GENEROS TEXTUAIS
Ensaios: GENEROS TEXTUAIS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tele • 20/9/2013 • 2.162 Palavras (9 Páginas) • 425 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho trata-se do resumo evidenciando os aspectos principais do texto argumentativo escrito por João Carlos Martins, cujo o tem é : ”Vygotsky e o Papel das Interações Sociais na Sala de Aula: Reconhecer e Desvendar o Mundo , onde envolve uma reflexão sobre os modos de aprender em contextos educacionais, focalizando o professor e o aprendiz em suas relações, considerando como ocorreria o processo ensino e aprendizagem na forma de interação mútua e interativa na abordagem de Vygotsky. As informações que recebemos presentes no outro, nos espaços externos, acionam nossas estruturas mentais movimentando nosso organismo, corpo, esferas dramáticas e cognitivas, transformando-se em conhecimento que se incorpora em nossos saberes. O saber se constitui a partir das experiências e vivências do nosso cotidiano. Nessa dialógica entre informação, conhecimento e saber que nos constituímos sujeito. Todavia, nem sempre nossas experiências com o aprender são bem sucedidas e geralmente, os insucessos são evidenciados no espaço escolar, pois é nele que o sujeito aprende novos saberes, ou seja, transformam os saberes cotidianos em saberes científicos. Resta-nos saber como tem sido essa transformação.: será que tem sido com sabor ou dissabor. No entanto, diante de tantas transformações ocorridas na história da humanidade nos vemos em situações de mudanças. Os paradigmas educacionais têm sofrido mudanças significativas por vivermos numa era em que a informação se processa rapidamente e a comunicação se faz essencial para compreensão e participação no mundo globalizado. importante valorizar as concepções dos alunos, pois é com base nelas que o conhecimento poderá ser construído, tendo a escola a responsabilidade de ter um ambiente propício para a produção de sentido e proporcionar aos sujeitos, partindo das representações simbólicas já construídas, o acesso a novas representações. Visando as mudanças, o autor expõe a necessidade de o profissional da educação estar em constante formação , pois é ele e seu aluno que ocupam o espaço da sala de aula, são eles que lidam cotidianamente com a dinâmica do aprender/ensinar e com todos os atravessamentos.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 GÊNERO TEXTUAL NO SEU CONTEXTO
Os Gêneros textuais são as estruturas com que se compõe os textos, sejam eles orais ou escritos. Essas estruturas são socialmente reconhecidas, pois se mantêm sempre muito parecidas, com características comuns, procuram atingir intenções comunicativas semelhantes e ocorrem em situações específicas. São textos de qualquer natureza, literários ou não-literários. Os gêneros são a forma como a língua se organiza nas inúmeras situações de comunicação que vivemos no dia-a-dia. Seja quando usamos gêneros escritos, seja quando usamos gêneros orais.
2.1.1 Gênero Textual Narrar
A narração é um dos gêneros literários mais produtivos, portanto, há atualmente diversos tipos de textos narrativos que comumente são produzidos e lidos por pessoas de todo o mundo.
O termo “narrar” vem do latim “narratio” e quer dizer o ato de narrar acontecimentos reais ou fictícios. Na Antiguidade Clássica, os padrões literários reconhecidos eram apenas o épico, o lírico e o dramático. Com o passar dos anos surgiu dentro do gênero épico a variante: gênero narrativo, a qual apresentou concepções de prosa com características diferentes, o que fez com que surgissem divisões de outros gêneros literários dentro do estilo narrativo: o romance, a novela, o conto, a crônica, a fábula. Porém, praticamente todas as obras narrativas possuem elementos estruturais e estilísticos em comum e devem responder a questionamentos, como: quem?, que? quando? onde? por quê? O principal objetivo do texto narrativo é contar algum fato. Entre os tipos de textos mais conhecidos, estão o Romance, que é um texto que possui vários núcleos que vão se desenrolando ao longo do trama principal .Ele subdivide em diversos outros tipos: Romance policial, Romance romântico, etc. É um texto longo, tanto na quantidade de acontecimentos narrados quanto no tempo em que se desenrola o enredo.Novela, muitas vezes confundida em suas características com o Romance e com o Conto, é um tipo de narrativa menos longa que o Romance, possui apenas um núcleo, ou em outras palavras, a narrativa acompanha a trajetória de apenas uma personagem. Se utiliza de menos recursos narrativos e em comparação ao Conto tem maior extensão e uma quantidade maior de personagens. O conto é uma narrativa curta. O tempo em que se passa é reduzido e contém poucas personagens que existem em função de um núcleo. É o relato de uma situação que pode acontecer na vida das personagens, porém não é comum que ocorra com todo mundo. Pode ter um caráter real ou fantástico da mesma forma que o tempo pode ser cronológico ou psicológico. A crônica narra fatos do dia a dia, relata o cotidiano das pessoas, situações que presenciamos e já até prevemos o desenrolar dos fatos. A crônica também se utiliza da ironia e às vezes até do sarcasmo. A Fábula é semelhante a um conto em sua extensão e estrutura narrativa. O diferencial se dá, principalmente, no objetivo do texto, que é o de dar algum ensinamento, uma moral. Outra diferença é que as personagens são animais, mas com características de comportamento e socialização semelhantes às dos seres humanos. Parábola: é a versão da fábula com personagens humanas. O objetivo é o mesmo, o de ensinar algo. Para isso são utilizadas situações do dia a dia das pessoas. Apólogo: é semelhante à fábula e à parábola, mas pode se utilizar das mais diversas e alegóricas personagens: animadas ou inanimadas, reais ou fantásticas, humanas ou não. Da mesma forma que as outras duas, ilustra uma lição de sabedoria. Anedota: é um tipo de texto produzido com o objetivo de motivar o riso. É geralmente breve e depende de fatores como entonação, capacidade oratória do intérprete e até representação. Lenda: é uma história fictícia a respeito de personagens ou lugares reais, sendo assim a realidade dos fatos e a fantasia estão diretamente ligadas. A lenda é sustentada por meio da oralidade, torna-se conhecida e só depois é registrada através da escrita. O autor, portanto é o tempo, o povo e a cultura. Normalmente fala de personagens conhecidas, santas ou revolucionárias.
2.1.1.1 Linguagem corporal na comunicação
A linguagem corporal corresponde a todos os movimentos gestuais e de postura que fazem com que a comunicação seja mais efetiva
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