Estagio na Farmácia de Manipulação
Por: SaraCrisley • 18/8/2015 • Ensaio • 2.670 Palavras (11 Páginas) • 215 Visualizações
INTRODUÇÃO
Farmácia de manipulação ou Farmácia magistral é aquela preparada na farmácia, a partir de uma prescrição de um profissional habilitado, destinada a um paciente individualizado, e que estabeleça em detalhes sua composição, forma farmacêutica, posologia e modo de usar. O grande diferencial dos medicamentos produzidos numa farmácia de manipulação em relação aos medicamentos industrializados é a adequação da dose dos fármacos a cada paciente. O medicamento manipulado tem importância significativa para pacientes pediátricos e idosos, pois os mesmos na maioria das vezes não encontram o medicamento na dose adequada disponíveis no mercado. Os médicos também podem prescrever diversas associações entre os fármacos numa mesma formulação. Por esta razão a farmácia de manipulação caracteriza-se por trabalhar com variedade de insumos farmacêuticos e de embalagens, para que todos os clientes possam ser atendidos. Uma outra diferença importante é o prazo de validade, pois os medicamentos manipulados possuem prazo de validade menor (CRÓSTA, 2000).
O presente relatório descreve as atividades realizadas no estagio curricular na farmácia Artiflora, que ocorreu durante o período de Abril 2014 á Junho de 2014, cumprindo a carga horaria prevista pelo instituto, de 300 horas.
No campo de estagio tive como supervisor o farmacêutico Leonardo Soares Ferreira responsável da empresa concedente, que durante todo o período, me instruiu, acompanhou e orientou as atividades que exerci. A Artiflora dispõe de laboratórios específicos para a fabricação de produtos sólidos, semi-sólidos e de um laboratório de controle de qualidade.
FUNDAMENTAÇÕES TEORICA
A Pharmacia Artiflora abriu suas portas em novembro de 2012 com a missão de promover a saúde e o bem estar das pessoas, fornecendo medicamentos e cosméticos manipulados e individualizados, desenvolvidos com qualidade, segurança e eficácia.
Instalada num espaço pequeno com apenas 22 m², a farmácia tem apenas 4 funcionários e uma pequena área de atendimento. No entanto, o desejo de oferecer
ao cliente qualidade no atendimento, foi o diferencial que chamou a atenção dos sãosimoense. Visto que os moradores de São Simão tinham que manipular seus medicamentos em outras cidades. Visto que e recente sua instalação na cidade mas estará sempre buscando a melhoria contínua, prezando pela qualidade e inovação, buscando sempre a satisfação de seus clientes, e estará em conformidade com os órgãos reguladores, cumprindo os requisitos de segurança para a manipulação de produtos confiáveis, prezando pelos padrões de qualidade. Para que no futuro possa crescer e se tornar referencia na região.
A assistência farmacêutica é um dos itens mais valorizado em todo o processo, tendo como farmacêuticos: Leonardo Soares Ferreira e Sergio Antônio de Moura, ambos graduados em Farmácia com Habilitação de Farmacêutico- Bioquímico.
Para finalizar, sintetizamos:
“Buscamos Ser sempre melhor no que fazemos, para sermos reconhecidos como referência pela qualidade do nosso produto e excelência no atendimento, através do desenvolvimento humano, profissional a serviço de uma melhor qualidade de vida”.
Atenciosamente,
Dr. Leonardo Soares Ferreira - CRF 6134 GO
Dr. Sergio Antônio de Moura Junior - CRF 7503 GO
2. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
2.1. ARMAZENAMENTO DE MATÉRIAS PRIMAS
2.1.1. O QUE FOI FEITO
Definir normas a serem aplicadas para o armazenamento adequado de matérias– primas.
2.1.2. POR QUE FOI FEITO
Todas as matérias - primas devem ser armazenadas sob condições apropriadas e de forma ordenada de modo a preservar a identidade e integridade das mesmas.
2.1.3. COMO FOI FEITO
Organizei as matérias – primas em ordem alfabética, observando as datas de validade dos produtos, estando os de menor validade à frente dos de maior validade, verificando se os produtos comprados recentemente não possuem validade inferior aos produtos mais antigos. Devemos utilizar sempre primeiro o lote mais antigo da matéria-prima, antes de consumir o mais novo. As matérias-primas sob o regime especial de controle são armazenadas em armários fechados com chave e tendo como responsável o farmacêutico, estando em ordem alfabética com rótulos bem definidos e data de validade indicada. Os produtos devem ser divididos, com o objetivo de armazenamento, em sólidos e líquidos, estando separados para evitar contaminação cruzada entre os mesmos por isso todas as prateleiras devem ter identificação.
