Esboço estagio
Por: alissonjiban • 29/5/2016 • Projeto de pesquisa • 3.435 Palavras (14 Páginas) • 251 Visualizações
Faculdade Anhanguera de Santa Bárbara
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Curso: Engenharia Mecânica
6º semestre A
Alisson Ferreira RA: 4626892267
Santa Barbara d' oeste
23 de Maio de 2016
Sumário
1. INTRODUÇÃO
2. OBJETIVO GERAL
3. ESTUDO DO CASO
4. ANÁLISE DO SETOR DE MANUTENÇÃO
5. EQUIPE DA MANUTENÇÃO
6. ORGANOGRAMA DA MANUTENÇÃO
7. DIAGNÓSTICO DE ATUAÇÃO DA MANUTENÇÃO
8. IMPLANTANDO A MANUTENÇÃO PREVENTIVA
9. Definir os principais conceitos de manutenção
10. Analisar a mão-de-obra quanto as suas aptidões
11. Desenvolvimento dos Fluxogramas de atuação da manutenção
12. Manutenção Autônoma
13. Manutenção Preventiva/Inspeção
14. Manutenção Corretiva
15. Efetuar levantamento para cadastro de todos os equipamentos existentes na empresa
16. Elaboração do Plano de manutenção preventiva/inspeção
17. Elaboração do Cronograma de manutenção preventiva
18. Elaboração do formulário de Solicitação de Serviço (SS)
19. Elaboração do formulário de Ordem de serviço (OS)
20. Aplicação das Ferramentas de gerenciamento e gestão da qualidade
21. CONSIDERAÇÕES FINAIS
22. ANEXOS:
23. REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO
A manutenção a cada dia vem ganhando maior espaço nas organizações em função da sua grande importância no que se refere ao aumento da disponibilidade operacional dos equipamentos. Esse relatório tem como objetivo montar um modelo de planejamento sistemático de manutenção para empresas que não dispõe de ferramentas de controle e gerenciamento de manutenção, aplicando ferramentas de melhoria contínua.
OBJETIVO GERAL
Propor um modelo de implementação de um Plano de Manutenção Preventiva que será realizado com cronogramas anuais para prevenir falhas mecânicas e garantindo a qualidade dos produtos da empresa e a satisfação dos clientes.
ESTUDO DO CASO
O estagio ocorreu na DISPAN INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA., localizada no município de Nova Odessa no estado de São Paulo. Há 28 anos no mercado, a Dispan é especializada no desenvolvimento e distribuição de estruturas metálicas para passagem de cabos nos segmentos de eletrocalhas, perfilados, leitos e aramados.
ANÁLISE DO SETOR DE MANUTENÇÃO
Atualmente a indústria tem em torno de 40 equipamentos tais como: prensas hidráulicas, prensas mecânicas, dobradeiras, guilhotinas, perfiladeiras e compressores de ar.
Observou-se que a manutenção corretiva proporciona paradas inesperadas por falhas em componentes.
EQUIPE DA MANUTENÇÃO
O setor de manutenção é terceirizado, contando com apenas um mecânico pra todas as máquinas. Atividades que necessitam de um grau de conhecimento mais aprofundado são realizadas por técnicos terceirizados.
ORGANOGRAMA DA MANUTENÇÃO
O Gerente de produção é o responsável por toda a área de produção. Além de ser o responsável por contratar mão-de-obra terceirizada quando há necessidade.
Observa-se na figura 01 que todas as tomadas de decisões relacionadas a serviços de manutenção estão centralizadas a ao Gerente de produção, é ele quem delega as atividades diretamente aos colaboradores desse setor. Caracterizando-se em termos de administração uma manutenção centralizada.
Figura 1 – Organograma da equipe de manutenção.
[pic 1]
DIAGNÓSTICO DE ATUAÇÃO DA MANUTENÇÃO
A empresa em estudo atua predominantemente de forma corretiva nas intervenções do equipamento. Quando o equipamento entra em estado de falha é que o mecânico atua a fim de sanar o problema, ou seja, a manutenção não atua de forma sistemática e proativa. Consequentemente acarreta numa sobrecarga de serviço da manutenção, já que na maioria das vezes a o mecânico estava atuando em outra frente de trabalho, além de ocasionar prejuízos com a parada do equipamento, dano maior ao equipamento devido o funcionamento até a quebra, dificuldade na obtenção de peças sobressalentes.
...