedorismo privado ou corporativo irar-se abordar um breve histórico com a evolução de seus conceitos.
E em uma última parte da fundamentação teórica, têm-se as principais características que distinguem o empreendedorismo social, a responsabilidade social empresarial e o empreendedorismo privado ou corporativo.
2.1 EMPREENDEDORISMO SOCIAL
Neste contexto , o empreendedorismo social, de acordo com Melo Neto; Froes (2002), é utilizado para resolver problemas sociais existentes e que estão direcionados a camadas populacionais em situação de risco comum como, por exemplo , pobreza , miséria , exclusão social e até risco de vida.
O Termo empreendedorismo social se apresenta como um conceito em desenvolvimento ,mas com características teóricas, metodológicas e estratégicas próprias, sinalizando diferenças entre uma gestão social tradicional e uma empreendedora
O Termo “empreendedorismo social” pode ser novo , mas o fenômeno não. Sempre tivemos empreendedores sociais , mesmo não os chamando como tal. Como por exemplo, podemos citar alguns bem conhecidos: Mahatma Gandhi, Nelson Mandela, Madre Teresa de Calcutá, Herbert de Souza(Betinho) e tantos outros. Originalmente eles construíram muitas das instituições e filosofias que hoje temos como referencia. Entretanto, o novo termo é importante, uma vez que implica na indistinção das fronteiras do setor social.
Empreendedorismo social
1. É individual
1. É coletivo
2. Produz bens e serviços
2. Produz bens e serviços a comunidade
3. Tem o foco no mercado
3. Tem o foco na busca de soluções para os problemas sociais
4. Sua medida de desempenho é o lucro
4. Sua medida de desempenho é o impacto social
5. Visa satisfazer necessidades dos clientes e ampliar as potencialidades do negócio
5. Visa respeitar pessoas da situação de risco social e promovê-las
Quadro 3: Diferença entre empreendedorismo empresarial e empreendedorismo social
Fonte: Adaptado de MELO NETO e FROES, 2002, p. 11
2.2 EMPREENDEDOR SOCIAL
Um empreendedor social é um "indivíduo com experiência na área social, desenvolvimento comunitário ou de negócios, que persegue uma visão de empoderamento econômico através da criação de empreendimentos
...