Fenomenos naturais
Por: nicikill50 • 18/4/2015 • Projeto de pesquisa • 931 Palavras (4 Páginas) • 635 Visualizações
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO ONZE DE AGOSTO
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO
FENÔMENOS NATURAIS
NOVA PRATA
2013
- INTRODUÇÃO
Neste trabalho iremos desvendar os mistérios físicos presentes em alguns fenômenos naturais formados a partir da velocidade do vento e da água. Com destaque nos ciclones especificando sobre tornados, tromba de água, furacões e tufões.
Embora muitas pessoas acreditem que tornados e bombas de água são os mesmo fenômenos na verdade não são, pois tornados são formados a partir de furacões na terra e trombas de água começam a partir do mar, o que estará em foco a seguir.
- CICLONES
Ciclones são fenômenos meteorológicos, tempestades violentas produzidas por grandes massas de ar em alta velocidade de rotação e chuvas torrenciais, sendo necessária para sua formação uma temperatura superior a 26ºC, humidade do ar superior a 70% e localização distante do Equador.
Que costumam ocorrer na região Oeste, Nordeste, Norte do Pacífico, Oceano Índico e Norte do Oceano Atlântico, regiões tropicais e subtropicais, evidenciando-se quando superam os 50km/h.
O ciclone se forma quando a água quente evapora, o ar quente e húmido sobe, formando nuvens no encontro com o ar frio da altitude, assim se instala uma tempestade, a circulação do ar ocorre com maior velocidade e de uma maneira cíclica, os ventos cada vez mais rápidos provocam o movimento circular do ar, principalmente no centro, uma cortina de chuva forma-se em torno do ciclone.
Se a velocidade o ciclone ultrapassar 116 Km/h, pode surgir um Furação ou um Tornado.
- FURACÃO
O Furacão se forma quando a velocidade do ciclone ultrapassa 116 Km/h, podendo atingir até 300 Km/h, sua velocidade de deslocação pode chegar a 50 Km/h. Podendo durar semanas e atingir 1500 Km de diâmetro, ocorrendo no Oceano Atlântico Norte – Golfo do México, Caraíbas e região leste dos EUA.
Se ocorrer na região do Pacífico Norte, região Oeste dos EUA, Japão e China ele é chamado de Tufão, que possui as mesmas características de um Furacão.
- TORNADO
A origem do tornado são de duas colunas de ar em forma de um funil, em altíssima rotação, que se formam a partir de nuvens do tipo Cumulonumbus. Dependendo da forma que está a tempestade com granizo o tornado chega alcançar o chão mas se não tiver muita rotação não. Sua duração é de aproximadamente 10 a 15 minutos, e seu diâmetro raramente ultrapassa 2 quilômetros.
Sua formação ainda não é totalmente compreendida pelos cientistas, mas podemos observar que ocorrem com o cisalhamento do vento, que seria quando ventos de temperaturas e alturas diferente se encontram, como por exemplo, o vento a 300m de altura sopra a uma velocidade de 8km/h e o vento a 1500m de altura sopra a uma velocidade de 40km/h. Após isso se essa coluna encontrar uma massa de ar ascendente quente e úmido com uma massa de ar fria e seca, os ventos ganham energia e começam a acelerar, formando assim o tornado. Normalmente os tornados se formam perto da noite, pois a atmosfera está mais instável.
Uma curiosidade sobre tornado é que em todo o mundo, cerca de 70% ocorrem nos Estados Unidos, isso devido ao chamado corredor dos tornados, que fica nos estados do Kansas, Oklahoma e Texas. Pois massas de ar quente e úmida vindas do Canada se encontram com massas de ar frio e seco vindos do Golfo do México.
- EXPERIÊNCIA REALIZADA
Experiência disponível no site MUNDO MANUAL
Tornado de água
Materiais necessários para fazer a experiência:
Computador velho ou seja HD velho;
Fonte que ainda funcione;
Pote de vidro que o HD;
Arame;
Água.
Modo de fazer o tornado de água.
Retire o super ímam que se encontra dentro do HD. Assim que estiver com o super ímam separado do HD, cole-o no centro com cola quente, nesta hora é preciso muita precisão para que o ímam fique centralizado no meio e muito bem colado, caso contrário, a experiência não funcionará. Também é importante ressaltar que não se pode colocar cola quente em cima do ímam, ele precisa ficar liso, sem nenhuma alteração. Logo após é necessário tirar o “bracinho de leitura”.
...