Gestão De Pessoas
Seminário: Gestão De Pessoas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: AlmeidaMarcel • 19/9/2014 • Seminário • 1.056 Palavras (5 Páginas) • 199 Visualizações
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
Atividade de Avaliação a Distância
Disciplina: Gestão de Pessoas I
Curso: Gestão Financeira
Professor : Alessandra de Oliveira
Nome do aluno:
Data: 16/09/2012
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Estudamos que a gestão de pessoas tem como um de seus principais objetivos a busca da parceria entre empresa e pessoas. Assim, as pessoas dependem das organizações para alcançarem seus objetivos e, por sua vez, as organizações também precisam das pessoas para crescer e terem sucesso, em uma espécie de dependência mútua.
O grande desafio é mudar o ambiente organizacional, de um sistema de confronto para um sistema de parceria.
1- Em face destes objetivos e expectativas de ambas as partes, o ideal e que haja uma parceria entre o colaborador e a empresa, dentro de uma relação ganha-ganha. Ou seja, ganham os colaboradores na medida em que, gradativamente, possam alcançar seus objetivos e as organizações da mesma forma.
Diante disso analise o case abaixo e levante pelos menos 2 estratégias aplicáveis que sejam possíveis para que ambos( colaborador e organização) experimentam a relação ganha-ganha. ( 3,0 pontos)
Resposta:
1ª ESTRATÉGIA: 1) Unir as duas microrregiões; 2) Atribuir o expediente normal (08:00 às 18:00) aos três técnicos que se recusaram a mudar para o turno da noite; 3) Atribuir o turno conhecido como turno da noite (13:00 às 23:00) ao técnico de Brusque, já que ele não se manifestou contra a mudança; 4) Continuar com a escala semanal e revesada de sobreaviso entre os quatro técnicos no período de um mês que cobre as duas microrregiões.
2ª ESTRATÉGIA: Contratar um novo técnico para trabalhar no turno da noite (13:00 às 23:00) englobando as duas microrregiões e manter o sobreaviso em escala semanal e revesado entre os quatro técnicos no período de um mês que cobre as duas micorregiões.
2- Em relação aos estudos realizados sobre empregabilidade, assista ao vídeo “O fim do emprego e o empreendedorismo”, disponível em: http://br.youtube.com/watch?v=BB1ZwCVueco&feature=related .
Depois faça uma pesquisa em reportagens, artigos, case sobre empregabilidade, em relação aos aspectos como: perfil do empreendedor, vantagens, oportunidades.
Alguns repositórios que podem ser utilizados para sua pesquisa:
http://www.ludwig.com.br
http://revver.com/video/862560/entrevista-empregabilidade-mario-persona/
A partir do vídeo e pautando-se em sua pesquisa, escreva um texto de 10 a 15 linhas, levantando no mínimo 4 aspectos fundamentais para conquistarmos uma postura empreendedora dentro do atual mercado de trabalho. (3,0 pontos)
Orientações:
• Realize leituras de artigos ou outro material externo ao livro didático.
• Os textos motivadores não devem ser copiados;
• O texto deve ser escrito de forma fundamentada;
• Linguagem coesa e coerente;
• Cite as fontes da pesquisa;
• Acesse o PDF do livro didático: Trabalhos acadêmicos na Unisul: http://www.unisul.br/content/site/biblioteca/apresentacaografica.cfm) e veja como realizar citações e referências.
Resposta:
No mundo contemporâneo as mudanças são cada vez mais rápidas não dando margem para as pessoas ficarem paradas no tempo. A busca por conhecimento, pela inovação se tornou impressindível para aqueles que querem se manter no cada vez mais competitivo merdado de trabalho. O sucesso depende de uma postura empreendora dos indivíduos que pretendem vencer profissionalmente. Conhecer o ramo de atuação e buscar sempre novas informações são atitudes importantes no ramo escolhido. A capacidade de liderar e motivar, a persistência e a superação de obstáculos também fazem parte do caminho para a realização dos objetivos. Além dessas e outras, o estabelecimento de metas de trabalho fazem com que o empreendedor esteja sempre em movimento em busca de solução de problemas que o desafiam a cada dia. O empreendedor é ativo, adora desafios e é um líder.
Fonte:
http://www.sebrae.com.br
http://www.ludwig.com.br
...