Etica crista normam
Por: Genesis Miguel • 8/9/2016 • Trabalho acadêmico • 2.752 Palavras (12 Páginas) • 404 Visualizações
Sumário
INTRODUÇÃO
CAPITULO 1
1.1 O Cristão e a Sociedade.
CAPITULO 2
2.1 Amor Próprio
2.2 Egocentrismo
CAPITULO 3 .......................................................................................................4
3.1 Guerra
CAPITULO 4
4.1 Responsabilidade Social.
4.1.2 missão integral.
4.3 Responsabilidades Social e Espiritual.
CONCLUSÃO
FONTE BIBLIOGRÁFICA
INTRODUÇÃO
A ética esta relacionado com o comportamento do ser humano, nesta pesquisa será abordada no campo cristão. Relatando o pensamento bíblico sobre este tema, que tem crescido nos dias atuais devido ao aumento de regras e padrões morais da sociedade.
O desenvolvimento dos homens tem se intensificado sobre as questões bíblicas, pois dia após dia, os evangélicos estão sendo, pois a sociedade esta a questionar sobre os valores morais dos que servem ao senhor e também internamente a discursão sobre a conduta dos servos de Jesus. Esta pesquisa apresentara a visão bíblica sobre o amor próprio ate que ponto o ego é prejudicial ao cristão, o pensamento bíblico sobre a guerra aonde a bíblia diz que o governo é de Deus, sobre essa ideia o cristão precisa participar de guerras e a responsabilidade social é um dever de todo cristão ou apenas princípios éticos.
O objetivo desta pesquisa é trazer uma visão especialmente bíblica, mas também traçando um paralelo com a sociedade atual, uma vez que muitos dos textos bíblicos foram utilizados para a cultura bíblica do passado. Hoje temos uma perspectiva diferente e o cristão precisa diariamente analisar a Bíblia para poder ter um caráter moral de acordo com os padrões bíblicos.
CAPITULO 1
1.1 O Cristão e a Sociedade.
Os cristãos dos dias atuais tem enfrentado um grande ataque da sociedade e também dos críticos do evangelho. O crescimento do evangelho no mundo tem atraído milhares de pessoas de todas as culturas, com esse avanço surgem inúmeras questões sobre o perfil que o cristão tem que se portar diante da sociedade.
O cristão precisam se preocupar com suas responsabilidades espirituais e sociais também, biblicamente temos textos que expressam essa realidade, só que alguns cristãos tem negligenciado essa tarefa diante da sociedade, ao estudar sobre teologia é claro observar que a igreja pós-moderna tem se preocupada com as questões sobre a verdade absoluta, uma vez, que a muitos estão em busca de verdades filosóficas e sobre estas perspectivas alguns tem perdido o sentido dos valores bíblicos.
Nas sagradas escrituras existem varias situações, que exemplificam o caráter do cristão diante da sociedade e por varias vezes esta associada às revelações de Deus que em geral estão por todos os livros da Bíblia.
CAPITULO 2
2.1 Amor Próprio
No novo testamento é perceptível a relação de Jesus e seus seguidores, pois ele ensinou acerca da comunhão uns com os outros. O amor deve ser para o bem das demais pessoas, mas o pecado do homem tem levado a ignorância a amar a si próprio se esquecendo do que as sagradas escrituras ensinam.
A ética Crista traz uma nova perspectiva de raciocínio ao cristão, pois na maioria das ocasiões o amor próprio se encontra dentro da comunidade crista. Pessoas que desejam a si mesma e negam os demais irmãos, se esquecendo dos ensinamentos do mestre Jesus. Andando sobre o ponto de vista de Jesus muitos dos seus discípulos e posteriormente os discípulos dos apóstolos puderam experimentar as praticas mutuas de amar o próximo e como a si mesmo. No livro de levítico quando Moises faz a repetição de diversas leis ele fala sobre o amor ao próximo.
Não procurem vingança, nem guardem rancor contra alguém do seu povo, mas ame cada um o seu próximo como a si mesmo. Eu sou o Senhor (Levítico. 19:18) NVI.
Jesus respondendo aos opositores de seu ministério, também trata sobre este ordenança sobre o amor ao próximo ao dizer:
E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo. (Mateus 22:39) NVI.
Pois estes mandamentos: "Não adulterarás", "não matarás", "não furtarás", "não cobiçarás", e qualquer outro mandamento, todos se resumem neste preceito: "Ame o seu próximo como a si mesmo (Romanos) 13:9 NVI
A razão de estes versículos esta no amar o próximo sem, pois o fruto desse amor esta na Regeneração do homem em devoção total a Deus. Exceto na passagem de levítico quando Moises fala do amar o próximo ele esta dizendo no contexto de seu povo, mas na nova aliança esse contexto é para toda a humanidade.
2.2 Egocentrismo
Segundo o dicionário o significado de egocentrismo é um conjunto de atitudes ou comportamentos indicando que um indivíduo se refere essencialmente a si mesmo. Aqueles que participam da comunhão com Jesus não podem dar lugar aos desejos do (Ego). O apostolo João condenou a atitude de Diótrefes
Escrevi à igreja, mas Diótrefes, que gosta muito de ser o mais importante entre eles, não nos recebe. (3 João 1:9)
Joao estava falando a respeito do (Eu) usado por este homem ele estava dando a importância a si mesmo recusando os ensinamentos do apostolo. Ele rejeitou outro ensinamento e chegou a recusar pessoas na igreja. Certamente João estava descontente, pois do Senhor Jesus ele não havia recebido esta recomendação. Os princípios fundamentais de seu Mestre era o amar os demais irmãos. O próprio João recebe nos dias atuais o nome de o apostolo do amor declarando que o amor é um mandamento de todos os cristãos amem fraternalmente.
...