Estagio Completo
Artigos Científicos: Estagio Completo. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: famalu • 3/9/2014 • 6.532 Palavras (27 Páginas) • 285 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇAO................................................................................................ 02
OBEJETIVO GERAL.......................................................................................... 05
1.1 Do currículo................................................................................................. 06
1.2 Das aulas..................................................................................................... 07
1.3 Dos Professores de Artes................................................................................ 08
2 DESENVOLVIMENTO.....................................................................................09
2.1 Relatórios de Coparticipação ..........................................................................10
CONCLUSÃO.....................................................................................................14
3 PROJETO DE ENSINO MINICURSO................................................................15
3.1 Relato de Docência.........................................................................................25
3.2 Diario de Bordo..............................................................................................27
4 CONSIDERACOES FINAIS..............................................................................28
4.1 Referencias....................................................................................................29
4.2 Anexos..........................................................................................................30
Introdução
Mediante a este inventario de pesquisa, este relatório tem como objetivo analisar o PPP (Projeto de Politica Pedagógico), da Escola Estadual Dr. José Manoel Fontanillas Fragelli, que se situa no endereço, Avenida Rachid Neder, 1445 – Centro - Angélica – MS. Que oferece Graus de Ensino: Fundamental e Médio. Quando se fala em instalações físicas refere-se ao ambiente físico escolar composto pelo espaço educativo, pelo mobiliário e pelo equipamento escolar.
A falta de infraestrutura, a inexistência de projetos arquitetônicos adequados e viáveis, a falta de recursos públicos e até mesmo a utilização de instalações inadequadas dos prédios escolares são problemas reais enfrentados por grande parte das escolas públicas brasileiras. Nas edificações escolares, mais que em qualquer outro espaço, é importante que o equipamento, o mobiliário e as dimensões dos ambientes sejam adequados às pessoas que os utilizam.
A Escola Estadual Dr. José Manoel Fontanillas Fragelli, no ano de 2012, funciona em três períodos, sendo: matutino, vespertino e noturno.
No período matutino (das 7:00 às 11:25 h) funcionam do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental e os três anos do Ensino Médio; no período vespertino (das 12:15 às 16:40h), do 5º ao 9º anos do Ensino Fundamental e no período noturno (das 18:45 às 22:55 h), os três anos do Ensino Médio, perfazendo um total de 671 alunos assim distribuídos:
No caso particular da estrutura física da escola, acredita-se que a falta de conforto, em todos os seus aspectos, influi no desempenho dos alunos em aula, tanto em termos de saúde, como em termos de aprendizado.
O estudo correto do ambiente escolar pode ajudar a criar espaços adequados do ponto de vista térmico, acústico e com boa luminosidade propícia às atividades que ali serão desenvolvidas e dar uma estrutura mínima como água potável e merenda escolar.
Portanto, a estrutura física é de grande importância para o ensino aprendizado, pois quanto mais conforto o aluno adquirir, melhor será o seu rendimento psíquico, intelectual, social e até futuramente econômico.
A escola possui os seguintes espaços, ela compõe-se de nove salas de aulas, uma sala de aula adaptada ao funcionamento da secretaria da escola, uma sala de recursos multifuncionais, uma sala de tecnologia, uma sala da direção com banheiro, uma sala da coordenação, uma sala de arquivo, uma sala de professor com um único banheiro, uma cozinha, um banheiro feminino e um banheiro masculino - contendo quatro conjuntos sanitários cada um, um depósito, uma quadra coberta e uma biblioteca. Ainda existem na escola uma casa de zelador, dois vestiários, dois banheiros e uma cantina desativada.
É importante registrar que a escola tem 37 anos de funcionamento e nunca passou por uma reforma, portanto, por mais bem cuidada que seja, suas dependências necessitam de reformas que possibilitem maior conforto a todos aqueles que as utilizam.
A Escola possui o seguinte corpo docente diretor, coordenador e quatorze docentes efetivos e vinte um convocado. O corpo docente, tanto o efetivo quanto o convocado, é altamente qualificado, uma vez que todos os professores possuem nível superior completo, a maioria com especialização ‘lato sensu’ e, ainda, uma professora com especialização ‘strictu sensu’, cada um atuando em suas respectivas áreas, dentro das suas respectivas habilitações.
A escola também possui Recursos materiais e tecnológicos disponíveis que ainda que alguns problemas de infraestrutura dificultem certas atividades educativas, a escola dispõe de equipamentos que possibilitam uma educação de qualidade, tais como uma sala de tecnologia com 20 microcomputadores (número insuficiente para atendimento à toda a clientela escolar), Biblioteca Escolar, (ainda sem bibliotecária), com acervo considerável, Sala de Multirrecursos (para atendimento a alunos portadores de necessidades especiais) etc.
Ainda com relação aos equipamentos existentes pode-se afirmar que a Escola possui-os em quantidade suficientes para que possa ser ofertada uma educação de qualidade em recursos tecnológicos.
Dentre os equipamentos, têm-se aparelhos de DVD, DVDs diversos, uma antena parabólica, uma câmera e filmadora digital, dois data-shows e duas TVs 20`. Todos esses equipamentos são organizados pela Professora Gerenciadora de Tecnologias Educacionais e Recursos Midiáticos.
Com os pais e/ou responsáveis, a escola deve superar as idealizações ou os preconceitos ainda existentes, reconhecendo a diversidade de formas de organização
...