Entre os principais recursos do PostgreSQL
Tese: Entre os principais recursos do PostgreSQL. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: pacholla10157 • 27/9/2014 • Tese • 2.438 Palavras (10 Páginas) • 409 Visualizações
a divulgação de seu código pela Internet, o Postgre 95 iniciou uma nova vida como software open source.
Em agosto de 1996, um pequeno grupo composto por, Marc Fournier, Bruce Momjian e Vadim B. Mikheev lançaram a primeira versão externa da Universidade de Berkeley e deram início à tarefa de estabilizar o código herdado. Também em 1996, o projeto foi renomeado para PostgreSQL a fim de refletir a nova linguagem de consulta ao banco de dados: SQL. A primeira versão de PostgreSQL, a 6.0, foi liberada em 1997. Desde então, um grupo de desenvolvedores e de vários voluntários de todo o mundo, coordenados pela Internet, têm mantido o software e desenvolvido novas funções.
As principais características que foram acrescentadas nas versões 6.x são o MVCC (Multiversion Concurrency Control – Controle de Concorrência Multiversões), melhorias no SQL e novos tipos de dados nativos (novos tipos de datas e hora e tipos geométricos).
Em maio de 2000 foi liberada a versão 7.0. As versões 7.x trouxeram as seguintes novas funcionalidades: Write-Ahead Log (WAL), esquemas SQL, outer joins, suporte a IPv6, indexação por texto, suporte melhorado a SSL e informações estatísticas do banco de dados.
A versão 8.0 foi lançada em janeiro de 2005 e entreoutras novidades, foi a primeira a ter suporte nativo para Microsoft Windows (tradicionalmente, o PostgreSQL só rodava de forma nativa em sistemas Unix e, em sistemas Windows - através da biblioteca Cygwin). Dentre as muitas novidades da versão 8.x, pode-se destacar o suporte a tablespaces, savepoints, point-in-time recovery,roles e Two-Phase Commit (2PC). Em setembro de 2010 foi lançada a versão mais recente: 9.0.
O PostgreSQL como já dito é um SGBD de código aberto que possibilitou o desenvolvimento de soluções corporativas com uma melhor relação custo x benefício.
Um ponto forte deste SGBD é a sua capacidade detratar grandes volumes de dados com alta performance e escalabilidade, ou seja, a sua arquitetura pode ser continuamente ampliada de acordo com a demanda dos usuários. Exatamente neste contexto, entram as aplicações na área de geotecnologias que necessitam de uma infraestrutura robusta e em contínua expansão. Em estudos realizados em universidades e centros de pesquisa, o PostgreSQL tem apresentado performance, no mínimo, 20% superior aos SGBD's comerciais mais conhecidos.
Entre as principais características do PostgreSQL, podemos citar:
* Licenciamento BSD:
Esta licença garante total liberdade de uso, alteração, modificação e distribuição do sistema. Ela também permite, inclusive, que versões proprietárias e comerciais sejam criadas a partir do sistema licenciado nestes termos. Desta forma, este SGBD é ideal para o desenvolvimento de soluções que envolvem segredos comerciais que não poderão ser disponibilizados livremente.
* SGBD Objeto-Relacional (classes e hierarquia):
O PostgreSQL está na mesma categoria de outros SGBD's, tais como Oracle®, Microsoft SQL Server® e IBM DB2®, que evoluíram da arquitetura de relacional para objeto-relacional, ou seja, implementaram algumas definições de orientação à objeto.
* Modularidade:
Este recurso tem facilitado o trabalho dos desenvolvedores que desejam implementar novas funcionalidades. Um exemplo disso, foi a criação do módulo PostGIS, contendo inúmeras funcionalidades para o desenvolvimento de aplicações que tratam a geoinformação.
* Suporte nativo para inúmeras plataformas:
O PostgreSQL tem uma versão nativa para a plataforma Windows sem precisar deuma camada de emulação, bem como para diversas outras plataformas: Linux, Unix, Mac, etc.
* Inúmeras interfaces nativas:
O PostgreSQL pode ser acessado através das seguintes interfaces: ODBC, JDBC, C, C++, PHP, Perl, TCL, ECPG, Python e Ruby. Neste quesito, o PostgreSQL supera todos os demais SGBD's, pois nenhum outro possui tanta flexibilidade.
* Pontos de Salvamento (Savepoints):
Esse recurso do padrão SQL permite que apenas partes específicas de uma transação sejam canceladas sem abortar a operação inteira. Isto beneficia desenvolvedores de aplicações que precisam de transações complexas com tratamento de erro.
* Recuperação a partir dos logs de transação (Point in Time Recovery):
É possível a recuperação total dos dados a partir dos logs que são gerados automaticamente a cada transação. Isto fornece uma alternativa muito esperada às cópias de segurança de hora em hora ou diárias para serviços de dados críticos.
* Tablespaces:
Recurso crucial para os administradores de sistemas com vários gigabytes de data warehousing, as "tablespaces" permitem a alocação de grandes tabelas e índices nos seus próprios discos ou conjuntos de discos, aumentando assim a performance das consultas.
MySQL
O MySQL surgiu a partir da necessidade da equipe que criou o SGBD, de utilizar algum mecanismo que permitisse a conexão de tabelas criadas na linguagem SQL para um determinado fim. A princípio, o grupo iria utilizar o mSQL, mas logo perceberam que esta ferramenta não era rápida o suficiente para atender às necessidades do projeto. O jeito foi criar uma solução própria. Nascia o MySQL.
O MySQL foi criado por Michael Widenius na companhia suíça TcX. Por volta de 1979 Michael desenvolveu um banco de dados chamado UNIREG, sendo rescritos em várias linguagens desde então" [YAR 99]. Em 1994, a empresa TcX começou o desenvolvimento de aplicações baseadas na Web, tendo como base o banco UNIREG, porém esse banco possuía muito "overhead" para obter sucesso em uma aplicação para geração de páginas dinâmicas na Web. Então a empresa TcX começou a procurar por outro banco o mSQL, uma ferramenta baseada em SQL mas com características pobres não possuindo por exemplo suporte a índices, e com desempenho inferior ao UNIREG.
Foi então que o desenvolvedor do banco UNIREG contatou o David Hughes criador do mSQL, para saber do interesse dele em unir os dois bancos. Sendo positivo o interesse de David , a empresa TcX resolveu desenvolver um novo banco, mas mantendo ao máximo a compatibilidade
...