Filme Vidas Secas
Por: Bianca Caires • 4/6/2016 • Resenha • 408 Palavras (2 Páginas) • 1.935 Visualizações
TRABLHO
DE
PORTUGUÊS
[pic 1]
Filme: Vidas secas.
Ano: 1963.
Origem: Brasileira.
Gênero: Drama
Elenco: Átila Iório (Fabiano), Genivaldo Lima, Orlando Macedo (Soldado), Maria Ribeiro (Sinhá Vitória), Jofre Soares (fazendeiro), Pedro Santos, Maria Rosa, José Leite, Antônio Soares.
Direção: Nelson Pereira dos Santos.
O roteiro do filme é baseado no livro homônimo de Graciliano Ramos.
Resumo do filme:
O filme começa e termina com quase a mesma cena: um homem, uma mulher, dois meninos, andando a pé. No tempo entre o começo e ao final, às vezes a vida melhora e às vezes piora, o homem acha um trabalho de vaqueiro e eles começam a morar em uma casa, a ter seu próprio gado, compram roupas melhores e economizam para comprar a tão desejada cama de couro, em um momento do filme o homem vai preso por “desrespeitar um policial”, depois disso vem a noticia de que ele perdeu o dinheiro deles com jogo e bebida, o tempo no sertão começa a piorar e eles são obrigados a se mudar novamente e voltar ao zero, caminhando pelo sertão em busca de algo melhor, em busca da sobrevivência.
Análise pessoal:
Pude perceber que o filme relata a vida sofrida das pessoas do sertão, das que como Fabiano e sua família, que não tem moradia fixa e garantida, que precisam se deslocar sempre que a seca chega e que dependem da sorte para sobreviver. O filme fala meio que indiretamente sobre as injustiças que aconteciam, como quando Fabiano vai receber seu salário e o valor é bem menor e também quando um policial o prende de forma injusta. A mulher de Fabiano tem seus momentos de tristeza e “depressão”, mas acho legal como ela se mantém otimista e sonhadora. O perfil que consegui criar de Fabiano é um homem trabalhador, cansado, bravo mais sensível (no momento de enrolação pra matar o cachorro) e impulsivo. Pude perceber também que a relação deles como família não é muito afetuosa, mas em senas como a que o pai carrega o menino cansado nos ombros mostra que mesmo na situação difícil eles contam um com o outro e se amam.
Por ser um filme antigo não me atraiu tanto, mas de forma geral é um filme legal, pois trata de um assunto real, não gostei quando em algumas senas eles falam ao mesmo tempo, não dava pra acompanhar a fala dos dois, mas fora isso foi um filme bom, de fácil compreensão.
...