TECNOLOGIAS PRINCIPAIS DO CURSO NA GESTÃO DOS RECURSOS HUMANOS
Projeto de pesquisa: TECNOLOGIAS PRINCIPAIS DO CURSO NA GESTÃO DOS RECURSOS HUMANOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marilze • 28/5/2014 • Projeto de pesquisa • 1.999 Palavras (8 Páginas) • 420 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO SUPERIOR TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
TÉCNICAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
Discentes: Marilze Rodrigues da S Queiroz RA-412842
Patricia Carvalho da Silva RA- 424351
Rosana Rodrigues Nardez de Rezende RA-414666
Maria Gonçalina Silva RA-414142
Cuiabá-MT
Maio/2014
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO SUPERIOR TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
TÉCNICAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
Atividade Avaliativa: Apresentado ao Curso Superior Tecnologia em Recursos Humanos da Universidade Anhanguera Uniderp, orientada pela tutora Débora Mansur
Cuiabá-MT
Maio /2014
SUMÁRIO:
INTRODUÇÃO 04
ENTREVISTA COM DESCRIÇÃO E
ANÁLISE DO CARGO 05
MISSÃO E RESONSABILIDADES DO CARGO 06
FONTES DE RECRUTAMENTO 07
ANÚNCIO 07
SUGESTÃO DE DINÂMICA DO GRUPO 10
CONSIDERAÇÕES FINAIS 15
REFERÊNCIAS BIBIOGRÁFICAS 16
INTRODUÇAO
Neste material poderemos ter uma noção de como é importante um Profissional de Recursos Humanos dentro de uma organização, pois ele será apto para trazer o candidato certo para esta organização e isso resultará em ganho de tempo e de talentos novos e dedicados.
Tudo se inicia da necessidade de ter um novo colaborador, observaremos como fazer uma descrição de cargo que é de grande importância, como recrutar e entrevistar para a seleção, Poderá ver a seleção por competências e como utilizar as dinâmicas para melhorar a qualidade deste colaborador.
Estudaremos todo o processo de integração deste colaborador contratado junto com seu novo local de trabalho. Já obtém uma vantagem competitiva referente às outras empresas que ainda não enxergaram isso.
Um profissional como um analista de Recursos Humanos poderá não só contratar pessoas certas, mas também ajudá-las a crescerem dentro da organização agregando valores a esta.Este profissional irá fazer as descrições de cargos necessárias; elaborará e acompanhará o treinamento de desenvolvimento; avaliará atentamente o desempenho dos funcionários; fará entrevistas de desligamento quando necessário, evitando assim constrangimento para o Sr. Armando; elaborará relatórios e ainda conseguirá auxiliar nos projetos de endomarketing e comunicação interna.
Quando falamos de Recrutamento e Seleção talvez não remetesse a devida importância deste fato. Selecionar pessoas não é só preencher uma vaga, tem muitos fatores envolvidos. A Brasil Confecções necessita de pessoas certas, na quantidade certa e na hora certa e só ira atingir tal objetivo com um recrutamento eficaz.
Antigamente ter preparo técnico bastava para estar empregado, isso mudou com a globalização e busca constante de inovação, hoje é importante a técnica, mas o que realmente faz a diferença é o famoso “CHA”, esse profissional de Recursos Humanos irá exigir competência técnica; habilidades e atitudes específicas às necessidades da empresa referente ao candidato.
O profissional terá cuidados extras para diminuir a subjetividade na hora da comparação, como:
•Saber exatamente a descrição do cargo da vaga em aberto.
•Conhecer os pré-requisitos da vaga em aberto.
•Conhecer os principais desafios esperados pela área solicitante.
•Perceber corretamente o perfil comportamental esperado e desejado.
•Conhecer a cultura, os valores, a missão, não só da empresa, mas da área, bem como da equipe da vaga em aberto.
• Entender a missão, a visão, os objetivos estratégicos, os princípios da empresa para não contratar alguém que não ira se encontrar naquela posição.
• Buscar sempre a participação do solicitante da vaga. Sem esta participação o processo seletivo ficaria comprometido.
A maior e melhor contribuição que um profissional de Recursos Humanos pode dar à “Brasil Confecção” é selecionar de forma correta o novo colaborador, caso contrário acarretará desgastes, prejuízos e desperdícios inimagináveis como:
•Retrabalho.
•Dinheiro e tempo de treinamento para o colaborador que não ira ficar na empresa.
•Tempo do supervisor orientando o recém-contratado.
•Baixa produtividade
•Possíveis problemas no atendimento ao cliente externo.
O profissional capacitado ira evitar muitos transtornos para a organização, trazendo a seleção por competência que faz toda a diferença neste momento tão precioso.
Depois do colaborador adaptado ao perfil da empresa, este profissional continuará fazendo seu trabalho, porém será na parte de gerir pessoas em frente aos seus desempenhos e o resultado será uma empresa competitiva a um mercado tão exigente.
e Cargo, fontes de recrutamento e anúncio do cargo.
ENTREVISTA
...