Historia
Artigos Científicos: Historia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: wanielly • 28/3/2015 • 269 Palavras (2 Páginas) • 327 Visualizações
O Renascimento foi um intenso movimento intelectual e cultural nos séculos XV e XVI. Esse movimento incluiu grande desenvolvimento artístico e literário e aparecimento de novas visões de política, ciência, moral e religião. Até a maneira de encarar o homem e o universo foi transformada com o aparecimento do humanismo.
O renascimento e o humanismo deram ao homem uma nova visão de mundo, que se chocava com a antiga visão medieval.
*Causas
Desde o século XIII, com a reabertura do Mediterrâneo, o comércio de várias cidades italianas com o oriente intensificou-se , possibilitando importantes transformações, como a formação de uma camada burguesa enriquecida. O comércio comandado pela burguesia promoveu um desenvolvimento urbano, e nesse sentido, foi responsável por um novo modelo de vida, com novas relações sociais. Dessa forma, a nova mentalidade da populaçao urbana representa esse espírito dessas mudanças e possibilita a Produção Renascentista.
*Características
As principais características do Renascimento eram:
*Antropocentrismo: Os renascentistas eram antropocêntricos, para eles o homem deveria estarno centro das atenções. Ou seja, o homem medieval era culturamente subordinado à igreja. O Homem renascentista já representava o burguês que vivia na cidade e tinha uma cultura desvinculada da igreja.
*Empirismo: Para os renascentistas a vardade era empírica, ou seja, fruto da experimentação e da observação, aliada ao uso da razão.
*O ideal de universalidade: para os renascentistas a pessoa podia conhecer tudo que lhe fosse apresentado. O ser humano ideal era aquele que conhecia todas as ciências e todas as artes.
*O hedonismo: representou o "culto ao prazer", ou seja, a idéia de que o homem pode produzir o belo, pode gerar uma obra apenas pelo prazer que isso possa lhe proporcionar.
...