Guerra dos Navegadores. (Relatório)
Por: Henrique Souza • 24/8/2016 • Resenha • 426 Palavras (2 Páginas) • 4.464 Visualizações
Aluno- João Henrique [pic 1]
Relatório do documentário -Guerra dos Navegadores.
O filme trata sobretudo da ascensão da rede e do início da grande era da internet, que começou a partir de uma luta entre duas grandes empresas a fim de disputarem o controle da rede emergente. E o que era antes apenas destinado para acadêmicos por conta de ser um mecanismo que só atraia nerds e cientista, estava prestes a se tornar um meio comum para todas as pessoas.
Eis que surge o MOSAIC, o primeiro navegador desenvolvido por programadores que queriam transformar a internet em um meio acessível de navegação na web, com o intuito de fazer com que pessoas comuns a utilizasse. Com o advento do Mosaic que logo ganhou bastante popularidade, é fundada a Netscape, empresa que tinha como objetivo popularizar ainda mais a internet através da criação de um novo navegador com base no Mosaic, a ideia era transformar esse meio no futuro do comércio e da comunicação. Lançou-se então no mercado, a versão melhorada do Mosaic, o Netscape Navigator.
A Microsoft, que até então detinha todo o poder sobre a indústria operacional e por conseguinte da indústria da computação, estava altamente ameaçada com o advento e a rápida popularização da Netscape. Bill Gates, já estava receoso antes mesmo do nascimento da sua concorrente, com o surgimento da Netscape e sobre as fortes ameaças que sua empresa estava, resolve a qualquer custo impedir isso, mesmo que fosse por meios ilegais. Com o sucesso do Netscape Navigator, que gerou muitas riquezas para os seus criadores, a Microsoft tinha sido ultrapassada, no entanto sob as duras críticas que o fundador da Netscape fez ao Windows, Bill Gates, determina de vez a aniquilação da concorrente.
A Microsoft, possuía bastante recursos e bons programadores, investiu milhões no Internet Explorer e com a ajuda dos vendedores com os quais tinha parceira, colocou o seu navegador como sendo o único no mercado. O objetivo de Bill Gates a partir desse momento, era analisar cada passo da Netscape e lançar versões sequenciais do Internet Explorer. E como última jogada, Gates, colocou o seu navegador como sendo uma versão gratuita que já vinha instalada no sistema operacional, o que acarretou de vez o fim da Netscape que some do mercado de navegadores.
A guerra pode ter acabado, mas a batalha não terminou naquele momento. A Microsoft vira alvo do governo norte americano e dos fundadores da Netscape, que acusam fortemente Bill Gates e sua empresa de exercer monopólio, abrindo um processo antitruste, culminando também uma falência muito grande da Microsoft.
...