Fontes de Energia
Por: kacin • 21/5/2017 • Trabalho acadêmico • 3.365 Palavras (14 Páginas) • 250 Visualizações
[pic 1]
Fontes de Energia
Sumário
Desenvolvimento3
1. Petróleo3
1.1 Processo de Obtenção3
1.2 Onde são utilizados3
1.3 Participação na Matriz Energética Brasileira4
1.4 Vantagem e Desvantagem do Petróleo4
2. Energia Eólica6
2.1 Processo de Obtenção6
2.2 Onde são utilizados6
2.3 Participação na Matriz Energética Brasileira7
2.4 Vantagem e Desvantagem da Energia Eólica7
3. Energia Elétrica por Fonte Hidráulica8
3.1 Processo de Obtenção8
3.2 Onde são utilizados9
3.3 Participação na Matriz Energética Brasileira9
3.4 Vantagem e Desvantagem da Energia Elétrica10
Discussão13
Conclusão14
Bibliografia15
Desenvolvimento
1. Petróleo
1.1 Processo de obtenção
Mistura de hidrocarbonetos parafínicos, aromáticos e naftênicos de origem controvertida.
Predomina a “teoria biológica” segundo a qual o petróleo originou-se de restos de plantas e animais marinhos inferiores, que se acumulam no fundo de antigos mares, e foram soterrados por movimentos da crosta terrestre.
As substancias graxas desses depósitos, em mistura com a argila, sofreram em grandes profundidades no subsolo dos continentes e mares.
Para sua extração, primeiro, deve-se identificar, através de estudos geológicos, a presença de uma rocha rica em petróleo, o local é isolado e começam as escavações. Ao atravessar a rocha sedimentar, a sonda usada para escavar chega à camada petrolífera, neste momento o petróleo é jorrado para fora da jazida.
O material sofreu “migração” através de rochas porosas intercaladas entre rochas impermeáveis, provocada por pressão de correntes de água subterrâneas, de gases por absorção etc.
Essa migração leva o petróleo a alojar-se nas “rochas armazéns”, quase sempre arenitos, calcários porosos, juntamente com água e gases. Em geral, encontra-se confinado é explicada pela presença de gases componentes do petróleo.
Este processo é parecido com o usado para cavar poços artesianos, mas neste caso a busca não é por um líquido transparente (água), é por um líquido denso, oleoso, escuro e cheio de impurezas. É exatamente assim que o petróleo é encontrado, e só depois é purificado nas torres de fracionamento.
1.2 Onde são utilizados
O petróleo é uma fonte de energia não-renovável utilizada no mundo inteiro, e muito importante para a economia mundial.
1.3 Participação na Matriz Energética Brasileira
De acordo com a última repartição da oferta interna de Energia, divulgada pelo Ministério de Minas e Energia o petróleo e seus derivados correspondem a 39,3% de participação na Matriz Energética Brasileira, sendo que 59% são fontes NÃO renováveis.
1.4 Vantagem e desvantagem do Petróleo
Vantagem:
Alta Densidade de Energia - O petróleo tem uma das mais altas densidades de energia, o que significa que uma pequena quantidade do óleo pode produzir uma grande quantidade de energia. Isto o torna muito útil e a escolha preferida para uso como combustível em automóveis.
Fácil disponibilidade, Infraestrutura de Transportes e Uso - O petróleo é amplamente distribuído em quase todas as partes do mundo. Também existe uma infraestrutura para o transporte para outros lugares através de navios, oleodutos e navios petroleiros. Isto significa que o óleo está disponível em todo o mundo.
Crucial para uma ampla variedade de indústrias - além do transporte, o petróleo é um componente crítico em uma ampla variedade de outras indústrias. É difícil pensar em uma commodity que tem um enorme papel jogar fora toda a sua ampla variedade de produtos para uso no dia a dia, como plástico, vaselina, tecidos sintéticos e medicamentos apenas porque o petróleo não será mais usado.
Fácil de refinar - O petróleo não é muito difícil de refinar. O óleo está sendo extraído ao largo das costas nos mares e também areias betuminosas. O refino também é bastante antigo e amadurece em técnicas, podendo gerar mais produtos em pouco tempo.
Constante fonte de alimentação e confiabilidade - ao contrário da energia solar e eólica, o óleo pode produzir energia alta e altamente confiável. Motores de óleo são uma tecnologia madura e altamente confiável para trabalhar.
Desvantagem:
Emissões de Gases de Efeito Estufa - Uma das maiores desvantagens de óleo é que ele libera dióxido de carbono, unido ao produto ao longo dos milhões de anos em sua formação por estar presente nos cadáveres de plantas e animais. Isso transfere o carbono da Terra ao Meio Ambiente, levando ao efeito do aquecimento global. Tratados globais falharam em colocar este assunto em pauta, embora cada país tente diminuir a poluição de alguma forma.
Poluição da Água e da Terra - Os derramamentos de óleo têm causado números incríveis de poluição maciça na água, pois enormes superpetroleiros do petróleo levam óleo e acidentes são comuns. Isso leva à morte de milhares de animais e peixes a cada ano, ao lado devastadores acidentes com o ecossistema do local em que o derramamento acontece. O derramamento de óleo BP causou bilhões de dólares em prejuízos e até hoje pequenos derramamentos de óleo continuam acontecendo.
O crescimento do terrorismo e da violência - O petróleo é perfurado em algumas das piores ditaduras, como a Arábia Saudita e em alguns países africanos conhecidos pela extrema violência com seus habitantes. O dinheiro dos barris do óleo vai diretamente para as mãos desses déspotas que acumularam trilhões de dólares.
...