TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Generos Textuais

Pesquisas Acadêmicas: Generos Textuais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 2

Este texto tem por objetivo entender que a produção textual é uma interação de sujeitos e sabedores de que somente o ser humano é capaz de se comunicar-se através de uma língua, o papel do educador, portanto, nesse movimento é significativo, uma vez que este não deve ficar estático, mas interagir com o aluno, na busca de reconstruir o sentido do discurso das aulas de língua materna e das atividades de produção redescobrindo o objetivo, o sentido e o prazer do ato de escrever. Os gêneros textuais são as estruturas com que se compõem os textos, sejam eles orais ou escritos, essas estruturas são socialmente, reconhecidos, pois, se mantêm sempre muito parecidos com características comuns procuram atingir intenções comunicativas semelhantes, e ocorrem em situações especificas Gênero textual ou gênero de texto se refere das diferentes formas de expressão textual, podemos dizer que gêneros textuais são conceitos que se aplicam aos diversos textos com características comuns em relação à linguagem.

Baltar (2003) afirma que:

Na relação língua e sociedade, os gêneros textuais refletem os avanços históricos e tecnológicos de uma sociedade, que implica em mudanças nos processos de textualização e provoca mudanças nas relações dos usuários da língua materna, que necessitam conhecer a diversidade dos gêneros existentes em seu meio para interagir nos eventos discursivos dentro dos ambientes discursivos específicos de uma sociedade.

O agrupamento do Narrar inclui todos os gêneros, orais e escritos, que estão a serviço do imaginário humano e que se valem, para serem produzidos, da subjetividade e da ficção. É nesse agrupamento que se encontram as narrativas tradicionalmente transmitidas pela oralidade, entre elas o conto de fadas, da tradição celta, o conto maravilhoso da tradição oriental, o conto de ensinamento, a fábula, a lenda, o mito, a paródia, os contos de animais e outros. Entendemos que gêneros textuais são línguas em uso social, seja quando usamos a língua na escola, seja quando usamos a língua fora dela para nossa comunicação, seja quando usamos gêneros escritos, seja quando usamos gêneros orais. Os gêneros são línguas em uso, é língua viva, são instrumentos de comunicação.

Ao ensinar uma diversidade de gêneros na escola aprendemos que, por mais simples que eles sejam (como uma receita culinária, por exemplo), todas as palavras e letras ganham uma significado, pois tudo isso contribui para a linguagem corporal que não é menos importante que as demais coisas citada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com