A CARACTERIZAÇÃO DE UMA UNIDADE ESCOLAR
Por: bobmaury • 5/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.730 Palavras (7 Páginas) • 490 Visualizações
Maurizio Morelli
Projeto Integração Escola – Comunidade
Projeto apresentado à Universidade Paulista – UNIP, do curso de Letras, como um dos requisitos para a obtenção da nota na disciplina Prática de Ensino: Integração Escola – Comunidade, ministrada pela Prof.a Raquel Bokums
Rio de Contas, 2015
1.1. CARACTERIZAÇÃO DE UMA UNIDADE ESCOLAR
Identificação:
Nome: Colégio Estadual Carlos Soutos
Endereço: Avenida Professor Francisco José Santana
Cidade: Rio de Contas, Bahia
Bairro: Sossego
Telefone: (77) 34752421
Instituição mantenedora do estabelecimento escolar: Secretaria de educação do Estado da Bahia
Análise Crítica do Ambiente Físico:
A construção do espaço físico da escola aconteceu no começo da década de noventa, atendendo de forma satisfatória as necessidade de um pequeno município do interior. A escola recebe estudantes da sede do município e da área rural, aos quais é oferecido o transporte escolar no horário matutino. Os turnos matutinos e vespertinos são destinados para o Ensino Fundamental (últimos anos) e para o Ensino Médio, enquanto o turno noturno recebe os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
As salas de aulas (6) são amplas, bem ventiladas, com bastante janelas, com cadeiras apropriadas e quadros brancos. O pátio e os corredores são também amplos, bem iluminados e ventilados, as paredes são utilizadas como espaço expositivo para desenhos, textos e outros trabalhos realizados pelos estudantes. A escola dispõe de vários banheiros, fora e dentro do prédio (esses últimos adequados à alunos com deficiência ou mobilidade reduzida), sala de diretoria, sala de professores, laboratório de informática e de ciências, quadra de esporte descoberta, um amplo quintal (no qual são praticada alguma técnica de cultivo e de aproveitamento dos resíduos orgânicos da cozinha escolar), cozinha, sala de leitura, sala de vídeo com retroprojetor e equipamento de som. Essa infra-estrutura é bem aproveitada pela escola, o corpo docente é composto tanto por professores já experientes como por jovens, todos muito comprometidos com o próprio trabalho e com vontade de dinamizar a didática; por isso os professores tentam incentivar a participação e o envolvimento dos alunos usando com frequência os laboratórios de ciência e de informática, assim como a sala de vídeo e o quintal. Os professores em geral acreditam na importância do uso desses recursos para despertar o interesse e facilitar a aprendizagem dos alunos.
Características da gestão escolar:
Todos os professores participam da elaboração da proposta pedagógica e do regimento escolar, principalmente na semana pedagógica que precede o começo de cada semestre e em reuniões que acontecem mensalmente. A semana pedagógica é o período mais importante para a comunidade escolar interna, principalmente para os professores e a direção que compartilham propostas, objetivos e metodologias pedagógicas. Durante a semana pedagógica são também definidos temas para serem abordados interdisciplinarmente através de iniciativas como a “semana cultural (cujo tema é escolhido semestralmente)” e celebração de eventos como o dia da Consciência Negra, a festa de São João, etc... O Conselho escolar existe e é formado por professores, pais e outros representantes da sociedade civil, mas devido a falta de participação de pais e representante da sociedade civil nas reuniões, o conselho está sendo convocado somente em casos especiais (geralmente com o surgimento de novas problemáticas, como por exemplo, recentemente, o descobrimento de uma preocupante difusão de uso de maconha e álcool entre jovens e adolescentes da cidade), para tentar auxiliar a direção escolar em identificar soluções e propostas.
Organização administrativa e pedagógica:
Organograma:
DIREÇÃO
SECRETARIA
PROFESSORES
ALUNOS CONSELHO ESCOLAR
Cursos oferecidos:
Manha: 7a série do ensino fundamental, 8a série fundamental, 1o ano do ensino médio, 2o ano do ensino médio, 3o ano do ensino médio.
Tarde: 7a série doensino fundamental, 8a série do ensino fundamental, 1o ano do ensino médio, 2o ano do ensino médio, 3o ano do ensino médio.
Noite: EJA I, EJA II, EJA III
A escola segue um calendário escolar aprovado pela Secretaria de Educação, que estabelece o começo e o fim das aulas, assim como os feriados de cada ano. O horário dos professores é dividido entre as horas em sala de aula e outras horas fora da sala de aula, cujas atividades são definidas pela direção de acordo com as necessidades e os objetivos pedagógicos.Os planos de aula são definidos cada duas semanas, isso permite incluir dentro das etapas curriculares de cada disciplina assuntos mais atuais e pontuais que surgem no dia dia da escola. Os alunos que não alcançarem a média de 5.0 ou que faltarem mais do 25% das aulas têm a possibilidade de recuperar as disciplinas no final de cada ano; se após a recuperação o aluno permanecer na insuficiência, o Conselho de Classe decidirá cada caso.
A comunicação entre a escola e os pais acontece através de comunicados escritos, e somente em caso especiais (como a falta prolongada do estudante) a escola entra telefonicamente em contato com os pais do aluno. Entrevistados sobre a escola, a maiorias dos estudantes falou positivamente do compromisso da diretoria e da maioria dos professores com a educação e o desenvolvimento dos alunos. Alguns alunos reclamaram sobre o serviço de transporte escolar (“Sempre chego na escola atrasada e cheia de poeira”), sobre a merenda escolar (“Sempre as mesmas coisas”, “Pouca variedade”) e sobre a contínua falta de alguns (poucos) professores (“A professora de inglês ainda não apareceu em sala de aula”).
...