Ensino Fundamental De 9 Anos
Dissertações: Ensino Fundamental De 9 Anos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: brunecairon • 15/9/2014 • 1.660 Palavras (7 Páginas) • 478 Visualizações
Etapa 2
Conceito de Interdisciplinaridade
O conceito de Interdisciplinaridade como a qualidade de interdisciplinares, que é aquilo que se realiza a partir da prática de estudar várias disciplinas. A Interdisciplinaridade constitui uma condição didática que em qualidade de principio condiciona o cumprimento da cientificidade do ensino em tanto se estabelecem inter-relação entre as diferentes matérias, que podem manifestar-se nas próprias relações internas. Na perspectiva escolar, a interdisciplinaridade não tem a pretensão de criar novas disciplinas ou saberes, mas de utilizar os conhecimentos de várias disciplinas para resolver um problema ou compreender um determinado fenômeno sob diferentes pontos de vista. Serve como um principal complemento no conhecimento escolar transmitindo como uma nova dinâmica na metodologia aplicada. Esse conceito fica mais claro quando se considera realmente de que todo conhecimento mantêm um dialogo permanente com outros conhecimentos que pode ser de questionamento, de confirmação e de aplicação. No mundo atual, moderno e informativo o professor já não é mais o provedor de conhecimento, agora ele atua como mediador da aprendizagem. Deve provocar e questionar o aluno, levando-o ao sucesso de suas pesquisas e conseqüentemente suas respostas desejadas. A escola compreende professor e aluno, envolvidos emocionalmente, a essa junção só surgirá aprendizagem se o professor lançar desafios e o aluno ser capaz de enfrentá-los.
Atividades para o 2º Ano do Ensino Fundamental que envolvam a Interdisciplinaridade
PLANO DE AULA INTERDISCIPLINAR PARA 2º ANO DO EF
JUSTIFICATIVA: a interdisciplinaridade está contemplada nos Parâmetros Curriculares Nacionais e é positiva tanto para os educadores quanto para os alunos. Os professores melhoram a sua comunicação com os colegas e aprimoram a sua prática docente enquanto os educandos tem o ensino voltado para a compreensão do mundo que os cerca desenvolvendo a capacidade de resolver situações problemas independentemente. A escola também é beneficiada criando relações e parcerias com a sociedade. Fazenda propõe que a interdisciplinaridade a é capacidade de dialogar com as diversas ciências, fazendo entender o saber como um e não partes, ou fragmentações.
1ª ATIVIDADE: Narração da História Bruna e a Galinha D’Angola da autora Gercilga de Almeida
Objetivo:
Introduzir de forma lúdica o tema de estudo “África” para que os alunos conheçam e percebam a cultura afro presente em nossa sociedade.
Procedimentos: Narrar a história Bruna e a Galinha D’ Angola com o auxílio de um varal didático, onde estará representada a história. Os alunos ficarão sentados em forma de meia lua, de forma que todos visualizem a narração.
2ª ATIVIDADE: Interpretação Oral
Objetivo:
Expor as suas idéias e pensamentos a partir da história para assim aprimorar a sua capacidade de argumentação crítica e assim relembrar aspectos significativos da história.
Procedimentos: As crianças ainda estarão sentadas da mesma forma em que ouviram a história. Primeiramente solicitaremos que os alunos contem o que lhes foi significativo no conto. Posteriormente faremos os seguintes questionamentos:
Quem era a personagem principal?
Quem contou para a menina Bruna a lenda da Galinha Conquém?
De que lugar era esta lenda?
Você já conhecia uma galinha D’Angola?
O que a menina Bruna fez para conseguir novos amigos? E quem foi a sua primeira amiga?
Você conhece lendas de outros lugares?
3ª ATIVIDADE: Visualizando a África
Objetivo:
Observar as diferentes paisagens, animais e cidadãos africanos para que possam visualizar e conhecer a realidade africana.
Procedimentos: instalar um Data Show na sala de aula, onde mostraremos aproximadamente doze imagens que retratam a diferente realidade deste país. Utilizaremos imagens de paisagens, pessoas, animais, representações culturais e a bandeira local.
4ª ATIVIDADE: Tecendo a África
Objetivo:
Expressar e comunicar a sua visão da África a partir das imagens para o tornar concreto o seu entendimento sobre o que foi visualizado anteriormente;Interagir com materiais diferenciados, para utilizá-los em outras situações;Aprimorar a motricidade fina para que tenham noção espacial na produção artística para aperfeiçoar os movimentos de escrita.
Procedimentos: separar a turma em trios de cinco componentes, cada grupo deverá ficar organizado em uma parte da sala. Para cada grupo disponibilizar uma cartolina japonesa, e para o grande grupo disponibilizar papel crepom e diferentes tecidos. Deverão confeccionar uma bandeira africana, onde cada grupo deve representar o que mais lhes foi significativo nas imagens anteriormente visualizadas (paisagens, pessoas, animais e representações culturais). Quando os grupos terminarem pedir que eles apresentem suas bandeiras e depois estas poderão ser expostas no corredor da escola.
5ª ATIVIDADE: Eu gosto do meu Colega...
Objetivos:
• Exteriorizar os sentimentos que tem para com seus colegas para que possam compreender de forma concreta como os valores do carinho e da amizade se aplicam no cotidiano;
• Aperfeiçoar a capacidade de expressarem-se em público para facilitar a comunicação com as colegas e demais pessoas;
• Aprimorar os movimentos de lançamento e preensão para melhorar a motricidade ampla.
Procedimentos: solicitar que os alunos levantem e permaneçam no círculo. Explicaremos a atividade que se dará da seguinte forma: dar para um estudante o novelo de lã. Este deve lançá-lo para um colega e dizer “eu gosto do meu colega com A porque ele é (amigo, alegre)”. O aluno que recebeu o novelo e deve lançá-lo para um colega e este deve repetir a mesma frase, porém utilizando a letra B. isto deve ser feito em ordem alfabética, podendo passar as letras mais difíceis com H e K. Caso faltem letras o alfabeto pode ser reiniciado.
...