Eventos teatrais
Tese: Eventos teatrais. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: thafonseca • 12/11/2013 • Tese • 4.326 Palavras (18 Páginas) • 182 Visualizações
Friedrich Froebel foi um dos primeiros educadores a considerar o início da infância como uma faze de importância decisiva na formação das pessoas – ideia hoje consagrada pela psicologia, ciência da qual foi percursor. Froebel viveu em uma época de mudança de concepções sobre as crianças e esteve a frente desse processo na área pedagógica,como fundador dos jardins-de-infância, destinado aos menos de 8 anos. O nome reflete um principio que Froebel compartilhava com os outros pensadores de seu tempo: o de que a criança é como uma planta em sua fase de formação, exigindo cuidados periódicos para que cresça de maneira saudável. As técnicas utilizadas até hoje em Educação Infantil são fundamentadas nas teorias de Froebel. Para ele, as brincadeiras são o primeiro recurso no caminho da aprendizagem. Não se trata apenas de diversão, mas um modo de criar representações do mundo concreto com a finalidade de entendê-lo.
Com base na observação das atividades dos pequenos com jogos e brinquedos que Froebel previu uma educação que ao mesmo tempo permite o treino de habilidades que elas já possuem e o surgimento de novas. Dessa forma seria possível aos alunos exteriorizar seu mundo interno e interiorizar as novidades vindas de fora - um dos fundamentos do aprendizado, segundo o pensador.
Pensando sobre a prática escolar, ele se dedicou a criar um sistema filosófico que lhe desse sustentação. Para Froebel, a natureza era a manifestação de Deus no mundo terreno e expressava a unidade de todas as coisas. Da totalidade em Deus decorria uma lei da convivência dos contrários. Isso tudo levava ao princípio de que a educação deveria trabalhar os conceitos de unidade e harmonia, pelos quais as crianças alcançariam a própria identidade e sua ligação com o eterno. A importância do autoconhecimento não se limitava à esfera individual, mas seria ainda um meio de tornar melhor a vida em sociedade.
ATIVIDADE PROPOSTA – FAIXA ETÁRIA 0 A 5 ANOS
Atividades teatrais
Na sala de aula vamos dividir as crianças em grupos e cada criança poderá através da linguagem corporal passar para os outros grupos onde estão, quem são e o que estão fazendo.
Eles precisam planejar o tamanho do lugar, os objetos imaginários a serem usados e o que farão com eles durante a demonstração para o grupo. Todos observarão a apresentação de cada grupo.
O professor observará o que os alunos fazem durante a demonstração e observará também a reação dos outros alunos. Poderemos incluir novos elementos. Exemplo: falar no ouvido de um dos participantes que um objeto mudou de peso ou que o ambiente mudou (“faltou luz”, “ficou frio”). Essa novidade poderá mudar incrementar a apresentação. Poderemos observar quais partes do corpo os alunos mais utilizam e estimulá-los a fazer movimentos diferentes como por exemplo: não utilizar as mãos. Após a apresentação de cada grupo, faça uma roda de conversa para que a platéia e quem encenasse troquem percepções.
Depois que as crianças entenderam o onde, o quem e o quê, leve-as para assistir a uma peça e, caso não seja possível, veja uma apresentação em DVD. Depois, pergunte se elas conseguem identificar os três elementos. Nessa hora, sistematize o conhecimento e diga que o onde pode ser chamado de cenário, assim como o quem é o personagem e o que é a ação dramática que se desenvolve.
Avaliação:
Todos devem ser avaliados como participantes e como platéia - se a capacidade de comunicação não verbal foi ampliada, como reagiram às situações e aos desafios propostos e se integraram ao próprio repertório também o que foi desenvolvido pelos colegas. Para reforçar algum ponto específico, confira as anotações que você fez e a fala das crianças nas rodas de conversa e proponha um novo jogo com adaptações específicas para o aspecto que foi insatisfatório.
Atividade proposta – Faixa Etária 6 a 10 anos
Tarsila do Amaral
A obra de Tarsila tem grande influência regional. Ela foi uma mulher além do seu tempo. Soube pensar, filtrar e produzir arte brasileira. Embora tenha estudado e freqüentado muitos ateliês de artistas estrangeiros, absorveu esse conhecimento e transformou-o em uma obra que reflete características de sua terra. Os temas, as cores e o contexto político brasileiros são expressivos exemplos do movimento modernista. Daí importância de se trabalhar com a arte de Tarsila. O trabalho da Tarsila é muito vivo colorido e simples, é possível trabalhar de muitas formas como: trabalhos de reprodução (usando pintura, desenho, recorte e colagem). Algumas atividades propostas pra trabalhar Tarsila:
Auto-retrato .Em classe faremos uma pesquisa sobre quem foi Tarsila do Amaral e quais suas obras. Com o autoretrato de Tarsila do Amaral é possível trabalhar a identidade da criança. Pode-se niciar fazendo uma apresentação da artista, contando sua história e depois de apresentar o seu autoretrato, mostrar imagens da Tarsila - explicando que ela fez a sua própria pintura, que aquela imagem reflete como ela se via. A partir de então pode-se usar diversas técnicas para trabalhar conteúdos como: Eu (quem sou? Como sou? Como me vêem?); Características físicas da criança; Diferenças (mostrando que cada um tem suas características e maneira de ser); Auto-estima.
Trabalharemos a Família
A família pode dar uma espécie de continuidade ao trabalho feito com o Autoretrato.
Se antes falamos da identidade, agora podemos ajudar a criança a conhecer a própria história e a história da família, sentindo-se participante dela. Podemos falar sobre: A família (Quem faz parte da sua família? Como ela é? As diferentes famílias); Árvore genealógica.
|
|
Usando essas duas obras: A lua e o sol Poente , ao mesmo tempo para fazer um comparativo, podemos explorar as diferenças entre o dia e a noite: Opostos (claro/escuro); Características do céu durante o dia e durante a noite (cores, sol, lua, estrelas, nuvens); Rotina em determinado período do dia (dormir/acordar, almoçar/jantar, desjejum/lanche); |
Esta imagem fala por si só. É um prato cheio para trabalharmos as profissões,
meios de transportes e frutas: Frutas (em partes da planta/em suas diferenças - tamanho, sabor, cores, texturas, formas, tipos de sementes); Profissões (O que faz um vendedor de frutas? Como
...