GESTÃO PARTICIPATIVA E O DEEMPENHO DOS FUNCIONÁRIOS NA UNIDADE ESCOLAR MAGNO PIRES II
Por: Willams Rodrigues • 29/1/2016 • Trabalho acadêmico • 6.805 Palavras (28 Páginas) • 555 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERALDO PIAUÍ - UFPI[pic 1][pic 2][pic 3]
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO
ANTONIO CUNHA E BARROS
GESTÃO PARTICIPATIVA E O DEEMPENHO DOS FUNCIONÁRIOS NA UNIDADE ESCOLAR MAGNO PIRES II
BATALHA – PIAUÍ
2015
ANTONIO CUNHA E BARROS
GESTÃO PARTICIPATIVA E O DEEMPENHO DOS FUNCIONÁRIOS NA UNIDADE ESCOLAR MAGNO PIRES II |
Artigo apresentado à Banca examinadora da Universidade Federal do Piauí–UFPI, como requisito para obtenção do título de graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia, sob a orientação da Profª Me. Conceição de Maria Dias da Silva.
BATALHA – PIAUÍ
2015
ANTONIO CUNHA E BARROS
GESTÃO PARTICIPATIVA E O DEEMPENHO DOS FUNCIONÁRIOS NA UNIDADE ESCOLAR MAGNO PIRES II |
Artigo apresentado à Banca examinadora da Universidade Federal do Piauí–UFPI, como requisito para obtenção do título de graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia, sob a orientação da Profª Me. Conceição de Maria Dias da Silva.
Aprovação em: ____/____/2015
Banca Examinadora
__________________________________________________________________
Conceição de Maria Dias da Silva
(Orientadora)
__________________________________________________________________
(Avaliadora)
_______________________________________________________________
(Avaliadora)
BATALHA - PI
2015
GESTÃO PARTICIPATIVA E O DESEMPENHO DOS FUNCIONÁRIOS NA UNIDADE ESCOLAR MAGNO PIRES II[pic 4]
Antonio Cunha e Barros[1]
Conceição de Maria Dias da Silva[2]
RESUMO
A presente pesquisa tem caráter qualitativo-exploratório, a qual objetiva conhecer a relação entre a gestão participativa e o desempenho dos funcionários na Unidade Escolar Magno Pires II em Batalha-PI. A pesquisa foi realizada usando uma amostra composta por três funcionários através de uma pesquisa de campo, para a coleta de dados foi utilizada entrevista aberta e semi-estruturada. Para fundamentação baseou-se nas teorias de: Lima (2013), Luck (2009), maximiano (2006), Filho (2007), Chiavenato (2008), entre outros. Após a coleta e análise dos dados, constatou-se que, esse modelo de gestão aplicado foi o mais adequado para a realidade da escola, possibilita o envolvimento dos sujeitos do processo no planejamento – diretor, funcionários, alunos e comunidade escolar, estabelecendo relações mais flexíveis e menos autoritárias entre funcionários. Constatou-se, ainda, que melhorou muito o desempenho dos funcionários, assim como, da escola.
Palavras-chave: Gestão Participativa. Desempenho. Modelo de Gestão
INTRODUÇÃO
A Gestão Participativa surgiu como uma estratégia inovadora e uma vantagem competitiva para o mundo empresarial com a ideia de envolver seus funcionários nos processos para a obtenção de melhores resultados no alcance das metas estabelecidas.
No cenário da educação brasileira esse modelo de gestão veio como uma tentativa de adaptação e fuga dos padrões existentes para a obtenção de eficácia escolar positiva, aprimorar as relações humanas dos envolvidos e de uma melhor qualidade na tomada de decisões.
Com as mudanças provocadas pelas novas instrumentalizações presentes na sociedade conhecimento e da informação surge no ambiente escolar a necessidade de um profissional qualificado para que possa acompanhar de perto o desempenho dos funcionários, auxiliando-os em suas dificuldades no desempenho de sua função, não só por parte do corpo docente e técnico administrativo, mas em toda comunidade escolar. Nesse sentido, a pesquisa busca conhecer a relação entre a gestão participativa e o desempenho dos funcionários da escola.
Considerando que em meados do século XX, o gerenciamento das organizações assim como a tomada de decisões era baseado na previsibilidade com visão de sistema fechado sem preocupação com o ambiente externo, nas certezas absolutas, na padronização contínua, no controle centralizado e na administração racional científica baseada nos modelos da época.
Após a Segunda Guerra Mundial, o mundo passou por mudanças culturais drásticas, consideráveis. Foi um marco que começou a preocupação notável em racionalizar questionamentos em relação ao comportamento individual, a estrutura familiar, a sexualidade e principalmente as organizações situadas na época. Com o passar dos anos, a evolução do conhecimento e os avanços da tecnologia facilitou o desenvolvimento acelerado da globalização e conseqüentemente tornou o mercado mais complexo e possibilitou o surgimento de novos mecanismos e técnicas novas e inovadoras assim como mais bens e serviços.
Esta evolução também provocou a mudança de ideologias dos modelos vigentes devido à complexidade do ambiente juntamente com a falta de padronização, com as incertezas, a visão sistêmica aberta, a abertura de novos mercados e a imprevisibilidade. Esses modelos existentes até então não foram considerados totalmente ultrapassados, mas serviam apenas como uma base nos seus princípios e ideologias. Conseqüentemente foram criados outros modelos alternativos que melhor se adéquam a realidade encontrada. Um desses modelos foi a Gestão Participativa.
Diante deste contexto, surgiu a seguinte problemática: Como a gestão participativa influencia no desempenho dos funcionários Unidade Escolar Magno Pires II em Batalha/PI? Outras questões relacionadas ao tema foram elaboradas: Que relação é identificada entre os elementos da gestão participativa? Qual a influência da gestão participativa no desempenho dos funcionários da escola? Como é feita a análise da relação entre a gestão participativa e o desempenho dos funcionários da escola
Como se vê, são questões fundamentais para se refletir sobre a gestão participativa e o desempenho dos funcionários na escola. Ademais, é preciso sensibilizar e capacitar os funcionários para desenvolverem ações inovadoras que contribuam para que os funcionários organizem, interpretem, relacionem e contextualizem dados, fatos e fenômenos de qualquer natureza. Portanto, esta pesquisa objetiva conhecer como a gestão participativa influencia no desempenho dos funcionários da Unidade Escolar Magno Pires II em Batalha/PI.
...