TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Risco

Pesquisas Acadêmicas: Gestão De Risco. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  1.732 Palavras (7 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 7

O que é um projeto ?

Definição 1 : “Um empreendimento criador de mudança, limitado no tempo e em âmbito, com uma determinada finalidade, que envolve uma variedade de recursos , e é único. “ (Andersen et al)

Definição 2: “Combinação de recursos organizacionais colocados juntos para criarem ou desenvolverem algo que não existia previamente”. (Cleland)

Definição 3: “Um esforço temporário empreendido para criar um produto, um serviço ou resultado exclusivo”. (O Guia PMBOK)

Ressalva: “Preferimos o termo único ao exclusivo”.

Quando falamos que um projeto é empreendido para criar um produto, um serviço ou resultado exclusivo, significa dizer que um projeto cria entregas exclusivas e que podem ser produtos, serviços ou resultados .

A singularidade é uma característica importante das entregas do projeto. Por exemplo, muitos milhares de prédios de escritórios foram construídos, mas cada prédio em particular é único—tem proprietário diferente, projeto diferente, local diferente, construtora diferente, etc. Neste caso a presença de elementos repetitivos não muda a singularidade fundamental do trabalho do projeto.

Projetos desenvolvidos pela humanidade: Muralha da China ; Pirâmides do Egito ; Império Romano e suas Conquistas ; As grandes descobertas do Navegadores .

Outros exemplos de projetos :

- Desenvolvimento de um Sistema da Informação ;

- Construção de um Ramal Ferroviário ;

- Implantação de uma filial no interior do Estado ;

- Estruturação de uma campanha política ;

- Lançamento de uma campanha de marketing ;

- Implantação de um novo programa de cargos e salários ;

Algumas pessoas podem atribuir à palavra “temporário” o significado “curta-duração” . Não se confunda ! Muitos projetos duram vários anos. No entanto esta duração é finita . Projetos não são esforços contínuos.

Temporário significa que todo projeto tem um início e um final definidos.

O projetos têm origem em função de :

Demanda de Mercado : O mercado exige da organização algum tipo de ação ou reação, como por exemplo, lançar um novo produto para fazer frente a um lançamento da concorrência.

Necessidade de negócio : Os responsáveis pela organização identificaram alguma necessidade estratégica, como esta que citamos anteriormente como exemplo.

“Precisamos aumentar nossa participação de mercado dos atuais 25% para 40% nos próximos 18 meses.”

Solicitação de um cliente : Um cliente interno ou externo precisa de um projeto e procura uma organização que o desenvolva pra si.

Requisito legal :

Necessidade Social : Quando a organização trabalha num projeto afim de beneficiar a sociedade . Exemplo : Centros sociais .

Avanço Tecnológico : Projetos são desenvolvidos com o desenvolver da tecnologia . Exemplo: A partir a criação da Internet ; da telefonia móvel .

Há algumas formas de dizer que um projeto chegou ao fim. São elas :

- Quando todos os objetivos são atingidos, quando tudo que o projeto se propôs a fazer foi alcançado dentro dos parâmetros definidos por quem demandou o projeto.

- Quando é constatado que os objetivos não poderão mais ser atingidos ; quando algo no planejamento não ocorre bem, e acaba sendo impeditivo ou passa a não valer a pena por questões financeiras, por exemplo.

- Quando a razão de ser do projeto cessa de existir devido, por exemplo, a uma drástica mudança de rumos ; mudança de segmento ou desistência .

Projetos X Atividades de Rotina

Os dois possuem em comum o fato de que são executados por pessoas, e portanto quando alguma coisa dá errado seja numa rotina ou num projeto, a culpa é sempre de ALGUÉM e não de ALGO.

Além disto, ambos possuem recursos limitados e definidos em algum momento passado. A necessidade de recurso adicionais em geral é vista com reserva e sempre precisa ser devidamente justificada e negociada .

Porém enquanto uma rotina se repete ao longo do tempo, passando por reprogramações periódicas, projetos possuem sempre o sabor da novidade e quando dão certo, geram algo único e que não existia antes.

Costumamos dizer que a operação paga as nossas contas de hoje, enquanto que projetos vão pagar nossas contas no futuro. Uma organização ou pessoa que não desenvolve projetos, corre o risco de estagnar e tornar-se obsoleta. Portanto em termos de projetos, Raul Seixas estava certo quando escreveu: “Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante...”

Semelhas entre Projeto e Rotinas. São elas:

- Envolvem pessoas em sua execução;

- Possuem recursos limitados;

- Demandam planejamento, execução e controle;

Porem, também existem diferenças: São elas:

• Projeto

- Temporário;

- Um início e um fim;

- Produz algo único;

• Rotina

- Permanente

- O fim é imprevisível (reprogramado quando se atingem os objetivos);

- Atividade repetitiva;

O que é Gerenciamento de Projetos ?!

É a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas afim de atender seus requisitos. Trata-se de uma competência estratégica para organizações, permitindo com que elas unam os resultados dos projetos com os objetivos do negócio – e, assim, melhor competir em seus mercados.

Obs: É uma ciência que segue um método.

O gerenciamento está no seu pico histórico principalmente por ter se tornado uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com