Funçao Metalinguistica
Monografias: Funçao Metalinguistica. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: hashihakaka • 2/11/2014 • 1.098 Palavras (5 Páginas) • 315 Visualizações
FUNÇÃO METALINGÜÍSTICA : CENTRADA NO CÓDIGO, SERVE PARA DAR EXPLICAÇÕES
OU DAR PRECISÃO AO CÓDIGO UTILIZANDO PELO EMISSOR. METALINGUAGEM É UMA LINGUAGEM
QUE FALA DA PRÓPIA LINGUAGEM. TEM POR OBJETIVO A LÍNGUA USADA COMO FORMA DE EXPRESSÃO .
CARACTERÍSTICAS:
- FORNECER INFORMAÇÕES CONCEITUAIS
- DEFINIÇÕES E
- EXPLICAÇÕES
APLICAÇÃO: TEXTOS EXPLICATIVOS E DIDÁTICOS, LINGUAGEM CIENTÍFICA, DICIONÁRIOS,
COMENTÁRIOS EXPLICATIVOS OU DESCRITIVOS DE FOTOGRAFIA (IMAGEM) E ANÁLISES.
EXEMPLOS:
NA ESCOLA: UMA AULA SOBRE VOCABULÁRIO (SINÔNIMOS), O DIÁLOGO ENTRE O
PROFESSOR E OS ALUNOS CONSTITUI UMA METALINGUAGEM.
•Função Metalingüística
Ocorre quando o código é posto em destaque, ou seja, usa-se o código lingüístico para transmitir aos receptores reflexões sobre o próprio código lingüístico. Bons exemplos da função metalingüística são as aulas de línguas, gramáticas e o dicionário.
O homem, na comunicação, utiliza-se de sinais devidamente organizados, emitindo-os a uma outra pessoa. A palavra falada, a palavra escrita, os desenhos, os sinais de trânsito são alguns exemplos de comunicação, em que alguém transmite uma mensagem a outra pessoa. Há, então, um emissor e um receptor da mensagem. A mensagem é emitida a partir de diversos códigos de comunicação (palavras, gestos, desenhos, sinais de trânsito...). Qualquer mensagem precisa de um meio transmissor, o qual chamamos de canal de comunicação e refere-se a um contexto, a uma situação.
São, então, os seguintes elementos da comunicação:
Emissor: o que emite a mensagem;
Receptor: o que recebe a mensagem;
Mensagem: o conjunto de informações transmitidas;
Código: a combinação de signos utilizados na transmissão de uma mensagem. A comunicação só se concretizará, se o receptor souber decodificar a mensagem;
Canal de Comunicação: por onde a mensagem é transmitida: TV, rádio, jornal, revista, cordas vocais, ar...;
Contexto: a situação a que a mensagem se refere, também chamado de referente;
Na linguagem coloquial, ou seja, na linguagem do dia-a-dia, usamos as palavras conforme as situações que nos são apresentadas. Por exemplo, quando alguém diz a frase "Isso é um castelo de areia", pode estar atribuindo a ela sentido denotativo ou conotativo. Denotativamente, significa "construção feita na areia da praia em forma de castelo"; conotativamente, significa "ocorrência incerta, sem solidez".
Temos, portanto, o seguinte:
Denotação: É o uso do signo em seu sentido real.
Conotação: É o uso do signo em sentido figurado, simbólico.
Para que seja cumprida a função social da linguagem no processo de comunicação, há necessidade de que as palavras tenham um significado, ou seja, que cada palavra represente um conceito. Essa combinação de conceito e palavra é chamada de signo. O signo lingüístico une um elemento concreto, material, perceptível (um som ou letras impressas) chamado significante, a um elemento inteligível (o conceito) ou imagem mental, chamado significado. Por exemplo, a "abóbora" é o significante - sozinha ela nada representa; com os olhos, o nariz e a boca, ela passa a ter o significado do Dia das Bruxas, do Halloween.
Temos, portanto, o seguinte:
Signo = significante + significado.
Significado = idéia ou conceito (inteligível)
Funções da Linguagem:
O emissor, ao transmitir uma mensagem, sempre tem um objetivo: informar algo, ou demonstrar seus sentimentos, ou convencer alguém a fazer algo, entre outros; conseqüentemente, a linguagem passa a ter uma função, que são as seguintes:
• Função Referencial
• Função Conativa
• Função Emotiva
• Função Metalingüística
• Função Fática
• Função Poética
Obs.: Em um mesmo contexto, duas ou mais funções podem ocorrer simultaneamente: uma poesia em que o autor discorra
...