2.1.4 QUAL A APRENDIZAGEM COM ESTA COM ESTA ATIVIDADE
Aprendi que as matérias-primas devem ser estocadas em locais identificados, de modo a facilitar a sua localização para uso, sem risco de trocas.
2.2. FABRICAÇÃO DE EXCIPIENTES.
2.2.1. O QUE FOI FEITO
Foi feito a fabricação de excipientes.
2.2.2. POR QUE FOI FEITO
Excipientes são substâncias adicionadas às formulações farmacêuticas, e têm a função de garantir a homogeneidade durante o enchimento, facilidade na manipulação, aumento da estabilidade das propriedades biofarmacêuticas dos medicamentos, além de melhorarem as características organolépticas e, assim, a aceitação dos medicamentos pelos pacientes. São utilizados como veículo para princípio ativo
2.2.3. COMO FOI FEITO
Prepara – se uma ordem de manipulação com todos os compostos utilizados. Então pesamos os princípios ativos. Logo após misturamos e embalamos e rotulamos sendo transferido para o almoxarifado de matéria. O calculo que se baseia na quantidade de pó por cápsula são: quando menor a cápsula mais excipiente será necessário para preenche - la usando como base 1g de pó para 10 cápsula pequenas (tamanho 04).
2.2.4. QUAL A APRENDIZAGEM COM ESTA COM ESTA ATIVIDADE
Aprendi que os excipientes são adicionados às formulações para melhorar e possibilitar sua ação terapêutica, melhorando sua eficiência, aumentando a solubilidade, sem alterar a essência do produto final.
2.3. MANIPULAÇÃO DE PÓ
2.3.1. O QUE FOI FEITO
Foi feita a manipulação de pó.
2.3.2. POR QUE FOI FEITO
Por que torna o medicamento ou tratamento mais acessível aos clientes/pacientes, evitando desperdícios de pó tendo um custo menor como também traz eficiência ao produto final, uma vez que tudo é desenvolvido com a dosagem e quantidade específicas.
2.3.3. COMO FOI FEITO
De acordo com a chegada das prescrições medicas o farmacêutico responsável pelo laboratório faz conferência das receitas, observando as dosagens, porcentagens e princípios ativos utilizados na manipulação e em seguida pegamos as matérias- primas requeridas nas prescrições, depois de pesadas são colocadas em um saco plástico onde eu utilizo as próprias mãos para misturá-las e homogeneizá-las, no laboratório há bancadas onde será realizado o processo de encapsulação do pó e esse processo e realizado em tabuleiros, primeiro passo e a montagem da placa, coloquei uma haste de cada lado entre a base e o tampo, preenchi os orifícios da placa encapsuladeira com as capsulas fechadas e vazias, de acordo com a quantidade solicitada na requisição, observando com atenção o tamanho e a cor da capsula utilizada, removendo manualmente a tampa da capsula (parte menor da capsula), submetendo o pó gradualmente sobre a placa com as capsulas vazias e abertas, espalhamos cuidadosamente com a ajuda da espátula o pó sobre a placa, ate que o conteúdo esteja uniformemente distribuídos sobre as capsulas, batendo a placa sobre a bancada de maneira ritmada para que os pós se acomodem facilmente, após o enchimento, abaixei a haste e recoloquei as tampas (parte superior) das cápsulas e travando as capsulas com os polegares, retirei as capsulas da placa e limpei e em seguida levei as capsulas para a sala de controle de qualidade onde primeiramente anotamos o peso da capsula vazia, depois pesamos a capsula cheia e anotamos e somamos e o resultado e usado como referencia aos valores que obteremos com o peso das próximas capsulas, usamos dez capsulas sempre pesando – as individualmente e esperamos a confirmação da maquina se as capsulas serão aprovadas, e colocamos em potes plásticos e colocamos algodão sobre as capsulas a fim de diminuir o espaço ocupado pelo oxigênio e em seguida rotulamos a embalagem, se o peso das cápsulas de um medicamento exceder o recomendado o mesmo deverá voltar para manipulação onde será realizada uma nova encapsulação
...