Getulio vargas
Por: debby9 • 31/5/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 1.107 Palavras (5 Páginas) • 255 Visualizações
Governo Provisório
Com a posse de Getúlio Vargas a presidência do país, devido ao golpe da Revolução de 1930 que encerrou com política do café com leite, ele formou seu ministério e tentou manter o equilíbrio entre as oligarquias estaduais vitoriosas e os militares que apoiaram a revolução.
Vargas criou o Ministério do Trabalho, Indústria, Comércio, da Educação e Saúde, além de diminuir a autonomia dos governadores dos estados para elevar seu poder intervencionista. Os cafeicultores pressionaram para que fosse criado o Conselho Nacional do Café e o Instituto do Cacau.
Getúlio dava muita atenção aos trabalhadores para que o ideal do comunismo não crescesse, o Partido Comunista Brasileiro (PCB) foi colocado na ilegalidade nessa época. Ele criou alguns benefícios para os trabalhadores como: a Lei de Sindicalização, registro CLT, a carga horária de trabalho, férias remuneradas, descanso no domingo, licença-maternidade e proibição do emprego a menores de 14 anos.
A elite paulista que não estava satisfeita por não fazer parte do governo federal reivindicava: o fim do Governo Provisório, queriam novas eleições para presidência, mais autonomia para os estados e a troca do interventor nomeado para São Paulo por Vargas, pois ele não era paulista.
Mesmo depois de o governo federal ter trocado o interventor houve várias manifestações na cidade de São Paulo. Em 23 de maio de 1932, alguns estudantes da cidade tentaram invadir a Liga Revolucionaria, a organização que apoiava Getúlio, tropas foram chamadas e quatro jovens morreram, a iniciais de seus nomes nomearam esse movimento, MMDC.
Vários paulistas lutaram armados pela constitucionalização do Brasil, inicializando em 9 de julho de 1932, à Revolução Constitucionalista. Depois de mais ou menos três meses de combates entre governo federal e paulistas estes se renderam dando o fim da revolução. Porém mesmo com a derrota algumas reinvindicações foram executadas como, por exemplo, a nomeação do interventor paulista, Armando de Salles Oliveira.
Governo Constitucional
Getúlio Vargas, depois da Revolução Constitucionalista, procurou evitar um novo confronto com as elites regionais que resistiam à sua política assim atendeu as reivindicações de 1932. Em maio de 1933, Vargas convocou eleições para a Assembleia Nacional Constituinte que deveria elaborar uma nova Constituição para substituir a que estava em 1891. Com isso, partidos se formaram e em 16 de julho de 1934, a Constituição foi publicada oficialmente.
Com essa nova Constituição foi permitido o voto secreto, o voto feminino e exigia a formação básica com o ensino primário, e também proibiu a diferença de salários em um mesmo cargo e o próximo presidente seria eleito pelos votos da Assembleia Constituinte. Getúlio Vargas ganhou e continuou o mandato até 1938.
No ano de 1934, o Brasil ainda sofria com os efeitos da crise econômica internacional e para resolver esse problema, duas organizações políticas importantes formaram-se nesse período: a Ação Integralista Brasileira (AIB), sendo que os integralistas eram nacionalistas e acreditavam que a democracia nunca iria tirar o Brasil da crise. Inspirados no fascismo e no nazismo eram contra ao comunismo e liderado por Plínio Salgado, tinha como saudação ‘‘Anauê’’ como se fosse o ‘’ Hi Hitler!’’ do nazismos. E a Aliança Nacional Libertadora (ANL) iam contra ao avanço dos governos Totalitários, sugeriam a estatização de empresas estrangeiras, defendia a reforma agrária e era a favor de um governo popular. Predominava os comunistas, liderado por Luís Carlos Prestes e alguns setores descontentes da sociedade brasileira, inclusive o dos tenentes.
Getúlio Vargas simpatizava com os ideais integralistas, colocando em julho de 1935 a ANL na ilegalidade. Em novembro do mesmo ano os membros da ANL tentou dar um golpe, chamado de Intentona Comunista, com o objetivo de instalar um novo governo. Porém a revolta teve apenas o apoio das cidades de Natal, Recife e Rio de Janeiro, sendo controlada facilmente pelo governo federal. Este censurou os meios de comunicação e prendeu envolvidos com a revolta, incluindo Luís Carlos Prestes.
Estado Novo
Em janeiro de 1938, deveriam ocorre as eleições para eleger o novo presidente. José Américo de Almeida era apoiado por Vargas, porém este não deixava suas verdadeiras intenções e preparava um golpe para continuar no poder.
...