Generos Textuais
Casos: Generos Textuais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Aninha116 • 18/8/2014 • 2.355 Palavras (10 Páginas) • 409 Visualizações
Este trabalho expõe e descreve os gêneros textuais.
Apenas alguns serão citados, dando ênfase aos documentos comerciais por sua ligação com o curso de Administração.
O trabalho foi solicitado pela disciplina de Leitura e Produção de texto e tem como objetivo o esclarecimento do que são , quais são os gêneros textuais e a melhor forma de se utilizar essa ferramenta como administrador de uma empresa.
1. GÊNEROS TEXTUAIS
O estudo dos gêneros textuais não é novo. Começou com Platão, na Grécia, e esteve, inicialmente, ligado aos gêneros literários. Também, os filósofos, Aristóteles, Horácio e Quintiliano preocuparam-se com as questões que envolvem os gêneros textuais e essa preocupação perpetua até hoje.
Após tema proposto iniciou-se uma pesquisa acerca da definição e funcionalidade dos gêneros textuais, encontrou-se, porém, grande dificuldade para tal já que nos últimos séculos, as novas tecnologias propiciaram o surgimento de novos gêneros textuais, impossibilitando assim a classificação destes, como afirma Coscarelli,
Gênero não deve ser matéria a ser dada ou conteúdo a ser cumprido. Nossos alunos não precisam ficar classificando textos em gêneros nem saber de cor as características de todos os gêneros textuais – isso nem seria possível, dada a quantidade imensa de gêneros textuais existente e a grande variação que há em cada gênero. (...) Quem escreve precisa saber para quem está escrevendo, o que quer dizer e com que objetivo está escrevendo. Muitas vezes, entender um texto isoladamente, julgar a qualidade do texto fora do contexto em que ele foi produzido e da situação na qual ele será lido é quase impossível.
(COSCARELLI, 2007).
Os gêneros são relativamente estáveis, tão estáveis quanto as práticas sociais a que servem. Contudo, enquanto, a prática social estiver em vigor, o gênero textual a ela associado continuará a circular. Assim, como a vida em sociedade está sempre mudando e evoluindo, novos gêneros nascem, outros desaparecem, e outros se mantêm.
Isto é revelador do fato de que os gêneros textuais surgem, situam-se e integram-se funcionalmente nas culturas em que se desenvolvem. Caracterizam-se muito mais por suas funções comunicativas, cognitivas e institucionais do que por suas peculiaridades lingüísticas e estruturais. São de difícil definição formal, devendo ser contemplados em seus usos e condicionamentos sóciopragmáticos caracterizados como práticas sóciodiscursivas.Quase inúmeros em diversidade de formas, obtêm denominações nem sempre unívocas e, assim como surgem, podem desaparecer. (MARCUSCHI, 2009).
Para apresentação de conteúdo apoiou-se na definição de Marcuschi (2009) e utilizar-se-á a expressão gênero textual como uma noção propositalmente vaga para referir aos enunciados escritos ou orais, produzidos no nosso cotidiano com características gerais comuns, que apresentam características sócio-comunicativas definidas por conteúdos, tema, formato, estrutura e estilo.
2. Documentos Comerciais
Documentos comerciais são qualquer prova por escrito, servem para certificar, solicitar, avisar, garantir direito, etc., estão sempre presentes no dia a dia das empresas.
Pacola (2008) classifica-os como sendo usuais ou eventuais e informa dos cuidados ao se redigir um documento como, análise do conteúdo a ser escrito, desenvolvimento buscando a melhor compreensão do destinatário, linguagem simples e objetiva e estética do documento.
2.1 Ata
È descrição das decisões e acontecimentos em uma reunião. È um documento de valor jurídico em que nada pode ser acrescentado ou modificado.
É o registro exato e resumido de decisões tomadas em uma reunião. Em geral, deve ser assinada pelas pessoas que presidiram e secretariaram a reunião. Pode ser formal (em livro próprio) e informal (em folhas avulsas).
(PACOLA, 2008, p.116.)
Normas:
A autoridade máxima de uma entidade é responsável por numerar e rubricar todas as folhas do livro.
Em casos de engano do secretário, deve-se escrever a seguinte expressão: “Digo” , quando o erro é notado durante a execução da ata e “em tempo , onde se lê..., leia-se...,” quando é notado no final da ata.
O tempo verbal utilizado é o pretérito perfeito do indicativo.
Os números são escritos por extenso.
Não se utiliza parágrafos a fim de não deixar espaços para acrescimos.
Estrutura da ata:
- Cabeçalho: dia, mês, ano e hora;
- Nome e endereço da Empresa;
- Objetivo da reunião: O que foi determinado;
- Desenvolvimento: resumo dos assuntos, o que aprovado ao seu final;
- Fecho: indicação do encerramento da reunião, aprovação do texto da ata e assinatura dos componentes da mesa;
- Local, data e hora da finalização.
Modelo do Termo de Abertura:
Este livro contém 50 (cinquenta) páginas tipograficamente numeradas de 01 a 50 por mim conferidas e rubricadas e destina-se ao registro de Atas de Reuniões da (nome da empresa/ entidade) com sede nesta, cidade, na Av./ Rua..., nº...
(Local e data)
(Assinatura)
(Nome em letra legível)
(Cargo)
Modelo do Termo de encerramento:
Este livro contém 50 (cinquenta) páginas devidamente rubricadas pelo Sr...., que na época era (cargo
...