Gêneos Testuais
Monografias: Gêneos Testuais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vaneidejb • 3/10/2013 • 750 Palavras (3 Páginas) • 265 Visualizações
INTRODUÇÃO:
Quero apresentar a tipologia textual e os gêneros textuais.
Os Tipos Textuais estão relacionados à natureza linguística expressada pelos mesmos. Classificando-se em textos narrativos, descritivos, dissertativos, expositivo e injuntivo.
Já os Gêneros Textuais estão ligados diretamente às situações cotidianas de comunicação fortalecendo os relacionamentos pessoais por meio de troca de informação. Como por exemplo: Bilhetes, cartas, diário, agenda e etc.
TIPOS TEXTUAIS
Quando falamos em tipos de textos, falamos em texto Descritivo, Narrativo, Dissertativo, Expositivo e Injuntivo. Vamos um pouco mais além ao intuito de conhecer um pouco mais sobre este assunto.
TEXTO DESCRITIVO
A descrição usa um tipo de texto em que se faz um retrato falado de uma pessoa, animal, objeto ou lugar. A classe de palavras mais utilizada nessa produção é o adjetivo, pela sua função caracterizadora, dando ao leitor uma grande riqueza de detalhes.
A descrição, ao contrário da narração, não supõe ação. É uma estrutura pictórica, em que os aspectos sensoriais predominam. Assim como o pintor capta o mundo exterior ou interior em suas telas, o autor de uma descrição focaliza cenas ou imagens, conforme o permita sua sensibilidade.
Quanto à descrição de pessoas, podemos atribuir-lhes características físicas ou psicológicas.
TEXTO NARRATIVO
Esta é uma modalidade textual em que se conta
um fato, fictício ou real, ocorrido num determinado tempo e lugar, envolvendo certos personagens. Há uma relação de anterioridade e posterioridade. O tempo verbal predominante é o passado.
Em geral, a narrativa se desenvolve na prosa. O narrar surge da busca de transmitir, de comunicar qualquer acontecimento ou situação. A narração em primeira pessoa pressupõe a participação do narrador (narrador personagem) e em terceira pessoa mostra o que ele viu ou ouviu (narrador observador).
Na narração encontramos ainda os personagens (principais ou secundários), o espaço (cenário) e o tempo da narrativa.
TEXTO DISSERTATIVO
Neste tipo de texto há posicionamentos pessoais e exposição de ideias. Tem por base a argumentação, apresentada de forma lógica e coerente a fim de defender um ponto de vista. Assim, a dissertação consiste na ordenação e exposição de um determinado assunto. É a nossa conhecida “redação” de cada dia. É a modalidade mais exigida nos concursos, já que exige dos candidatos um conhecimento de leitura do mundo, como também um bom domínio da norma culta.
Está estruturada basicamente assim:
1. Ideia principal (introdução)
2. Desenvolvimento (argumentos e aspectos que o tema envolve)
3. Conclusão (síntese da posição assumida)
TEXTO EXPOSITIVO
Apresenta informações sobre determinados assuntos, expondo idéias, explicando e avaliando. Como o próprio nome indica, ocorre em textos que se limitam a apresentar uma determinada situação.
As exposições orais ou escritas entre professores e alunos numa sala de aula, os livros e as fontes de consulta, são exemplos maiores desta modalidade.
TEXTO INJUNTIVO
Este tipo de texto indica como realizar uma determinada ação. Ele normalmente pede, manda ou aconselha. Utiliza linguagem direta, objetiva e simples. Os verbos são, na sua maioria, empregados no modo imperativo.
Bons exemplos deste tipo de texto são as receitas de culinária, os manuais, receitas médicas, editais , etc.
GENEROS TEXTUAIS
Estão diretamente ligados às situações cotidianas de comunicação, fortalecendo os relacionamentos interpessoais por meio da troca de informações.
Tais
...